Gestão educacional e a qualidade do aprendizado: Uma análise com dados do PISA 2006

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Trindade, Fabrício Henrique
Orientador(a): Menezes Filho, Naercio Aquino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/978
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estimar uma função de produção educacional para os alunos de 15 anos de idade avaliados pelo exame internacional PISA de 2006, através das notas obtidas pelos mesmos na prova de Ciências. A amostra selecionada é composta pelos alunos dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, México, Portugal e Uruguai. Os países foram escolhidos de forma a contemplar todos da América Latina, por maior semelhança de cultura e economia com o Brasil. Além deles, Espanha e Portugal, por serem os países colonizadores da América Latina. Os Estados Unidos entram na amostra devido ao extenso sistema educacional e sua população bastante heterogênea, mesmo caso brasileiro, e finalmente a Finlândia, por ter apresentado a melhor média dentre os 57 países avaliados pelo PISA. O foco desta dissertação consiste em determinar se a divulgação de resultados de um exame externo para avaliar alunos, autonomia da direção da escola para demitir professores, seleção admissional através de histórico escolar, presença de um conselho específico para guiar a carreira do estudante e número de computadores por tamanho da escola são significativos para aumentar o desempenho dos estudantes. Para compor a regressão são utilizados dados sobre histórico familiar, motivação e facilidade de aprendizado do estudante, além de outras características das escolas para minimizar o viés por variáveis omitidas. Os resultados indicam que um conselho dentro da escola para guiar a carreira do aluno, a razão de computadores pelo tamanho da instituição, a existência de um processo seletivo para admissão através de histórico escolar e a autonomia da escola para demitir professores, influenciam positivamente o desempenho do estudante.
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Os Estados Unidos entram na amostra devido ao extenso sistema educacional e sua população bastante heterogênea, mesmo caso brasileiro, e finalmente a Finlândia, por ter apresentado a melhor média dentre os 57 países avaliados pelo PISA. O foco desta dissertação consiste em determinar se a divulgação de resultados de um exame externo para avaliar alunos, autonomia da direção da escola para demitir professores, seleção admissional através de histórico escolar, presença de um conselho específico para guiar a carreira do estudante e número de computadores por tamanho da escola são significativos para aumentar o desempenho dos estudantes. Para compor a regressão são utilizados dados sobre histórico familiar, motivação e facilidade de aprendizado do estudante, além de outras características das escolas para minimizar o viés por variáveis omitidas. Os resultados indicam que um conselho dentro da escola para guiar a carreira do aluno, a razão de computadores pelo tamanho da instituição, a existência de um processo seletivo para admissão através de histórico escolar e a autonomia da escola para demitir professores, influenciam positivamente o desempenho do estudante.This thesis aims to elaborate a function of educational production for 15 aged students evaluated by PISA 2006, using their grades on Science test. The selected sample is composed by students from the following countries: Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Spain, USA, Finland, Mexico, Portugal and Uruguay. Some countries from Latin America were selected due to their similarities with Brazil, concerning economic and cultural aspects. Spain and Portugal were selected because they were the colonizers of Brazil. USA is part of the sample due to its huge educational system and its heterogeneous population, which is similar to Brazil. Finally, Finland was chosen because this was the country with the highest grade in PISA 2006. This thesis also intends to determinate what are the factors that influence positively and negatively in the education proccess. In order to access that, some variables were evaluated such as: outside exam to evaluate the students, autonomy of school in firing teachers, selection process using historical school of the students, presence of a council to advise and guide students, and the ratio between computers and number of students. In order to compose the regression some data about familiar background, motivation and the learning easiness of the individual, besides some other characteristics of the school, were used to minimize the bias due to omitted variables. The results indicate that the presence of a council to guide the students, the ratio between computers and students, the selection proccess to enter the school and the autonomy within the school to fire teachers have a positive influence on students grades.47 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessPISA 2006Função de produção de educaçãoHabilidades cognitivasPISA 2006Educational function productionCognitive skillsGestão educacional e a qualidade do aprendizado: Uma análise com dados do PISA 2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERORIGINALFabrício Henrique Trindade_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf258933https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/978/1/Fabr%c3%adcio%20Henrique%20Trindade_Trabalho.pdfcc679263d5bc29e8ffee4de5672cd69cMD51Fabrício Henrique Trindade_AutorizacaoAluno.pdfINDISPONÍVEL - 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