A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Picarelli, Melissa Junqueira
Orientador(a): Araujo, Elizabeth Adorno de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15419
Resumo: Com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem de forma vertiginosa, novas exigências são impostas aos sistemas de ensino em todos os níveis e em relação ao perfil do cidadão que se quer formar. Exige-se que a pessoa seja criativa, inteligente, capaz de solucionar problemas, de se adaptar às mudanças e, principalmente, de gerar, selecionar e interpretar informações. A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total do educando. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio trazem uma proposta de trabalho voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades. Uma dessas competências é a competência leitora e, para seu desenvolvimento, o trabalho com leitura é de extrema importância. O objetivo do trabalho, dentro da linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professor, é analisar como o professor de Matemática vê a competência leitora na sala de aula de Matemática no Ensino Médio. Para isso, recorremos a diversos autores que tratam da temática. Para a coleta de dados foi inicialmente aplicado um questionário a dez professores de Matemática que atuam no Ensino Médio em escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste. Dois dos professores foram posteriormente entrevistados para aprofundamento das questões. A análise foi estruturada segundo os eixos temáticos: Importância dada à leitura; A leitura nas aulas de Matemática; Estratégias para o desenvolvimento de leitura nas aulas de Matemática; Dificuldades do professor em relação ao trabalho com leitura nas aulas de Matemática e Formação para o trabalho com leitura nas aulas de Matemática. Apesar da importância que os professores participantes atribuem à leitura, verificou-se que a maioria não desenvolve atividades significativas com leitura em suas aulas. Constatamos também que na formação inicial desses professores, em nenhum momento, foi tratada a questão do desenvolvimento de trabalhos com leitura. Espera-se que a pesquisa contribua para a discussão sobre o tema e evidencie, na formação de professores, a importância de práticas que enfoquem a leitura nas aulas de Matemática.
id PCAM_5da340ba6056c329e92771e75785091c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15419
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str
spelling Picarelli, Melissa JunqueiraPontifícia Universidade Católica de CampinasAraujo, Elizabeth Adorno de2022-02-16T18:14:03Z2022-02-16T18:14:03Z2008-08-08http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154191598320426227254Com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem de forma vertiginosa, novas exigências são impostas aos sistemas de ensino em todos os níveis e em relação ao perfil do cidadão que se quer formar. Exige-se que a pessoa seja criativa, inteligente, capaz de solucionar problemas, de se adaptar às mudanças e, principalmente, de gerar, selecionar e interpretar informações. A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total do educando. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio trazem uma proposta de trabalho voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades. Uma dessas competências é a competência leitora e, para seu desenvolvimento, o trabalho com leitura é de extrema importância. O objetivo do trabalho, dentro da linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professor, é analisar como o professor de Matemática vê a competência leitora na sala de aula de Matemática no Ensino Médio. Para isso, recorremos a diversos autores que tratam da temática. Para a coleta de dados foi inicialmente aplicado um questionário a dez professores de Matemática que atuam no Ensino Médio em escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste. Dois dos professores foram posteriormente entrevistados para aprofundamento das questões. A análise foi estruturada segundo os eixos temáticos: Importância dada à leitura; A leitura nas aulas de Matemática; Estratégias para o desenvolvimento de leitura nas aulas de Matemática; Dificuldades do professor em relação ao trabalho com leitura nas aulas de Matemática e Formação para o trabalho com leitura nas aulas de Matemática. Apesar da importância que os professores participantes atribuem à leitura, verificou-se que a maioria não desenvolve atividades significativas com leitura em suas aulas. Constatamos também que na formação inicial desses professores, em nenhum momento, foi tratada a questão do desenvolvimento de trabalhos com leitura. Espera-se que a pesquisa contribua para a discussão sobre o tema e evidencie, na formação de professores, a importância de práticas que enfoquem a leitura nas aulas de Matemática.With the social, economical and technological changes which happen in a vertiginous way, new demands are imposed to the teaching systems in all level and in relation to the citizen s profile who wants to graduate. It is required for the person to be creative, intelligent, able of solving problems, to adapt himself to the changes and mainly, to generate, select and interpret information. The education should be compromised with the pupil s total development. The National Curriculum Parameters from the High School bring a work proposal focused on the development of competence and ability. One of these competences is the reading competence and, for its development, the work with reading is of extreme importance. The objective of the paperwork, bearing the line of research: University, Teaching and Teacher s formation , is to analyze how it the math teacher sees the reading competence in the High School Math classes. For this, we ran over a series of authors who deal with the theme. To collect the basis for the research a questionary, holding questions to ten math teachers who act in the State High School which are jurisdictioned to the West Campinas Teaching Region Border, was initially given. Afterwards, two of the teachers were interviewed for deeping the questions. The analysis was structured following the theme axis: The reading in the Math classes; Strategies to the reading development in the Math classes; Teacher's difficuties in relation to the reading work in the Math classes and training to the reading work in the High School Math classes. Although the importance which the participant teachers assign to reading, it was verified that the majority do not develop expressive reading activities in their classes. It was also testified that in the teachers initial backgrounds, in no occasion, the reading development issue was handled. It is expected that this research contributes to a discussion about the theme and enlightens, in the teachers formation, the importance of practices which focus the reading in the math classes.porPUC-Campinasformação de professorpráticas pedagógicasensino de matemáticaleiturateacher s formationpedagogy practicesmath teachingreadingA leitura e a matemática: visão do professor do ensino médioThe reading and the mathematics: the vision from the high school teacherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4905266424159579Sousa, Maria do Carmo dePachane, Graziela Giusti66376585625435054049705154151062CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Melissa_JP.pdfcchsa_ppgedu_me_Melissa_JP.pdfapplication/pdf12154986http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15419/1/cchsa_ppgedu_me_Melissa_JP.pdfcba183fcb055beaed737cf6a75ae59f3MD51123456789/154192022-09-02 11:36:27.376oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The reading and the mathematics: the vision from the high school teacher
title A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
spellingShingle A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
Picarelli, Melissa Junqueira
formação de professor
práticas pedagógicas
ensino de matemática
leitura
teacher s formation
pedagogy practices
math teaching
reading
title_short A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
title_full A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
title_fullStr A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
title_full_unstemmed A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
title_sort A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
author Picarelli, Melissa Junqueira
author_facet Picarelli, Melissa Junqueira
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Picarelli, Melissa Junqueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
contributor_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professor
práticas pedagógicas
ensino de matemática
leitura
teacher s formation
pedagogy practices
math teaching
reading
topic formação de professor
práticas pedagógicas
ensino de matemática
leitura
teacher s formation
pedagogy practices
math teaching
reading
description Com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem de forma vertiginosa, novas exigências são impostas aos sistemas de ensino em todos os níveis e em relação ao perfil do cidadão que se quer formar. Exige-se que a pessoa seja criativa, inteligente, capaz de solucionar problemas, de se adaptar às mudanças e, principalmente, de gerar, selecionar e interpretar informações. A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total do educando. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio trazem uma proposta de trabalho voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades. Uma dessas competências é a competência leitora e, para seu desenvolvimento, o trabalho com leitura é de extrema importância. O objetivo do trabalho, dentro da linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professor, é analisar como o professor de Matemática vê a competência leitora na sala de aula de Matemática no Ensino Médio. Para isso, recorremos a diversos autores que tratam da temática. Para a coleta de dados foi inicialmente aplicado um questionário a dez professores de Matemática que atuam no Ensino Médio em escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste. Dois dos professores foram posteriormente entrevistados para aprofundamento das questões. A análise foi estruturada segundo os eixos temáticos: Importância dada à leitura; A leitura nas aulas de Matemática; Estratégias para o desenvolvimento de leitura nas aulas de Matemática; Dificuldades do professor em relação ao trabalho com leitura nas aulas de Matemática e Formação para o trabalho com leitura nas aulas de Matemática. Apesar da importância que os professores participantes atribuem à leitura, verificou-se que a maioria não desenvolve atividades significativas com leitura em suas aulas. Constatamos também que na formação inicial desses professores, em nenhum momento, foi tratada a questão do desenvolvimento de trabalhos com leitura. Espera-se que a pesquisa contribua para a discussão sobre o tema e evidencie, na formação de professores, a importância de práticas que enfoquem a leitura nas aulas de Matemática.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15419
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 1598320426227254
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15419
identifier_str_mv 1598320426227254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15419/1/cchsa_ppgedu_me_Melissa_JP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cba183fcb055beaed737cf6a75ae59f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790772355301376