Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Silva, André Luiz da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15218
Resumo: Este estudo descreve a análise comparativa de acessibilidade para cegos aplicadas nos Sistemas de Gerenciamento para Educação a Distância (SGEAD) TelEduc e WebCT, segundo os critérios, recomendações e normas internacionais, tais como, técnicas de avaliação heurística, teste automático de acessibilidade, inspeção baseada nos pontos de verificação das recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0 do W3C e de tarefas e questionários com os usuários. Um dos objetivos desta pesquisa é demonstrar a importância da utilização de padrões e guias para a Acessibilidade Web como fator de apoio a acessibilidade para cegos dentro do atual cenário de inclusão digital. A qualidade da interface é fundamental para que sistemas interativos de educação a distância possam ser utilizados com sucesso. Espera-se com este estudo, contribuir para a produção de conhecimentos que sirvam para orientar e apoiar os profissionais envolvidos com a educação computadorizada.
id PUC_CAMP-5_50dd0ddb4de7ac8e20caeaabee8892e7
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15218
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distânciaComparative analysys of accessibility of e-Iearning management education environments for the blindacessibilidadeergonomia de interfaces webinteração humanocomputadorqualidade de softwareusabilidadeinterfaces para cegosdeficiência visuallistas de verificaçãoavaliação de interfaces de softwaretecnologia assistivainterfaces for the blindaccessibilityweb interface ergonomyhuman-computer interactionsoftware qualityusabilityvisual deficiencychecklistssoftware interface evaluationassistive technologyEste estudo descreve a análise comparativa de acessibilidade para cegos aplicadas nos Sistemas de Gerenciamento para Educação a Distância (SGEAD) TelEduc e WebCT, segundo os critérios, recomendações e normas internacionais, tais como, técnicas de avaliação heurística, teste automático de acessibilidade, inspeção baseada nos pontos de verificação das recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0 do W3C e de tarefas e questionários com os usuários. Um dos objetivos desta pesquisa é demonstrar a importância da utilização de padrões e guias para a Acessibilidade Web como fator de apoio a acessibilidade para cegos dentro do atual cenário de inclusão digital. A qualidade da interface é fundamental para que sistemas interativos de educação a distância possam ser utilizados com sucesso. Espera-se com este estudo, contribuir para a produção de conhecimentos que sirvam para orientar e apoiar os profissionais envolvidos com a educação computadorizada.This study describes a comparative analysys of accessibility for the blind used in SGEAD (Distant Learning Management Systems), TelEduc and WebCT according to criteria, recommendations and international norms such as heuristical evaluation techniques, automatic test of accessibility, inspection based on the points of verification of the W3C recommendations for the accessibility of the content of the Web 1.0 and from tasks reports and questionnaires conducted with the users. One of the goals of this researches is to demonstrate the importance of the use of standards and guides for Web accessibility as support for accessibility for the blind in the current scenario of digital inclusion. The quality of the interface is essencial for the success of distant learning interactive systems. It is expected that this study will contribute to the production of knowledge that will guide and support the professionals involved with e-Iearning.PUC-CampinasCarvalho, José Oscar Fontanini dePontifícia Universidade Católica de CampinasSilva, André Luiz da2022-02-16T14:47:49Z2022-02-16T14:47:49Z2007-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:37Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15218Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:37Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
Comparative analysys of accessibility of e-Iearning management education environments for the blind
title Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
spellingShingle Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
Silva, André Luiz da
acessibilidade
ergonomia de interfaces web
interação humanocomputador
qualidade de software
usabilidade
interfaces para cegos
deficiência visual
listas de verificação
avaliação de interfaces de software
tecnologia assistiva
interfaces for the blind
accessibility
web interface ergonomy
human-computer interaction
software quality
usability
visual deficiency
checklists
software interface evaluation
assistive technology
title_short Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
title_full Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
title_fullStr Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
title_full_unstemmed Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
title_sort Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância
author Silva, André Luiz da
author_facet Silva, André Luiz da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, José Oscar Fontanini de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Luiz da
dc.subject.por.fl_str_mv acessibilidade
ergonomia de interfaces web
interação humanocomputador
qualidade de software
usabilidade
interfaces para cegos
deficiência visual
listas de verificação
avaliação de interfaces de software
tecnologia assistiva
interfaces for the blind
accessibility
web interface ergonomy
human-computer interaction
software quality
usability
visual deficiency
checklists
software interface evaluation
assistive technology
topic acessibilidade
ergonomia de interfaces web
interação humanocomputador
qualidade de software
usabilidade
interfaces para cegos
deficiência visual
listas de verificação
avaliação de interfaces de software
tecnologia assistiva
interfaces for the blind
accessibility
web interface ergonomy
human-computer interaction
software quality
usability
visual deficiency
checklists
software interface evaluation
assistive technology
description Este estudo descreve a análise comparativa de acessibilidade para cegos aplicadas nos Sistemas de Gerenciamento para Educação a Distância (SGEAD) TelEduc e WebCT, segundo os critérios, recomendações e normas internacionais, tais como, técnicas de avaliação heurística, teste automático de acessibilidade, inspeção baseada nos pontos de verificação das recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0 do W3C e de tarefas e questionários com os usuários. Um dos objetivos desta pesquisa é demonstrar a importância da utilização de padrões e guias para a Acessibilidade Web como fator de apoio a acessibilidade para cegos dentro do atual cenário de inclusão digital. A qualidade da interface é fundamental para que sistemas interativos de educação a distância possam ser utilizados com sucesso. Espera-se com este estudo, contribuir para a produção de conhecimentos que sirvam para orientar e apoiar os profissionais envolvidos com a educação computadorizada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-30
2022-02-16T14:47:49Z
2022-02-16T14:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15218
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1792877947974057984