Golfo da Guiné: Uma Abordagem Multiplex

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Figueiredo, Moreno de Queiroz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Guerra Naval (EGN)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847388
Resumo: Esta dissertação discorreu sobre o Golfo da Guiné, propondo uma abordagem holística que espera contribuir para formulação de políticas e estratégias marítimas para a região, expondo a complexidade da dinâmica internacional contemporânea. O declínio da nova ordem mundial, com a crescente perda de hegemonia dos Estados Unidos da América, tem impulsionado outros atores a se colocarem no cenário internacional como possíveis polos de poder. Simultaneamente, atores não-estatais também têm aumentado sua influência, sejam eles fundações, grandes investidores, movimentos sociais transnacionais, grupos terroristas e organizações criminosas. Essa nova dinâmica mundial é definida por Amitav Acharya como multipolaridade complexa, ou ‘multiplex’. Nessa proposta, a ordem mundial em consolidação seria como um entrelaçado de atores, estatais e não-estatais, que se relacionam de forma interconectada e interdependente. A questão central a ser analisada neste estudo é: como a abordagem de Amitav Acharya pode contribuir para entender a dinâmica regional e as relações externas do Golfo da Guiné? Por meio de uma pesquisa sobre os atores e a dinâmica daquela região africana, espera-se melhor compreender as forças em disputa e seus interesses, e a partir deles, traçar algumas considerações sobre Brasil. A metodologia empregada será a exploratória e indutiva, fundamentada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O estudo se concentrará no Golfo da Guiné por entender que é uma das regiões mais importantes do entorno estratégico brasileiro.
id MB_081195e283ed09012ab7e8ef8191cc74
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/847388
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Golfo da Guiné: Uma Abordagem MultiplexGolfo da GuinéMultiplexZOPACASGeopolíticaEsta dissertação discorreu sobre o Golfo da Guiné, propondo uma abordagem holística que espera contribuir para formulação de políticas e estratégias marítimas para a região, expondo a complexidade da dinâmica internacional contemporânea. O declínio da nova ordem mundial, com a crescente perda de hegemonia dos Estados Unidos da América, tem impulsionado outros atores a se colocarem no cenário internacional como possíveis polos de poder. Simultaneamente, atores não-estatais também têm aumentado sua influência, sejam eles fundações, grandes investidores, movimentos sociais transnacionais, grupos terroristas e organizações criminosas. Essa nova dinâmica mundial é definida por Amitav Acharya como multipolaridade complexa, ou ‘multiplex’. Nessa proposta, a ordem mundial em consolidação seria como um entrelaçado de atores, estatais e não-estatais, que se relacionam de forma interconectada e interdependente. A questão central a ser analisada neste estudo é: como a abordagem de Amitav Acharya pode contribuir para entender a dinâmica regional e as relações externas do Golfo da Guiné? Por meio de uma pesquisa sobre os atores e a dinâmica daquela região africana, espera-se melhor compreender as forças em disputa e seus interesses, e a partir deles, traçar algumas considerações sobre Brasil. A metodologia empregada será a exploratória e indutiva, fundamentada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O estudo se concentrará no Golfo da Guiné por entender que é uma das regiões mais importantes do entorno estratégico brasileiro.Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Estudos Marítimos.Escola de Guerra Naval (EGN)Almeida, Francisco E. Alves deFigueiredo, Moreno de Queiroz2025-01-27T17:33:14Z2025-01-27T17:33:14Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847388info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MB2025-01-27T17:34:57Zoai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/847388Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2025-01-27T17:34:57Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.none.fl_str_mv Golfo da Guiné: Uma Abordagem Multiplex
title Golfo da Guiné: Uma Abordagem Multiplex
spellingShingle Golfo da Guiné: Uma Abordagem Multiplex
Figueiredo, Moreno de Queiroz
Golfo da Guiné
Multiplex
ZOPACAS
Geopolítica
title_short Golfo da Guiné: Uma Abordagem Multiplex
title_full Golfo da Guiné: Uma Abordagem Multiplex
title_fullStr Golfo da Guiné: Uma Abordagem Multiplex
title_full_unstemmed Golfo da Guiné: Uma Abordagem Multiplex
title_sort Golfo da Guiné: Uma Abordagem Multiplex
author Figueiredo, Moreno de Queiroz
author_facet Figueiredo, Moreno de Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Francisco E. Alves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Moreno de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Golfo da Guiné
Multiplex
ZOPACAS
Geopolítica
topic Golfo da Guiné
Multiplex
ZOPACAS
Geopolítica
description Esta dissertação discorreu sobre o Golfo da Guiné, propondo uma abordagem holística que espera contribuir para formulação de políticas e estratégias marítimas para a região, expondo a complexidade da dinâmica internacional contemporânea. O declínio da nova ordem mundial, com a crescente perda de hegemonia dos Estados Unidos da América, tem impulsionado outros atores a se colocarem no cenário internacional como possíveis polos de poder. Simultaneamente, atores não-estatais também têm aumentado sua influência, sejam eles fundações, grandes investidores, movimentos sociais transnacionais, grupos terroristas e organizações criminosas. Essa nova dinâmica mundial é definida por Amitav Acharya como multipolaridade complexa, ou ‘multiplex’. Nessa proposta, a ordem mundial em consolidação seria como um entrelaçado de atores, estatais e não-estatais, que se relacionam de forma interconectada e interdependente. A questão central a ser analisada neste estudo é: como a abordagem de Amitav Acharya pode contribuir para entender a dinâmica regional e as relações externas do Golfo da Guiné? Por meio de uma pesquisa sobre os atores e a dinâmica daquela região africana, espera-se melhor compreender as forças em disputa e seus interesses, e a partir deles, traçar algumas considerações sobre Brasil. A metodologia empregada será a exploratória e indutiva, fundamentada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O estudo se concentrará no Golfo da Guiné por entender que é uma das regiões mais importantes do entorno estratégico brasileiro.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2025-01-27T17:33:14Z
2025-01-27T17:33:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847388
url https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1855762807273816064