A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15897 |
Resumo: | A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa explicitar os efeitos da reorganização do trabalho e do poder de agir na saúde mental de docentes no ensino público. A partir do cotidiano de uma escola municipal de educação infantil na cidade de Campinas - que diferentemente do que ocorre em boa parte das escolas desta mesma rede, alcança resultados muito positivos não apenas no que se refere à qualidade do ensino, mas na saúde de seus profissionais -, este trabalho discorre sobre um grupo de trabalhadoras que durante aproximadamente uma década (re)inventou uma forma de trabalho vitalizante sustentada nas ações desenvolvidas coletivamente. Por meio do enfoque da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) e utilizando o método etnográfico e entrevistas reflexivas, buscamos discutir, diante do contexto de nosso atual modelo de escola pública, como se consolidou tal processo com vistas a um melhor entendimento sobre o desgaste mental e a dinâmica do processo saúde-doença no ambiente laboral em relação às experiências de formação, às interpretações dessas profissionais diante do exercício do magistério, ao desenvolvimento de suas práticas, à subversão dos modelos de educação utilitaristas, à solidariedade e à necessidade de comunhão entre trabalho e ação educativa pelo viés emancipatório. |
id |
PCAM_fb86c31f41992ff13ce3bf27b35bf8cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15897 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kawamura, Eduardo AlessandroPontifícia Universidade Católica de CampinasBernardo, Márcia Hespanhol2022-02-16T18:58:35Z2022-02-16T18:58:35Z2015-02-09http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158978414504892188884A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa explicitar os efeitos da reorganização do trabalho e do poder de agir na saúde mental de docentes no ensino público. A partir do cotidiano de uma escola municipal de educação infantil na cidade de Campinas - que diferentemente do que ocorre em boa parte das escolas desta mesma rede, alcança resultados muito positivos não apenas no que se refere à qualidade do ensino, mas na saúde de seus profissionais -, este trabalho discorre sobre um grupo de trabalhadoras que durante aproximadamente uma década (re)inventou uma forma de trabalho vitalizante sustentada nas ações desenvolvidas coletivamente. Por meio do enfoque da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) e utilizando o método etnográfico e entrevistas reflexivas, buscamos discutir, diante do contexto de nosso atual modelo de escola pública, como se consolidou tal processo com vistas a um melhor entendimento sobre o desgaste mental e a dinâmica do processo saúde-doença no ambiente laboral em relação às experiências de formação, às interpretações dessas profissionais diante do exercício do magistério, ao desenvolvimento de suas práticas, à subversão dos modelos de educação utilitaristas, à solidariedade e à necessidade de comunhão entre trabalho e ação educativa pelo viés emancipatório.This dissertation, situated in the line of "Research and Prevention Psychological Intervention" from the "Graduate Program stricto sensu of the Pontifical Catholic University - Campinas", intends to explicit the effects of the reorganization of work and the power to act on the mental health of teachers in public education. From the daily life of a municipal school in infant education in the city of Campinas in contrast to what occurs in most of the city schools, achieves very positive results not only in relation to quality of education but the health of their professional - this paper discusses a group of workers who for approximately a decade (re)invented a way to sustain a vitalizing work in collectively developed actions.. By focusing on Mental Health Work-Related and using the ethnographic method and reflexive interviews, We intended to discuss, given the context of our current public school model, as has consolidated this process in order to achieve a better understanding about the mental wear and the dynamics of the health-disease process in relation to the formative experiences, the interpretations of these professionals on the teaching practice, the development of their practices, the subversion of utilitarian models of education, solidarity and the need for communion between work and educational action by emancipatory bias.porPUC-Campinassaúde do trabalhadorsaúde mental relacionada ao trabalhotrabalho docente na educação infantileducação públicahealthwork-related mental healthwork at preschool educationpublic educationA saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agirinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5360176761598675Guzzo, Raquel Souza LoboPaparelli, Renata88631631528484059413315781968597CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Eduardo_AK.pdfccv_ppgpsico_me_Eduardo_AK.pdfapplication/pdf1969063http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15897/1/ccv_ppgpsico_me_Eduardo_AK.pdf59eeb306427cb2edd84dc1004fd69ff3MD51123456789/158972022-09-02 11:36:16.248oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15897Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir |
title |
A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir |
spellingShingle |
A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir Kawamura, Eduardo Alessandro saúde do trabalhador saúde mental relacionada ao trabalho trabalho docente na educação infantil educação pública health work-related mental health work at preschool education public education |
title_short |
A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir |
title_full |
A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir |
title_fullStr |
A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir |
title_full_unstemmed |
A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir |
title_sort |
A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir |
author |
Kawamura, Eduardo Alessandro |
author_facet |
Kawamura, Eduardo Alessandro |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kawamura, Eduardo Alessandro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bernardo, Márcia Hespanhol |
contributor_str_mv |
Bernardo, Márcia Hespanhol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde do trabalhador saúde mental relacionada ao trabalho trabalho docente na educação infantil educação pública health work-related mental health work at preschool education public education |
topic |
saúde do trabalhador saúde mental relacionada ao trabalho trabalho docente na educação infantil educação pública health work-related mental health work at preschool education public education |
description |
A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa explicitar os efeitos da reorganização do trabalho e do poder de agir na saúde mental de docentes no ensino público. A partir do cotidiano de uma escola municipal de educação infantil na cidade de Campinas - que diferentemente do que ocorre em boa parte das escolas desta mesma rede, alcança resultados muito positivos não apenas no que se refere à qualidade do ensino, mas na saúde de seus profissionais -, este trabalho discorre sobre um grupo de trabalhadoras que durante aproximadamente uma década (re)inventou uma forma de trabalho vitalizante sustentada nas ações desenvolvidas coletivamente. Por meio do enfoque da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) e utilizando o método etnográfico e entrevistas reflexivas, buscamos discutir, diante do contexto de nosso atual modelo de escola pública, como se consolidou tal processo com vistas a um melhor entendimento sobre o desgaste mental e a dinâmica do processo saúde-doença no ambiente laboral em relação às experiências de formação, às interpretações dessas profissionais diante do exercício do magistério, ao desenvolvimento de suas práticas, à subversão dos modelos de educação utilitaristas, à solidariedade e à necessidade de comunhão entre trabalho e ação educativa pelo viés emancipatório. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:58:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:58:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15897 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
8414504892188884 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15897 |
identifier_str_mv |
8414504892188884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15897/1/ccv_ppgpsico_me_Eduardo_AK.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59eeb306427cb2edd84dc1004fd69ff3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790778941407232 |