Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Adival Aparecido Magri Junior
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2716
Resumo: Nas últimas décadas, os aeroportos passaram a não ser mais simples terminais para a troca de modos de transporte. Novas funções foram inseridas, recebendo múltiplos serviços e tornando-se verdadeiros centros de compra, possibilitando o acesso de novos usuários aos serviços oferecidos. No Brasil, o transporte aéreo e os aeroportos estão em processo de transição com a modernização dos aeroportos e a entrada no mercado de companhias aéreas com diferentes planos de trabalho e níveis de serviço. Atualmente os aeroportos estão tratando com clientes que demandam diferentes instalações e serviços. Todo esse quadro está gerando discussões sobre a qualidade e o nível de serviço oferecido. Esta dissertação identifica os principais indicadores de qualidade dos terminais de passageiros sob a ótica do usuário do transporte aéreo; avalia alguns dos principais terminais de passageiros de aeroportos brasileiros pelos indicadores identificados anteriormente e desenvolve uma metodologia de avaliação da qualidade em terminais aeroportuários, baseada na percepção dos passageiros. Com isso, projetistas e operadores de aeroportos, que pretendam criá-los ou ampliá-los, passam a dispor de uma metodologia para se identificar às características ou os aspectos que mais contribuem para a percepção de qualidade de serviços dos aeroportos pelos seus usuários, possibilitando aos profissionais empreenderem soluções que contribuam para uma percepção maior de qualidade, possibilitando afinal a maior satisfação dos clientes (passageiros) dentro do terminal aeroportuário.
id ITA_d0e6acd43e4c1b3c784e3ddb574758e4
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2716
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos.AeroportosTerminais de passageirosQualidadeTransportesNas últimas décadas, os aeroportos passaram a não ser mais simples terminais para a troca de modos de transporte. Novas funções foram inseridas, recebendo múltiplos serviços e tornando-se verdadeiros centros de compra, possibilitando o acesso de novos usuários aos serviços oferecidos. No Brasil, o transporte aéreo e os aeroportos estão em processo de transição com a modernização dos aeroportos e a entrada no mercado de companhias aéreas com diferentes planos de trabalho e níveis de serviço. Atualmente os aeroportos estão tratando com clientes que demandam diferentes instalações e serviços. Todo esse quadro está gerando discussões sobre a qualidade e o nível de serviço oferecido. Esta dissertação identifica os principais indicadores de qualidade dos terminais de passageiros sob a ótica do usuário do transporte aéreo; avalia alguns dos principais terminais de passageiros de aeroportos brasileiros pelos indicadores identificados anteriormente e desenvolve uma metodologia de avaliação da qualidade em terminais aeroportuários, baseada na percepção dos passageiros. Com isso, projetistas e operadores de aeroportos, que pretendam criá-los ou ampliá-los, passam a dispor de uma metodologia para se identificar às características ou os aspectos que mais contribuem para a percepção de qualidade de serviços dos aeroportos pelos seus usuários, possibilitando aos profissionais empreenderem soluções que contribuam para uma percepção maior de qualidade, possibilitando afinal a maior satisfação dos clientes (passageiros) dentro do terminal aeroportuário. Instituto Tecnológico de AeronáuticaCláudio Jorge Pinto AlvesAdival Aparecido Magri Junior2003-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2716reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:56Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2716http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:39:51.04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos.
title Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos.
spellingShingle Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos.
Adival Aparecido Magri Junior
Aeroportos
Terminais de passageiros
Qualidade
Transportes
title_short Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos.
title_full Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos.
title_fullStr Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos.
title_full_unstemmed Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos.
title_sort Indicadores de qualidade de terminais de passageiros de aeroportos.
author Adival Aparecido Magri Junior
author_facet Adival Aparecido Magri Junior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cláudio Jorge Pinto Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Adival Aparecido Magri Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroportos
Terminais de passageiros
Qualidade
Transportes
topic Aeroportos
Terminais de passageiros
Qualidade
Transportes
dc.description.none.fl_txt_mv Nas últimas décadas, os aeroportos passaram a não ser mais simples terminais para a troca de modos de transporte. Novas funções foram inseridas, recebendo múltiplos serviços e tornando-se verdadeiros centros de compra, possibilitando o acesso de novos usuários aos serviços oferecidos. No Brasil, o transporte aéreo e os aeroportos estão em processo de transição com a modernização dos aeroportos e a entrada no mercado de companhias aéreas com diferentes planos de trabalho e níveis de serviço. Atualmente os aeroportos estão tratando com clientes que demandam diferentes instalações e serviços. Todo esse quadro está gerando discussões sobre a qualidade e o nível de serviço oferecido. Esta dissertação identifica os principais indicadores de qualidade dos terminais de passageiros sob a ótica do usuário do transporte aéreo; avalia alguns dos principais terminais de passageiros de aeroportos brasileiros pelos indicadores identificados anteriormente e desenvolve uma metodologia de avaliação da qualidade em terminais aeroportuários, baseada na percepção dos passageiros. Com isso, projetistas e operadores de aeroportos, que pretendam criá-los ou ampliá-los, passam a dispor de uma metodologia para se identificar às características ou os aspectos que mais contribuem para a percepção de qualidade de serviços dos aeroportos pelos seus usuários, possibilitando aos profissionais empreenderem soluções que contribuam para uma percepção maior de qualidade, possibilitando afinal a maior satisfação dos clientes (passageiros) dentro do terminal aeroportuário.
description Nas últimas décadas, os aeroportos passaram a não ser mais simples terminais para a troca de modos de transporte. Novas funções foram inseridas, recebendo múltiplos serviços e tornando-se verdadeiros centros de compra, possibilitando o acesso de novos usuários aos serviços oferecidos. No Brasil, o transporte aéreo e os aeroportos estão em processo de transição com a modernização dos aeroportos e a entrada no mercado de companhias aéreas com diferentes planos de trabalho e níveis de serviço. Atualmente os aeroportos estão tratando com clientes que demandam diferentes instalações e serviços. Todo esse quadro está gerando discussões sobre a qualidade e o nível de serviço oferecido. Esta dissertação identifica os principais indicadores de qualidade dos terminais de passageiros sob a ótica do usuário do transporte aéreo; avalia alguns dos principais terminais de passageiros de aeroportos brasileiros pelos indicadores identificados anteriormente e desenvolve uma metodologia de avaliação da qualidade em terminais aeroportuários, baseada na percepção dos passageiros. Com isso, projetistas e operadores de aeroportos, que pretendam criá-los ou ampliá-los, passam a dispor de uma metodologia para se identificar às características ou os aspectos que mais contribuem para a percepção de qualidade de serviços dos aeroportos pelos seus usuários, possibilitando aos profissionais empreenderem soluções que contribuam para uma percepção maior de qualidade, possibilitando afinal a maior satisfação dos clientes (passageiros) dentro do terminal aeroportuário.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2716
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Aeroportos
Terminais de passageiros
Qualidade
Transportes
_version_ 1706805002975051776