A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Nove de Julho
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/361 |
Resumo: | With the changes accomplished during the last decade, the term competence was diffused. The official documents have the aim to organize the curriculum even for the teachers and students formation as well the orientation for specific competences, considered necessary for the individual at present time. This work is turned to the understanding of the term competence related to teachers formation. It s organized in three chapters. The first one has the center the concept. The second one contains the analysis of the term according to researches in Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) and Universidade de São Paulo (USP) from 1974 to 2002. Finally, we have the final considerations about the term related to teacher s formation indicating that the substitutions for the notion of qualification correspond to a current expression founded into exploration of make value . The research also shows that in a general view, the researches in education keep the term competence in a sense that can be considered individualized and possible to be adapted. |
id |
NOVE_68055a2f7e8343254d95807b8fddee71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/361 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Monfredini, IvaniseCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4534611937031694Jardilino, José Rubenshttp://lattes.cnpq.br/3553193188710422Almeida, José Luis Vieira deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2990847465101082CPF:1577582080http://lattes.cnpq.br/0530019485338962Frascione, Andreia Migues2015-04-08T14:36:28Z2008-06-252004-02-02FRASCIONE, Andreia Migues. The notion of competence in teacher education: a literature dissertations and theses in the period 1974-2002. 2004. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/361With the changes accomplished during the last decade, the term competence was diffused. The official documents have the aim to organize the curriculum even for the teachers and students formation as well the orientation for specific competences, considered necessary for the individual at present time. This work is turned to the understanding of the term competence related to teachers formation. It s organized in three chapters. The first one has the center the concept. The second one contains the analysis of the term according to researches in Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) and Universidade de São Paulo (USP) from 1974 to 2002. Finally, we have the final considerations about the term related to teacher s formation indicating that the substitutions for the notion of qualification correspond to a current expression founded into exploration of make value . The research also shows that in a general view, the researches in education keep the term competence in a sense that can be considered individualized and possible to be adapted.Com as reformas realizadas ao longo dos últimos dez anos, disseminou-se o termo competência no campo educacional. Os documentos oficiais propõem a organização de currículos tanto para a formação discente quanto docente, orientados para a formação de determinadas competências, consideradas necessárias aos indivíduos no cenário atual. Este trabalho volta-se especificamente para a compreensão do termo competência na formação dos professores. Organiza-se em três capítulos: o primeiro centra-se na questão do conceito de qualificação e competência no âmbito do trabalho, da educação e da formação de professores. O segundo capítulo centra-se na análise do termo conforme indicam pesquisadores em educação nas dissertações e teses que tratam da formação dos professores na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e na Universidade de São Paulo (USP) no período de 1974 a 2002. Finalmente, são tecidas as considerações finais acerca da competência na formação de professores, indicando que a mudança ou substituição da noção de qualificação corresponde a uma designação atualizada em uma realidade ainda fundada na exploração da mais valia. A pesquisa mostra, também, que de um modo geral, os pesquisadores em educação mantêm o sentido individualizante e adaptativo do termo competência.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Andreia Mingues Frascione.pdf: 199886 bytes, checksum: a9c5f91584ab1e9367d8bc62f13e5dd9 (MD5) Previous issue date: 2004-02-02application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoCompetênciaEducaçãoDissertaçãoProfessorQualidadeCompetencyEducationTeacherQualificationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002The notion of competence in teacher education: a literature dissertations and theses in the period 1974-2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Andreia Mingues Frascione.pdfapplication/pdf199886http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/361/1/B_Andreia+Mingues+Frascione.pdfa9c5f91584ab1e9367d8bc62f13e5dd9MD51tede/3612022-06-03 16:26:50.884oai:localhost:tede/361Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T19:26:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002 |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The notion of competence in teacher education: a literature dissertations and theses in the period 1974-2002 |
title |
A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002 |
spellingShingle |
A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002 Frascione, Andreia Migues Competência Educação Dissertação Professor Qualidade Competency Education Teacher Qualification CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002 |
title_full |
A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002 |
title_fullStr |
A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002 |
title_full_unstemmed |
A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002 |
title_sort |
A noção de competência na formação de professores: um levantamento bibliográfico em dissertações e teses no período de 1974 a 2002 |
author |
Frascione, Andreia Migues |
author_facet |
Frascione, Andreia Migues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Monfredini, Ivanise |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4534611937031694 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jardilino, José Rubens |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3553193188710422 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Almeida, José Luis Vieira de |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2990847465101082 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:1577582080 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0530019485338962 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frascione, Andreia Migues |
contributor_str_mv |
Monfredini, Ivanise Jardilino, José Rubens Almeida, José Luis Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Educação Dissertação Professor Qualidade |
topic |
Competência Educação Dissertação Professor Qualidade Competency Education Teacher Qualification CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Competency Education Teacher Qualification |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
With the changes accomplished during the last decade, the term competence was diffused. The official documents have the aim to organize the curriculum even for the teachers and students formation as well the orientation for specific competences, considered necessary for the individual at present time. This work is turned to the understanding of the term competence related to teachers formation. It s organized in three chapters. The first one has the center the concept. The second one contains the analysis of the term according to researches in Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) and Universidade de São Paulo (USP) from 1974 to 2002. Finally, we have the final considerations about the term related to teacher s formation indicating that the substitutions for the notion of qualification correspond to a current expression founded into exploration of make value . The research also shows that in a general view, the researches in education keep the term competence in a sense that can be considered individualized and possible to be adapted. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-02-02 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FRASCIONE, Andreia Migues. The notion of competence in teacher education: a literature dissertations and theses in the period 1974-2002. 2004. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/361 |
identifier_str_mv |
FRASCIONE, Andreia Migues. The notion of competence in teacher education: a literature dissertations and theses in the period 1974-2002. 2004. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/361/1/B_Andreia+Mingues+Frascione.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9c5f91584ab1e9367d8bc62f13e5dd9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1797250742481846272 |