A atenção plena e autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental: um estudo de revisão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Naday, Felipe
Orientador(a): Tortella, Jussara Cristina Barboza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15573
Resumo: O conceito de atenção, fator interveniente no processo de aprendizagem, pode variar de acordo com a perspectiva teórica adotada. Nesse estudo, discute-se esse conceito a partir de duas abordagens: a primeira, a Atenção Plena conceituada por Thich Nhat Hanh (2012) como um conjunto de práticas voltadas para o estar atento ao que se está fazendo no momento presente – nela exploramos áreas como a percepção do corpo e dos sentimentos, práticas de relaxamento, assim como o da atenção propriamente dita; a segunda, como uma estratégia integrante da aprendizagem autorregulada, fundamentada na teoria sociocognitiva. Um aluno autorregulado posiciona-se de maneira ativa e reflexiva em seu processo de aprendizagem, planejando, monitorando e avaliando seu próprio aprendizado. Considerando tais conceitos e a escassez de estudos na área da Educação que articulem essas perspectivas, esta pesquisa teve por objetivo principal verificar de que modo as práticas de Atenção Plena podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade de atenção, da conscientização corporal e dos sentimentos em crianças do Ensino Fundamental. Para responder a essa pergunta, fizemos uma revisão em produções científicas nacionais e internacionais que realizaram essas práticas no Ensino Fundamental. Configura-se, portanto, metodologicamente como uma pesquisa do Estado da Arte Megid Neto (2018). Por meio de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em um periódico internacional especializado no tema chamado Mindfulness, foram encontradas 60 artigos e 1 dissertação. Dentre eles, selecionamos 7 artigos para o tratamento dos dados e aprofundamento elaborado por meio da análise do conteúdo da Bardin (2011). Os resultados indicaram que as práticas da Atenção Plena podem contribuir para a percepção e regulação das emoções dos alunos, as relações interpessoais, assim como para a percepção corporal e a capacidade da atenção.
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Um aluno autorregulado posiciona-se de maneira ativa e reflexiva em seu processo de aprendizagem, planejando, monitorando e avaliando seu próprio aprendizado. Considerando tais conceitos e a escassez de estudos na área da Educação que articulem essas perspectivas, esta pesquisa teve por objetivo principal verificar de que modo as práticas de Atenção Plena podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade de atenção, da conscientização corporal e dos sentimentos em crianças do Ensino Fundamental. Para responder a essa pergunta, fizemos uma revisão em produções científicas nacionais e internacionais que realizaram essas práticas no Ensino Fundamental. Configura-se, portanto, metodologicamente como uma pesquisa do Estado da Arte Megid Neto (2018). Por meio de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em um periódico internacional especializado no tema chamado Mindfulness, foram encontradas 60 artigos e 1 dissertação. Dentre eles, selecionamos 7 artigos para o tratamento dos dados e aprofundamento elaborado por meio da análise do conteúdo da Bardin (2011). Os resultados indicaram que as práticas da Atenção Plena podem contribuir para a percepção e regulação das emoções dos alunos, as relações interpessoais, assim como para a percepção corporal e a capacidade da atenção.The concept of awareness, an important factor in the learning process, may vary according to the theoretical perspective adopted. In this study, this concept is discussed from two approaches: the first one is a set of practices called Mindfulness aimed at being aware of what is happening in the present moment – where we explore areas such as the perception of the body and feelings, total relaxation practices, and the capacity of awareness itself; the second, as an integral strategy of self-regulated learning, based on socio-cognitive theory. A self-regulated student is actively engaged in his learning process, planning, monitoring and evaluating his own studies. Considering such concepts and the scarcity of studies in the field of Education that articulate these perspectives, this research had as main objective to verify how the practices of Mindfulness can contribute to the development of awareness capacity, body and feelings perceptions in children of Elementary School. To answer this question, we reviewed national and international scientific researches about the subject. Through a search in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and in an international journal specialized in the theme called Mindfulness, 60 articles and 1 dissertation were found. Among them, we selected 7 articles for data treatment and further elaboration through the analysis of the content (BARDIN, 2011). The results indicated that the practices of Mindfulness can contribute to the perception and regulation of the students' emotions, interpersonal relationships, as well as to the body perception and the awareness capacity.porPUC-CampinasAprendizagemEmoçõesCorpoEnsino fundamentalLearningEmotionsBodyElementary schoolA atenção plena e autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental: um estudo de revisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7126514256674237Rios, Monica Piccione GomesMagalhães, Cleidilene Ramos87945654841001512897200137171662CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Felipe_N.pdfcchsa_ppgedu_me_Felipe_N.pdfapplication/pdf1961820http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15573/1/cchsa_ppgedu_me_Felipe_N.pdf15d479bb87fae4f07721b717f62e81a6MD51123456789/155732022-09-02 11:36:30.963oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15573Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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