Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Hornink, Gabriel Gerber
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614055
Resumo: Orientador: Maurício Compiani
id UNICAMP-30_41ba16d7dbee2dba8c66b3ac5a363156
oai_identifier_str oai::782886
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínuaOnline mapping : ways of computing at school with teachers who produce knowledge in trainingProfessores - FormaçãoAmbientes virtuais compartilhadosComunicação na tecnologiaTecnologia da informaçãoTeacher trainingShared virtual environmentsCommunication in technologyInformation technologyOrientador: Maurício CompianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Os avanços no desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interações sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediação da comunicação (sítios, blogs, wikis, webconferência etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formação continuada de professores, seja no aspecto da formação ou na gestão dos trabalhos. Com essa perspectiva, utilizaram-se ferramentas computacionais online durante o projeto Ribeirão Anhumas na Escola, realizado em parceria entre Institutos de ensino, pesquisa e escolas públicas no município de Campinas-SP, com apoio da Fapesp e Petrobras, iniciado em fevereiro de 2007. Esse projeto teve como eixo integrador os problemas ambientais de Campinas-SP e a construção de conhecimentos escolares. Dentre as TCIs, destacou-se o uso do ambiente virtual TelEduc, por meio do qual ocorreram trocas de mensagens via correio, discussões em fórum, além da documentação de todo o projeto, organizada por meio das ferramentas do ambiente: atividades, materiais de apoio e portfólios individuais e de grupo. Nesse trabalho buscou-se cartografar os caminhos de uso dessas TICs, visando compreender como potencializaram a construção de conhecimentos escolares e o trabalho colaborativo, apresentando uma visão geral do uso do ambiente virtual. Fez-se a análise detalhadas do uso das TICs a partir de um recorte de uma das atividades construídas por um dos grupos de professores. Para análise da atividade escolhida, optou-se pela ação mediada como eixo norteador e desenvolveu-se uma proposta de organização das mensagens do fórum, com conexões para outras interações mediadas (correio e encontros presenciais), objetivando o desenvolvimento de uma representação gráfica que possibilita a análise integrada da ação mediada, com foco na visão micro e buscando algumas relações com a macro. A partir das observações e análises das atividades desenvolvidas, apresentam-se algumas reflexões e possibilidades de outras formas de utilização das TICs que potencializem o uso das ferramentas computacionais em projetos, como o apresentado nesse trabalho. Sobre o uso do TelEduc, o trabalho indicou contribuições significativas para a construção dos saberes escolares, assim como indícios das TICs mediando a ação dos grupos e potencializando o trabalho colaborativoAbstract: Advances in information and communication technology (ICT) continually bring new possibilities for online social interaction, including a wide variety of tools to mediate communication (websites, blogs, wikis, webconferencing). These tools enable the increasing growth of online communities, as well as applications for the communities development. In this context, it develops virtual environments for online teaching and learning, and collaborative work, which are tools that, among other possibilities, can leverage continued education programs for teachers, whether in the formation or management of the work. With this perspective, online computational tools were used for the project "Ribeirão Anhumas in the School". This project held in partnership along with educational institutes, research institute and public schools from Campinas-SP , with financial support of FAPESP and Petrobras (since February 2007). This project works the environmental problems from the city of Campinas-SP as integrator axis and the construction of school knowledge. Among the ICT, show up the use of virtual environment TelEduc, through which there were messages by mail, discussion forum, besides the documentation of the entire project, organized by the tools of TelEduc: activities; support materials; individual and group portfolios. In this study a mapping was made the way of ICT use, to comprehend how to leverage the construction of school knowledge and collaborative works, presenting an overview of the virtual environment use. For detailed analysis of the use of ICT, a cut in the activities was made by a group of teachers. To analyze the chosen activity, was adopted the mediated action as a guiding and an organization purpose for forum's messages was developed, with connections to others mediated interactions (mailing and face meetings), focusing on the micro view and seeking some relations with the macro. The objective of this purpose is to develop a graph which allows the integrated analysis of mediated action. By this observations and analyzes of the activities, some reflections and other possibilities to use ICT is shown, that allows to increase the computational tools in project, like in this study. About the TelEduc use, the study indicated significant contributions to the construction of school knowledge, as well as ICT to develop action of groups and collaborative workDoutoradoDoutor em Ciências[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Santos, Marcelo GiordanGalembeck, EduardoSilva, Henrique César daHernandes, Paulo RomualdoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHornink, Gabriel Gerber2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf296 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614055HORNINK, Gabriel Gerber. Cartografando online: caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua. 2010. 296 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614055. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/782886porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:07:57Zoai::782886Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:07:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua
Online mapping : ways of computing at school with teachers who produce knowledge in training
title Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua
spellingShingle Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua
Hornink, Gabriel Gerber
Professores - Formação
Ambientes virtuais compartilhados
Comunicação na tecnologia
Tecnologia da informação
Teacher training
Shared virtual environments
Communication in technology
Information technology
title_short Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua
title_full Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua
title_fullStr Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua
title_full_unstemmed Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua
title_sort Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua
author Hornink, Gabriel Gerber
author_facet Hornink, Gabriel Gerber
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Santos, Marcelo Giordan
Galembeck, Eduardo
Silva, Henrique César da
Hernandes, Paulo Romualdo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Hornink, Gabriel Gerber
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Ambientes virtuais compartilhados
Comunicação na tecnologia
Tecnologia da informação
Teacher training
Shared virtual environments
Communication in technology
Information technology
topic Professores - Formação
Ambientes virtuais compartilhados
Comunicação na tecnologia
Tecnologia da informação
Teacher training
Shared virtual environments
Communication in technology
Information technology
description Orientador: Maurício Compiani
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614055
HORNINK, Gabriel Gerber. Cartografando online: caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua. 2010. 296 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614055. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614055
identifier_str_mv HORNINK, Gabriel Gerber. Cartografando online: caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua. 2010. 296 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614055. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/782886
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
296 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799139910993575936