Humanização e docência crítica: a arte como mediação na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Venancio, Magda Machado Ribeiro
Orientador(a): Souza, Vera Lúcia Trevisan de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15728
Resumo: A presente pesquisa, de natureza, com o aporte teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural teve como objetivo investigar a influência de atividades que têm como base a ética e a estética para a ampliação de visão dos estudantes sobre a dimensão humanizadora de sua profissão que vise à docência crítica em um curso de formação inicial de professores. Participaram da pesquisa trinta alunas do quinto semestre do período noturno de um curso de Pedagogia, de uma Faculdade privada, de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Materialidades artísticas mediadoras, em especial a música, foram utilizadas como instrumento psicológico promotor de reflexões críticas. Os dados foram obtidos em quatro situações interventivas, nas quais as participantes produziram desenhos e textos escritos. Foram registradas em Diário de Campo as observações das situações que envolveram o uso das materialidades. A leitura do material produzido e do conteúdo dos Diários de Campo resultou em informações que foram agrupadas em núcleos de significação, possibilitando a aproximação dos sentidos sobre a docência e sobre o trabalho docente, configurados pelas participantes. A pesquisa revelou que a afetividade assume prevalência no modo de conceber a docência pelos futuros professores; que a docência ainda é vista como missão, que acolhe a dor e atenua a exclusão social, além de evidenciar a apropriação do discurso oficial da educação para justificar a importância da educação escolar e da docência.
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