Religiosidade digital protestante como entre-pertença

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Simas, Marcos Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2129
Resumo: Haveria nos adeptos da religiosidade digital protestante brasileira um sentimento de pertença diferenciado? Esta pesquisa investiga um novo tipo de sentimento de pertença decorrente da influência das mídias sociais digitais como um novo elemento a ser compreendido na religiosidade cristã protestante. Nossa hipótese foi a possibilidade de estar havendo alguma alteração no sentimento de pertencimento dos partícipes da religiosidade digital na igreja protestante brasileira. Tal fenômeno seria uma consequência da alteração de comportamentos em tempos de sociedade em rede, com sua memória religiosa autorizada fragmentada, cujos símbolos vem sofrendo ressignificações, criando um ambiente propício para mudanças e novos experimentos religiosos, produzindo indivíduos que provocam rupturas, sem necessariamente perder os vínculos com os elementos fundamentais da religião. Nosso objetivo é compreender o fenômeno dos adeptos do protestantismo cristão no ambiente digital e sua forma diferenciada de vivenciar suas experiências religiosas em um espaço fluído, ambivalente, diverso, intersticial e fronteiriço, e propor um novo conceito de pertencimento que contemple este fenômeno. Para isso, trabalhamos quatro capítulos de forma progressiva e interdependente, dando ao texto coerência para que nossa hipótese fosse respondida. No primeiro capítulo fizemos um levantamento bibliográfico-histórico das pesquisas acadêmicas sobre o tema Religião e Internet para situar o leitor acerca do estado atual desse campo de estudos. No segundo capítulo, abordamos as novas identidades e novas pertenças decorrentes da modernidade, de acordo com Giddens (2002, 2018), Elias (1998), Santos (2013), Beck (2018) e Bauman (2016, 2018), destacamos a importância dos símbolos para a religião, e a fragmentação da memória religiosa autorizada (Hervieu-Léger, 2000). No terceiro capítulo utilizamos conceitos de “tempo intemporal”, “espaço de fluxos” e “virtualidade real” oriundos da sociedade em rede (Castells, 2000a), enfatizando rupturas e ressignificações de uma religiosidade digital mais simbólica (Asad, 1993), diferenciada em relação às sociedades arcaicas de Eliade (1991, 2010, 2016). Por fim, no capítulo quatro, apresentamos elementos da identidade do ser humano moderno a partir de Hall (2015), a “bricolagem” religiosa atual (Hervieu-Léger, 2015), e as teorias pós-coloniais de Mignolo (2000), Santiago (2013) e Bhabha (2013), e retornamos ao referencial teórico de Castells (2000a, 2000b, 2010) do capítulo três, mostrando que há convergências históricas com os questionamentos propostos pelos partícipes da religiosidade protestante digital, em seu momento intervalar e híbrido de vivência e de experiência religiosa alternativa. Utilizamos como estudo de caso a comunidade Descrentes.com.br para identificar nessa comunidade digital o que seria essa nova forma de pertença. Concluindo, tendo como base o conceito de entre-lugar (Santiago, 2013) identificarmos uma identidade alternativa em construção e uma pertença religiosa diferenciada, a entre-pertença, que ainda não estaria devidamente identificada, devido à sua característica fluída, inovadora e alternativa ao sistema religioso estabelecido.
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Tal fenômeno seria uma consequência da alteração de comportamentos em tempos de sociedade em rede, com sua memória religiosa autorizada fragmentada, cujos símbolos vem sofrendo ressignificações, criando um ambiente propício para mudanças e novos experimentos religiosos, produzindo indivíduos que provocam rupturas, sem necessariamente perder os vínculos com os elementos fundamentais da religião. Nosso objetivo é compreender o fenômeno dos adeptos do protestantismo cristão no ambiente digital e sua forma diferenciada de vivenciar suas experiências religiosas em um espaço fluído, ambivalente, diverso, intersticial e fronteiriço, e propor um novo conceito de pertencimento que contemple este fenômeno. Para isso, trabalhamos quatro capítulos de forma progressiva e interdependente, dando ao texto coerência para que nossa hipótese fosse respondida. No primeiro capítulo fizemos um levantamento bibliográfico-histórico das pesquisas acadêmicas sobre o tema Religião e Internet para situar o leitor acerca do estado atual desse campo de estudos. No segundo capítulo, abordamos as novas identidades e novas pertenças decorrentes da modernidade, de acordo com Giddens (2002, 2018), Elias (1998), Santos (2013), Beck (2018) e Bauman (2016, 2018), destacamos a importância dos símbolos para a religião, e a fragmentação da memória religiosa autorizada (Hervieu-Léger, 2000). No terceiro capítulo utilizamos conceitos de “tempo intemporal”, “espaço de fluxos” e “virtualidade real” oriundos da sociedade em rede (Castells, 2000a), enfatizando rupturas e ressignificações de uma religiosidade digital mais simbólica (Asad, 1993), diferenciada em relação às sociedades arcaicas de Eliade (1991, 2010, 2016). Por fim, no capítulo quatro, apresentamos elementos da identidade do ser humano moderno a partir de Hall (2015), a “bricolagem” religiosa atual (Hervieu-Léger, 2015), e as teorias pós-coloniais de Mignolo (2000), Santiago (2013) e Bhabha (2013), e retornamos ao referencial teórico de Castells (2000a, 2000b, 2010) do capítulo três, mostrando que há convergências históricas com os questionamentos propostos pelos partícipes da religiosidade protestante digital, em seu momento intervalar e híbrido de vivência e de experiência religiosa alternativa. Utilizamos como estudo de caso a comunidade Descrentes.com.br para identificar nessa comunidade digital o que seria essa nova forma de pertença. Concluindo, tendo como base o conceito de entre-lugar (Santiago, 2013) identificarmos uma identidade alternativa em construção e uma pertença religiosa diferenciada, a entre-pertença, que ainda não estaria devidamente identificada, devido à sua característica fluída, inovadora e alternativa ao sistema religioso estabelecido.Would there be a differentiated feeling of belonging among the followers of the Brazilian Protestant digital religiosity? This research investigates a new type of feeling of belonging due to the influence of digital social media as a new element to be understood in Protestant Christian religiosity. Our hypothesis was the possibility that there was some change in the feeling of belonging of the participants of digital religiosity in the Brazilian Protestant church. Such a phenomenon would be a consequence of the change in behavior in times of network society, with its fragmented authorized religious memory, whose symbols have undergone resignifications, creating an environment conducive to changes and new religious experiments, producing individuals who cause ruptures, without necessarily losing their links with the fundamental elements of religion. Our goal is to understand the phenomenon of adherents of Christian Protestantism in the digital environment and their differentiated way of experiencing their religious experiences in a fluid, ambivalent, diverse, interstitial and border space, and to propose a new concept of belonging that contemplates this phenomenon. For that, we worked four chapters in a progressive and interdependent way, giving the text coherence so that our hypothesis could be answered. In the first chapter, we carried out a bibliographic-historical survey of academic research on the topic of Religion and the Internet to situate the reader about the current state of this field of studies. In the second chapter, we address the new identities and new belongings arising from modernity, according to Giddens (2002, 2018), Elias (1998), Santos (2013), Beck (2018) and Bauman (2016, 2018), we highlight the importance symbols for religion, and the fragmentation of authorized religious memory (Hervieu-Léger, 2000). In the third chapter we use concepts of “timeless time”, “space of flows” and “real virtuality” coming from the network society (Castells, 2000a), emphasizing ruptures and resignifications of a more symbolic digital religiosity (Asad, 1993), differentiated in relation to the archaic societies of Eliade (1991, 2010, 2016). Finally, in chapter four, we present elements of the modern human been identity from Hall (2015), the current religious “bricolage” (Hervieu-Léger, 2015), and the post-colonial theories of Mignolo (2000), Santiago ( 2013) and Bhabha (2013), and we return to the theoretical framework of Castells (2000a, 2000b, 2010) of chapter three, showing that there are historical convergences with the questions proposed by the participants of the digital Protestant religiosity, in their interval and hybrid moment of living and alternative religious experience. We used as a case study the Descrentes.com.br community to identify in this digital community what this new form of belonging would be. In conclusion, based on the concept of in-between (Santiago, 2013) we identify an alternative identity under construction and a differentiated religious belonging, the between-belonging, which would not yet be properly identified, due to its fluid, innovative and alternative characteristic to the religious established system.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoJung, Mo SungSandra, Duarte de SouzaLauri, Emílio WirthBitun, RicardoRibeiro, Claudio de OliveiraSimas, Marcos Rodrigues2021-11-10T16:07:05Z2021-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSimas, Marcos Rodrigues. Religiosidade digital protestante como entre-pertença. 2021. 193f. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-11-10T16:12:51Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2129Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-11-10T16:12:51Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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