Estudo do comportamento eletroquímico de uma liga de ferro exposta às soluções aquosas contendo íons zinco e citrato como inibidores de corrosão e a adição destes íons no processo convencional de fosfatização.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Bruna Carolina Ferreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=83
Resumo: Neste trabalho estudou-se um processo alternativo para a fosfatização de ligas de ferro, explorando a possibilidade de efeito sinérgico entre íons Zn2+ e citrato adicionados à fosfatização, na proteção contra corrosão da liga de ferro. O íon citrato foi utilizado como um agente quelante. A investigação do efeito sinérgico e do comportamento eletroquímico da liga exposta a soluções aquosas contendo íons Zn2+ e citrato foi realizada utilizando-se técnicas de voltametria cíclica, voltametria empregando-se o eletrodo disco rotativo e a espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS). Os filmes formados por "dip coating" em solução contendo Zn2+ e fosfato e em solução contendo íons citrato, Zn2+ e fosfato são analisados por voltametria cíclica, espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS), microscopia eletrônica de varredura (SEM), energia dispersiva de raios X (EDS), microscopia de força atômica (AFM), ensaios de rugosidade e ganho de massa. Os dois filmes foram comparados entre si. Verifica-se neste trabalho que: a inibição da corrosão da liga de ferro em solução aquosa contendo íons Zn2+ e citrato depende não só da concentração de íons Zn2+, mas também da velocidade de varredura de potencial e da velocidade de rotação do eletrodo; os filmes formados por fosfatização e fosfatização com citrato sobre a liga de ferro oferecem praticamente a mesma proteção contra a corrosão, mas a textura dos filmes é diferente. A rugosidade medida para o filme de fosfato é de 1,46 mm e, para o filme de fosfato com citrato é de 3,14 mm.
id ITA_5cd03c56f46aada51ff9f3733f1b729e
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:83
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Estudo do comportamento eletroquímico de uma liga de ferro exposta às soluções aquosas contendo íons zinco e citrato como inibidores de corrosão e a adição destes íons no processo convencional de fosfatização.Ligas de ferroInibidores de corrosãoSoluções aquosasZincoÁcido cítricoFosfatos de cálcioVoltametriaEspectroscopiaImpedânciaMicroscopia eletrônicaEletroquímicaMorfologiaEnsaios de materiaisQuímicaFilmes finosMetalurgiaNeste trabalho estudou-se um processo alternativo para a fosfatização de ligas de ferro, explorando a possibilidade de efeito sinérgico entre íons Zn2+ e citrato adicionados à fosfatização, na proteção contra corrosão da liga de ferro. O íon citrato foi utilizado como um agente quelante. A investigação do efeito sinérgico e do comportamento eletroquímico da liga exposta a soluções aquosas contendo íons Zn2+ e citrato foi realizada utilizando-se técnicas de voltametria cíclica, voltametria empregando-se o eletrodo disco rotativo e a espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS). Os filmes formados por "dip coating" em solução contendo Zn2+ e fosfato e em solução contendo íons citrato, Zn2+ e fosfato são analisados por voltametria cíclica, espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS), microscopia eletrônica de varredura (SEM), energia dispersiva de raios X (EDS), microscopia de força atômica (AFM), ensaios de rugosidade e ganho de massa. Os dois filmes foram comparados entre si. Verifica-se neste trabalho que: a inibição da corrosão da liga de ferro em solução aquosa contendo íons Zn2+ e citrato depende não só da concentração de íons Zn2+, mas também da velocidade de varredura de potencial e da velocidade de rotação do eletrodo; os filmes formados por fosfatização e fosfatização com citrato sobre a liga de ferro oferecem praticamente a mesma proteção contra a corrosão, mas a textura dos filmes é diferente. A rugosidade medida para o filme de fosfato é de 1,46 mm e, para o filme de fosfato com citrato é de 3,14 mm. Instituto Tecnológico de AeronáuticaMaria Auxiliadora Silva de OliveiraBruna Carolina Ferreira2004-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=83reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:38Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:83http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:10.924Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do comportamento eletroquímico de uma liga de ferro exposta às soluções aquosas contendo íons zinco e citrato como inibidores de corrosão e a adição destes íons no processo convencional de fosfatização.
title Estudo do comportamento eletroquímico de uma liga de ferro exposta às soluções aquosas contendo íons zinco e citrato como inibidores de corrosão e a adição destes íons no processo convencional de fosfatização.
spellingShingle Estudo do comportamento eletroquímico de uma liga de ferro exposta às soluções aquosas contendo íons zinco e citrato como inibidores de corrosão e a adição destes íons no processo convencional de fosfatização.
Bruna Carolina Ferreira
Ligas de ferro
Inibidores de corrosão
Soluções aquosas
Zinco
Ácido cítrico
Fosfatos de cálcio
Voltametria
Espectroscopia
Impedância
Microscopia eletrônica
Eletroquímica
Morfologia
Ensaios de materiais
Química
Filmes finos
Metalurgia
title_short Estudo do comportamento eletroquímico de uma liga de ferro exposta às soluções aquosas contendo íons zinco e citrato como inibidores de corrosão e a adição destes íons no processo convencional de fosfatização.
title_full Estudo do comportamento eletroquímico de uma liga de ferro exposta às soluções aquosas contendo íons zinco e citrato como inibidores de corrosão e a adição destes íons no processo convencional de fosfatização.
title_fullStr Estudo do comportamento eletroquímico de uma liga de ferro exposta às soluções aquosas contendo íons zinco e citrato como inibidores de corrosão e a adição destes íons no processo convencional de fosfatização.
title_full_unstemmed Estudo do comportamento eletroquímico de uma liga de ferro exposta às soluções aquosas contendo íons zinco e citrato como inibidores de corrosão e a adição destes íons no processo convencional de fosfatização.
title_sort Estudo do comportamento eletroquímico de uma liga de ferro exposta às soluções aquosas contendo íons zinco e citrato como inibidores de corrosão e a adição destes íons no processo convencional de fosfatização.
author Bruna Carolina Ferreira
author_facet Bruna Carolina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Auxiliadora Silva de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruna Carolina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ligas de ferro
Inibidores de corrosão
Soluções aquosas
Zinco
Ácido cítrico
Fosfatos de cálcio
Voltametria
Espectroscopia
Impedância
Microscopia eletrônica
Eletroquímica
Morfologia
Ensaios de materiais
Química
Filmes finos
Metalurgia
topic Ligas de ferro
Inibidores de corrosão
Soluções aquosas
Zinco
Ácido cítrico
Fosfatos de cálcio
Voltametria
Espectroscopia
Impedância
Microscopia eletrônica
Eletroquímica
Morfologia
Ensaios de materiais
Química
Filmes finos
Metalurgia
dc.description.none.fl_txt_mv Neste trabalho estudou-se um processo alternativo para a fosfatização de ligas de ferro, explorando a possibilidade de efeito sinérgico entre íons Zn2+ e citrato adicionados à fosfatização, na proteção contra corrosão da liga de ferro. O íon citrato foi utilizado como um agente quelante. A investigação do efeito sinérgico e do comportamento eletroquímico da liga exposta a soluções aquosas contendo íons Zn2+ e citrato foi realizada utilizando-se técnicas de voltametria cíclica, voltametria empregando-se o eletrodo disco rotativo e a espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS). Os filmes formados por "dip coating" em solução contendo Zn2+ e fosfato e em solução contendo íons citrato, Zn2+ e fosfato são analisados por voltametria cíclica, espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS), microscopia eletrônica de varredura (SEM), energia dispersiva de raios X (EDS), microscopia de força atômica (AFM), ensaios de rugosidade e ganho de massa. Os dois filmes foram comparados entre si. Verifica-se neste trabalho que: a inibição da corrosão da liga de ferro em solução aquosa contendo íons Zn2+ e citrato depende não só da concentração de íons Zn2+, mas também da velocidade de varredura de potencial e da velocidade de rotação do eletrodo; os filmes formados por fosfatização e fosfatização com citrato sobre a liga de ferro oferecem praticamente a mesma proteção contra a corrosão, mas a textura dos filmes é diferente. A rugosidade medida para o filme de fosfato é de 1,46 mm e, para o filme de fosfato com citrato é de 3,14 mm.
description Neste trabalho estudou-se um processo alternativo para a fosfatização de ligas de ferro, explorando a possibilidade de efeito sinérgico entre íons Zn2+ e citrato adicionados à fosfatização, na proteção contra corrosão da liga de ferro. O íon citrato foi utilizado como um agente quelante. A investigação do efeito sinérgico e do comportamento eletroquímico da liga exposta a soluções aquosas contendo íons Zn2+ e citrato foi realizada utilizando-se técnicas de voltametria cíclica, voltametria empregando-se o eletrodo disco rotativo e a espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS). Os filmes formados por "dip coating" em solução contendo Zn2+ e fosfato e em solução contendo íons citrato, Zn2+ e fosfato são analisados por voltametria cíclica, espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS), microscopia eletrônica de varredura (SEM), energia dispersiva de raios X (EDS), microscopia de força atômica (AFM), ensaios de rugosidade e ganho de massa. Os dois filmes foram comparados entre si. Verifica-se neste trabalho que: a inibição da corrosão da liga de ferro em solução aquosa contendo íons Zn2+ e citrato depende não só da concentração de íons Zn2+, mas também da velocidade de varredura de potencial e da velocidade de rotação do eletrodo; os filmes formados por fosfatização e fosfatização com citrato sobre a liga de ferro oferecem praticamente a mesma proteção contra a corrosão, mas a textura dos filmes é diferente. A rugosidade medida para o filme de fosfato é de 1,46 mm e, para o filme de fosfato com citrato é de 3,14 mm.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=83
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Ligas de ferro
Inibidores de corrosão
Soluções aquosas
Zinco
Ácido cítrico
Fosfatos de cálcio
Voltametria
Espectroscopia
Impedância
Microscopia eletrônica
Eletroquímica
Morfologia
Ensaios de materiais
Química
Filmes finos
Metalurgia
_version_ 1706804984902844416