A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Frascione, Andreia Migues lattes
Orientador(a): Monfredini, Ivanise lattes
Banca de defesa: Jardilino, José Rubens lattes, Almeida, José Luis Vieira de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Nove de Julho
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/361
Resumo: With the changes accomplished during the last decade, the term competence was diffused. The official documents have the aim to organize the curriculum even for the teachers and students formation as well the orientation for specific competences, considered necessary for the individual at present time. This work is turned to the understanding of the term competence related to teachers formation. It s organized in three chapters. The first one has the center the concept. The second one contains the analysis of the term according to researches in Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) and Universidade de São Paulo (USP) from 1974 to 2002. Finally, we have the final considerations about the term related to teacher s formation indicating that the substitutions for the notion of qualification correspond to a current expression founded into exploration of make value . The research also shows that in a general view, the researches in education keep the term competence in a sense that can be considered individualized and possible to be adapted.
id NOVE_68055a2f7e8343254d95807b8fddee71
oai_identifier_str oai:localhost:tede/361
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Monfredini, IvaniseCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4534611937031694Jardilino, José Rubenshttp://lattes.cnpq.br/3553193188710422Almeida, José Luis Vieira deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2990847465101082CPF:1577582080http://lattes.cnpq.br/0530019485338962Frascione, Andreia Migues2015-04-08T14:36:28Z2008-06-252004-02-02FRASCIONE, Andreia Migues. The notion of competence in teacher education: a literature dissertations and theses in the period 1974-2002. 2004. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/361With the changes accomplished during the last decade, the term competence was diffused. The official documents have the aim to organize the curriculum even for the teachers and students formation as well the orientation for specific competences, considered necessary for the individual at present time. This work is turned to the understanding of the term competence related to teachers formation. It s organized in three chapters. The first one has the center the concept. The second one contains the analysis of the term according to researches in Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) and Universidade de São Paulo (USP) from 1974 to 2002. Finally, we have the final considerations about the term related to teacher s formation indicating that the substitutions for the notion of qualification correspond to a current expression founded into exploration of make value . The research also shows that in a general view, the researches in education keep the term competence in a sense that can be considered individualized and possible to be adapted.Com as reformas realizadas ao longo dos últimos dez anos, disseminou-se o termo competência no campo educacional. Os documentos oficiais propõem a organização de currículos tanto para a formação discente quanto docente, orientados para a formação de determinadas competências, consideradas necessárias aos indivíduos no cenário atual. Este trabalho volta-se especificamente para a compreensão do termo competência na formação dos professores. Organiza-se em três capítulos: o primeiro centra-se na questão do conceito de qualificação e competência no âmbito do trabalho, da educação e da formação de professores. O segundo capítulo centra-se na análise do termo conforme indicam pesquisadores em educação nas dissertações e teses que tratam da formação dos professores na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e na Universidade de São Paulo (USP) no período de 1974 a 2002. Finalmente, são tecidas as considerações finais acerca da competência na formação de professores, indicando que a mudança ou substituição da noção de qualificação corresponde a uma designação atualizada em uma realidade ainda fundada na exploração da mais valia. A pesquisa mostra, também, que de um modo geral, os pesquisadores em educação mantêm o sentido individualizante e adaptativo do termo competência.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Andreia Mingues Frascione.pdf: 199886 bytes, checksum: a9c5f91584ab1e9367d8bc62f13e5dd9 (MD5) Previous issue date: 2004-02-02application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoCompetênciaEducaçãoDissertaçãoProfessorQualidadeCompetencyEducationTeacherQualificationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002The notion of competence in teacher education: a literature dissertations and theses in the period 1974-2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Andreia Mingues Frascione.pdfapplication/pdf199886http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/361/1/B_Andreia+Mingues+Frascione.pdfa9c5f91584ab1e9367d8bc62f13e5dd9MD51tede/3612022-06-03 16:26:50.884oai:localhost:tede/361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T19:26:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The notion of competence in teacher education: a literature dissertations and theses in the period 1974-2002
title A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002
spellingShingle A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002
Frascione, Andreia Migues
Competência
Educação
Dissertação
Professor
Qualidade
Competency
Education
Teacher
Qualification
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002
title_full A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002
title_fullStr A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002
title_full_unstemmed A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002
title_sort A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002
author Frascione, Andreia Migues
author_facet Frascione, Andreia Migues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monfredini, Ivanise
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4534611937031694
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jardilino, José Rubens
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3553193188710422
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Almeida, José Luis Vieira de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2990847465101082
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:1577582080
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0530019485338962
dc.contributor.author.fl_str_mv Frascione, Andreia Migues
contributor_str_mv Monfredini, Ivanise
Jardilino, José Rubens
Almeida, José Luis Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Competência
Educação
Dissertação
Professor
Qualidade
topic Competência
Educação
Dissertação
Professor
Qualidade
Competency
Education
Teacher
Qualification
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Competency
Education
Teacher
Qualification
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description With the changes accomplished during the last decade, the term competence was diffused. The official documents have the aim to organize the curriculum even for the teachers and students formation as well the orientation for specific competences, considered necessary for the individual at present time. This work is turned to the understanding of the term competence related to teachers formation. It s organized in three chapters. The first one has the center the concept. The second one contains the analysis of the term according to researches in Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) and Universidade de São Paulo (USP) from 1974 to 2002. Finally, we have the final considerations about the term related to teacher s formation indicating that the substitutions for the notion of qualification correspond to a current expression founded into exploration of make value . The research also shows that in a general view, the researches in education keep the term competence in a sense that can be considered individualized and possible to be adapted.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-02-02
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRASCIONE, Andreia Migues. The notion of competence in teacher education: a literature dissertations and theses in the period 1974-2002. 2004. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/361
identifier_str_mv FRASCIONE, Andreia Migues. The notion of competence in teacher education: a literature dissertations and theses in the period 1974-2002. 2004. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/361/1/B_Andreia+Mingues+Frascione.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a9c5f91584ab1e9367d8bc62f13e5dd9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1797250742481846272