A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Kawamura, Eduardo Alessandro
Orientador(a): Bernardo, Márcia Hespanhol
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15897
Resumo: A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa explicitar os efeitos da reorganização do trabalho e do poder de agir na saúde mental de docentes no ensino público. A partir do cotidiano de uma escola municipal de educação infantil na cidade de Campinas - que diferentemente do que ocorre em boa parte das escolas desta mesma rede, alcança resultados muito positivos não apenas no que se refere à qualidade do ensino, mas na saúde de seus profissionais -, este trabalho discorre sobre um grupo de trabalhadoras que durante aproximadamente uma década (re)inventou uma forma de trabalho vitalizante sustentada nas ações desenvolvidas coletivamente. Por meio do enfoque da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) e utilizando o método etnográfico e entrevistas reflexivas, buscamos discutir, diante do contexto de nosso atual modelo de escola pública, como se consolidou tal processo com vistas a um melhor entendimento sobre o desgaste mental e a dinâmica do processo saúde-doença no ambiente laboral em relação às experiências de formação, às interpretações dessas profissionais diante do exercício do magistério, ao desenvolvimento de suas práticas, à subversão dos modelos de educação utilitaristas, à solidariedade e à necessidade de comunhão entre trabalho e ação educativa pelo viés emancipatório.
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