A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Kawamura, Eduardo Alessandro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15897
Resumo: A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa explicitar os efeitos da reorganização do trabalho e do poder de agir na saúde mental de docentes no ensino público. A partir do cotidiano de uma escola municipal de educação infantil na cidade de Campinas - que diferentemente do que ocorre em boa parte das escolas desta mesma rede, alcança resultados muito positivos não apenas no que se refere à qualidade do ensino, mas na saúde de seus profissionais -, este trabalho discorre sobre um grupo de trabalhadoras que durante aproximadamente uma década (re)inventou uma forma de trabalho vitalizante sustentada nas ações desenvolvidas coletivamente. Por meio do enfoque da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) e utilizando o método etnográfico e entrevistas reflexivas, buscamos discutir, diante do contexto de nosso atual modelo de escola pública, como se consolidou tal processo com vistas a um melhor entendimento sobre o desgaste mental e a dinâmica do processo saúde-doença no ambiente laboral em relação às experiências de formação, às interpretações dessas profissionais diante do exercício do magistério, ao desenvolvimento de suas práticas, à subversão dos modelos de educação utilitaristas, à solidariedade e à necessidade de comunhão entre trabalho e ação educativa pelo viés emancipatório.
id PUC_CAMP-5_fb86c31f41992ff13ce3bf27b35bf8cd
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15897
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agirsaúde do trabalhadorsaúde mental relacionada ao trabalhotrabalho docente na educação infantileducação públicahealthwork-related mental healthwork at preschool educationpublic educationA presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa explicitar os efeitos da reorganização do trabalho e do poder de agir na saúde mental de docentes no ensino público. A partir do cotidiano de uma escola municipal de educação infantil na cidade de Campinas - que diferentemente do que ocorre em boa parte das escolas desta mesma rede, alcança resultados muito positivos não apenas no que se refere à qualidade do ensino, mas na saúde de seus profissionais -, este trabalho discorre sobre um grupo de trabalhadoras que durante aproximadamente uma década (re)inventou uma forma de trabalho vitalizante sustentada nas ações desenvolvidas coletivamente. Por meio do enfoque da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) e utilizando o método etnográfico e entrevistas reflexivas, buscamos discutir, diante do contexto de nosso atual modelo de escola pública, como se consolidou tal processo com vistas a um melhor entendimento sobre o desgaste mental e a dinâmica do processo saúde-doença no ambiente laboral em relação às experiências de formação, às interpretações dessas profissionais diante do exercício do magistério, ao desenvolvimento de suas práticas, à subversão dos modelos de educação utilitaristas, à solidariedade e à necessidade de comunhão entre trabalho e ação educativa pelo viés emancipatório.This dissertation, situated in the line of "Research and Prevention Psychological Intervention" from the "Graduate Program stricto sensu of the Pontifical Catholic University - Campinas", intends to explicit the effects of the reorganization of work and the power to act on the mental health of teachers in public education. From the daily life of a municipal school in infant education in the city of Campinas in contrast to what occurs in most of the city schools, achieves very positive results not only in relation to quality of education but the health of their professional - this paper discusses a group of workers who for approximately a decade (re)invented a way to sustain a vitalizing work in collectively developed actions.. By focusing on Mental Health Work-Related and using the ethnographic method and reflexive interviews, We intended to discuss, given the context of our current public school model, as has consolidated this process in order to achieve a better understanding about the mental wear and the dynamics of the health-disease process in relation to the formative experiences, the interpretations of these professionals on the teaching practice, the development of their practices, the subversion of utilitarian models of education, solidarity and the need for communion between work and educational action by emancipatory bias.PUC-CampinasBernardo, Márcia HespanholPontifícia Universidade Católica de CampinasKawamura, Eduardo Alessandro2022-02-16T18:58:35Z2022-02-16T18:58:35Z2015-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158978414504892188884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:16Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15897Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:16Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir
title A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir
spellingShingle A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir
Kawamura, Eduardo Alessandro
saúde do trabalhador
saúde mental relacionada ao trabalho
trabalho docente na educação infantil
educação pública
health
work-related mental health
work at preschool education
public education
title_short A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir
title_full A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir
title_fullStr A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir
title_full_unstemmed A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir
title_sort A saúde mental e a (re)organização do trabalho docente: trabalho coletivo e poder de agir
author Kawamura, Eduardo Alessandro
author_facet Kawamura, Eduardo Alessandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, Márcia Hespanhol
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawamura, Eduardo Alessandro
dc.subject.por.fl_str_mv saúde do trabalhador
saúde mental relacionada ao trabalho
trabalho docente na educação infantil
educação pública
health
work-related mental health
work at preschool education
public education
topic saúde do trabalhador
saúde mental relacionada ao trabalho
trabalho docente na educação infantil
educação pública
health
work-related mental health
work at preschool education
public education
description A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa explicitar os efeitos da reorganização do trabalho e do poder de agir na saúde mental de docentes no ensino público. A partir do cotidiano de uma escola municipal de educação infantil na cidade de Campinas - que diferentemente do que ocorre em boa parte das escolas desta mesma rede, alcança resultados muito positivos não apenas no que se refere à qualidade do ensino, mas na saúde de seus profissionais -, este trabalho discorre sobre um grupo de trabalhadoras que durante aproximadamente uma década (re)inventou uma forma de trabalho vitalizante sustentada nas ações desenvolvidas coletivamente. Por meio do enfoque da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) e utilizando o método etnográfico e entrevistas reflexivas, buscamos discutir, diante do contexto de nosso atual modelo de escola pública, como se consolidou tal processo com vistas a um melhor entendimento sobre o desgaste mental e a dinâmica do processo saúde-doença no ambiente laboral em relação às experiências de formação, às interpretações dessas profissionais diante do exercício do magistério, ao desenvolvimento de suas práticas, à subversão dos modelos de educação utilitaristas, à solidariedade e à necessidade de comunhão entre trabalho e ação educativa pelo viés emancipatório.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-09
2022-02-16T18:58:35Z
2022-02-16T18:58:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15897
8414504892188884
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15897
identifier_str_mv 8414504892188884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415862758113280