POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS:O CASO DA REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Silveira, Moisés Lemes da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/638
Resumo: O objetivo desta tese foi, primeiramente, identificar as tendências nos processos de Comunicação Institucional e nos modelos de gestão organizacional existentes nas Instituições Metodistas de Ensino Superior localizadas no Brasil, buscando averiguar similaridades e diferenças entre os processos de comunicação decorrentes da implantação da nova estrutura adotada para a gestão da Rede Metodista de Educação e da sua Central de Serviços Compartilhados. Em seguida, propôs-se um modelo de políticas e de diretrizes de comunicação, reunindo as principais atividades relacionadas aos processos de Comunicação Empresarial que foram identificados no decorrer da elaboração desta tese. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa qualitativa, pelo fato de ser o método de investigação que melhor se adaptou ao problema proposto. Para definir o tipo de estudo, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa exploratória por intermédio de entrevistas feitas com seis executivos da referida Rede, além de cinco gestores que respondem pelas áreas de comunicação e marketing, utilizando-se, para tanto, de questionários contendo perguntas estruturadas e não estruturadas. A partir dos resultados obtidos nas pesquisas, foram analisadas as atividades desenvolvidas pelos departamentos de Recursos Humanos, Tecnologia e Informação e Comunicação e Marketing, para identificar a contribuição de cada um deles na consolidação dos processos de Comunicação Institucional. Concluiu-se que o modelo de diretrizes e políticas de comunicação proposto neste trabalho poderá permitir que tanto a Rede Metodista de Educação como outras instituições de ensino superior balizem suas ações em procedimentos e critérios objetivos, considerados fundamentais para a gestão empresarial.
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spelling POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS:O CASO DA REDE METODISTA DE EDUCAÇÃOComunicação Empresarial. Tecnologia e Informação. Recursos Humanos. Central de Serviços Compartilhados. EducaçãoBusiness Communication. Information and Technology. Human Resources. Shared Services Center. EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANASO objetivo desta tese foi, primeiramente, identificar as tendências nos processos de Comunicação Institucional e nos modelos de gestão organizacional existentes nas Instituições Metodistas de Ensino Superior localizadas no Brasil, buscando averiguar similaridades e diferenças entre os processos de comunicação decorrentes da implantação da nova estrutura adotada para a gestão da Rede Metodista de Educação e da sua Central de Serviços Compartilhados. Em seguida, propôs-se um modelo de políticas e de diretrizes de comunicação, reunindo as principais atividades relacionadas aos processos de Comunicação Empresarial que foram identificados no decorrer da elaboração desta tese. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa qualitativa, pelo fato de ser o método de investigação que melhor se adaptou ao problema proposto. Para definir o tipo de estudo, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa exploratória por intermédio de entrevistas feitas com seis executivos da referida Rede, além de cinco gestores que respondem pelas áreas de comunicação e marketing, utilizando-se, para tanto, de questionários contendo perguntas estruturadas e não estruturadas. A partir dos resultados obtidos nas pesquisas, foram analisadas as atividades desenvolvidas pelos departamentos de Recursos Humanos, Tecnologia e Informação e Comunicação e Marketing, para identificar a contribuição de cada um deles na consolidação dos processos de Comunicação Institucional. Concluiu-se que o modelo de diretrizes e políticas de comunicação proposto neste trabalho poderá permitir que tanto a Rede Metodista de Educação como outras instituições de ensino superior balizem suas ações em procedimentos e critérios objetivos, considerados fundamentais para a gestão empresarial.The aim of this thesis was to first identify trends in communication processes and in organizational management institutional models existing in Methodist higher education institutions located in Brazil, seeking to find similarities and differences between communication processes arising from the implementation of the new structure adopted for the network management of the Methodist Education and its Shared Services Center. Then a Policy and Communication Guidelines model was proposed, bringing together the main activities related to the business communication processes that were identified during the preparation of this thesis. The methodology used was qualitative research, because it was the research method that best adapted to the proposed problem. To set the type of study, first there was an exploratory research through interviews with six managers of the referred network, and five managers who respond for the communication and marketing areas, using to this end, questionnaires containing both structured and unstructured questions. From the results obtained in the research, Human Resources, Information and Technology and Communication and Marketing department s activities were analyzed, to identify the contribution of each in the institutional communication processes consolidation. It was concluded that the model of policies and communication guidelines proposed in this paper, may allow both the Methodist Education Network and other higher education institutions to set the boundaries of their actions in objective procedures and criteria considered essential for enterprise management.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOBueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Barros, Laan Mendes deCPF:25656556522Garcia, Paulo RobertoCPF:26262626262http://lattes.cnpq.br/0614278349063629Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes dosCPF:51112312323http://lattes.cnpq.br/8447239091986129Corrêa, Dalila AlvesCPF:34564857468Silveira, Moisés Lemes da2016-08-03T12:29:37Z2012-08-282012-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVEIRA, Moisés Lemes da. POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS:O CASO DA REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO. 2012. 299 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:04:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/638Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:04:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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