A divulgação da sustentabilidade ambiental no poder judiciário brasileiro: um estudo de caso no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Instituição de defesa: |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental
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Departamento: |
Recife
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/735 |
Resumo: | Planos de comunicação são importantes ferramentas de gerenciamento para atingir objetivos e metas estabelecidas. A comunicação é condição básica e primordial para o sucesso de projetos, principalmente os de grande abrangência como é o caso da Agenda 2030 (ONU,2015). Com a institucionalização desta Agenda no Poder Judiciário em 2018, a difusão dos atos e ações relativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro de todos os órgãos vinculados a este Poder, torna-se fundamental para o cumprimento de metas institucionais, nacionais e globais relacionadas aos ODS. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar a divulgação da Agenda 2030 e da sustentabilidade ambiental como instrumento de sensibilização dos stakeholders do Poder Judiciário por meio da análise do cenário de sensibilização dos mesmos em relação a esses temas. Neste sentido, foi realizada a enquete eletrônica com servidores do Judiciário estadual (Recife), averiguação de postagens sobre a referida Agenda e seus objetivos em algumas redes sociais oficiais dos tribunais mais bem classificados no Índice de Desempenho de Sustentabilidade do Poder Judiciário (âmbito nacional), bem como a verificação de premissas de planejamento, gerenciamento e monitoramento da comunicação indicadas pelo Guia PMBOK (PMI,2017) para a elaboração de um plano piloto de comunicação para a difusão dos ODS no Poder Judiciário Brasileiro. Por meio dos resultados obtidos, foi identificado, entre outros, que no cenário local (Recife), mais de 70% dos respondentes não conhecem a Agenda 2030 nem os seus objetivos. A respeito da verificação de postagens nas redes sociais, pôde-se notar um baixo número de publicações por parte dos órgãos analisados, contribuindo para uma baixa difusão e conscientização entre os seus seguidores. Diante do cenário encontrado, foi elaborado como produto técnico desta dissertação, o referido plano piloto de comunicação com a finalidade de divulgar as informações sobre o tema de forma mais assertiva através do conhecimento do público-alvo, objetivos, canais, ações, mapa e métodos de avaliação das comunicações, a fim de difundir e conscientizar de maneira mais eficiente os vários usuários e serventuários deste Poder. O plano em questão também abre um caminho a ser trilhado e explorado em cenários futuros visto que o mesmo tem caráter dinâmico e colaborativo |
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Neste sentido, foi realizada a enquete eletrônica com servidores do Judiciário estadual (Recife), averiguação de postagens sobre a referida Agenda e seus objetivos em algumas redes sociais oficiais dos tribunais mais bem classificados no Índice de Desempenho de Sustentabilidade do Poder Judiciário (âmbito nacional), bem como a verificação de premissas de planejamento, gerenciamento e monitoramento da comunicação indicadas pelo Guia PMBOK (PMI,2017) para a elaboração de um plano piloto de comunicação para a difusão dos ODS no Poder Judiciário Brasileiro. Por meio dos resultados obtidos, foi identificado, entre outros, que no cenário local (Recife), mais de 70% dos respondentes não conhecem a Agenda 2030 nem os seus objetivos. A respeito da verificação de postagens nas redes sociais, pôde-se notar um baixo número de publicações por parte dos órgãos analisados, contribuindo para uma baixa difusão e conscientização entre os seus seguidores. Diante do cenário encontrado, foi elaborado como produto técnico desta dissertação, o referido plano piloto de comunicação com a finalidade de divulgar as informações sobre o tema de forma mais assertiva através do conhecimento do público-alvo, objetivos, canais, ações, mapa e métodos de avaliação das comunicações, a fim de difundir e conscientizar de maneira mais eficiente os vários usuários e serventuários deste Poder. O plano em questão também abre um caminho a ser trilhado e explorado em cenários futuros visto que o mesmo tem caráter dinâmico e colaborativoCommunication plans are important management tools for achieving objectives and goals. Communication is a basic and essential condition for the success of projects, especially those with a wide scope such as the 2030 Agenda (UN, 2015). With the institutionalization of this Agenda in the Judiciary in 2018, the dissemination of acts and actions related to the Sustainable Development Goals (SDGs), within all bodies linked to this Branch, becomes essential for the fulfillment of institutional, national, and global standards related to the SDGs. In this context, this study aimed to investigate the dissemination of the 2030 Agenda and environmental sustainability as a tool to raise awareness among stakeholders in the Judiciary by analyzing their awareness of these issues. In this sense, an electronic survey was carried out with servers of the State Judiciary (Recife), investigation of posts about the agenda and its objectives in some official social networks of the courts that were ranked highest in the Judiciary Power Sustainability Performance Index. , as well as the verification of planning, management, and communication monitoring assumptions indicated by the PMBOK Guide (PMI, 2017) for the preparation of a pilot communication plan for the dissemination of the SDG in the Brazilian Judiciary. Through the results obtained, it was identified, among others, that in the local scenario (Recife), more than 70% of respondents do not know a 2030 Agenda or its objectives. Regarding the verification of posts on social networks, it was possible to notice a low number of publications by the responsible bodies, contributing to a low diffusion and awareness among their followers. Given the scenario found, the aforementioned communication pilot plan was prepared as a technical product of this dissertation, with the dissemination of information on the topic more assertively thorough knowledge of the target audience, objectives, channels, actions, maps and evaluation methods of communications, to spread and raise awareness more efficiently among the various users and servants of this Power. The plan in question also opens a path to be followed and explored in future scenarios as it has a dynamic and collaborative character87p.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoPrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalIFPEBrasilRecifeAtribuição-NãoComercial 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAAgenda 2030ODSDiclosureAdministração PúblicaComunicação AmbientalA divulgação da sustentabilidade ambiental no poder judiciário brasileiro: um estudo de caso no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLyra, Marília Regina Costa Castrohttp://lattes.cnpq.br/8377604450079156Dutra, Maria Tereza DuarteAlbuquerque, José de Limahttp://lattes.cnpq.br/5031307070431372http://lattes.cnpq.br/9237596885624950http://lattes.cnpq.br/2261165824343658Souza, Vilma Alves demestradoporreponame:Repositório Institucional do IFPEinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)instacron:IFPEORIGINALA divulgação da sustentabilidade ambiental no poder judiciário brasileiro - um etudo no ambito do Tribunal de Justica de Pernambuco.pdfA divulgação da sustentabilidade ambiental no poder judiciário brasileiro - um etudo no ambito do Tribunal de Justica de Pernambuco.pdfapplication/pdf3427168https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/735/1/A%20divulga%c3%a7%c3%a3o%20da%20sustentabilidade%20ambiental%20no%20poder%20judici%c3%a1rio%20brasileiro%20-%20um%20etudo%20no%20ambito%20do%20Tribunal%20de%20Justica%20de%20Pernambuco.pdf3280bc416fb538205d99615db46e2fd6MD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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