O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Dutra, Priscila Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15490
Resumo: Há tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, encontramos uma escola com consideráveis diferenciais: bem conceituada pela comunidade, com professores comprometidos em desenvolver um bom trabalho pedagógico, de porte pequeno e com bons índices nas avaliações externas.Tais características levaram-nos a indagar: essas condições seriam propícias para o desenvolvimento de um trabalho diferenciado de um CP? A partir disto, interessamo-nos por fazer um estudo de caso, no qual investigamos o papel do CP na formação dos professores, buscando identificar modificações que este pode suscitar/efetivar e os desafios que enfrenta para fazê-lo. Pesquisa junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, com os descritores Coordenação/Coordenador Pedagógico; Orientação/Orientador Pedagógico; Supervisão/Supervisor Pedagógico, entre 2002 a 2012, permitiu-nos encontrar 6 teses e 21 dissertações; destas, selecionamos 8 trabalhos que relacionavam-se mais especificamente ao tema. Tais resultados mostram a relevância de nossa pesquisa, indicando lacunas nas produções científicas sobre o tema. Objetivamos analisar o trabalho de uma CP na formação continuada dos professores, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas e a construção de um trabalho coletivo. Nossos objetivos específicos são: descrever as estratégias utilizadas pela Coordenadora nas reuniões de Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo - ATPC; descrever o material produzido por essa para comunicação com as professoras; identificar principais desafios enfrentados pela Coordenadora para desenvolvimento de seu trabalho. O lócus da pesquisa foi uma escola de Ensino Fundamental da rede estadual paulista, em funcionamento no município de Campinas/SP. O material empírico foi composto pelo acompanhamento de reuniões de ATPC, através de vídeo-filmagens, recolha do material produzido pela coordenadora para comunicação com as professoras e entrevista narrativa com esta profissional. As análises são qualitativas, fundamentalmente a partir dos aportes da Teoria Histórico-Cultural, buscando compreender a importância do trabalho coletivo no desenvolvimento humano e as formas pelas quais as significações que cada sujeito produz sobre as ações do outro tomam parte no aprimoramento profissional de cada indivíduo.Os resultados obtidos apresentam estratégias para o Coordenador Pedagógico: trabalho permeado de afetividade,focalizando, menos os pontos negativos e priorizando os positivos, através da valorização do trabalho pedagógico realizado; conscientização dos desafios enfrentados na Coordenação Pedagógica e estratégias para superá-los; as experiências anteriores do Coordenador na condição de professor, interferem na maneira como realiza suas atividades. Por fim, trazemos indicações para a construção de efetivo trabalho coletivo.
id PUC_CAMP-5_bb659e87263bc2a648130e435a072e92
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15490
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professorascoordenador pedagógicopráticas pedagógicasformação continuada de professoresafetividadepedagogical coordinatorpedagogical practicescontinued formation of teachersaffectionHá tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, encontramos uma escola com consideráveis diferenciais: bem conceituada pela comunidade, com professores comprometidos em desenvolver um bom trabalho pedagógico, de porte pequeno e com bons índices nas avaliações externas.Tais características levaram-nos a indagar: essas condições seriam propícias para o desenvolvimento de um trabalho diferenciado de um CP? A partir disto, interessamo-nos por fazer um estudo de caso, no qual investigamos o papel do CP na formação dos professores, buscando identificar modificações que este pode suscitar/efetivar e os desafios que enfrenta para fazê-lo. Pesquisa junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, com os descritores Coordenação/Coordenador Pedagógico; Orientação/Orientador Pedagógico; Supervisão/Supervisor Pedagógico, entre 2002 a 2012, permitiu-nos encontrar 6 teses e 21 dissertações; destas, selecionamos 8 trabalhos que relacionavam-se mais especificamente ao tema. Tais resultados mostram a relevância de nossa pesquisa, indicando lacunas nas produções científicas sobre o tema. Objetivamos analisar o trabalho de uma CP na formação continuada dos professores, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas e a construção de um trabalho coletivo. Nossos objetivos específicos são: descrever as estratégias utilizadas pela Coordenadora nas reuniões de Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo - ATPC; descrever o material produzido por essa para comunicação com as professoras; identificar principais desafios enfrentados pela Coordenadora para desenvolvimento de seu trabalho. O lócus da pesquisa foi uma escola de Ensino Fundamental da rede estadual paulista, em funcionamento no município de Campinas/SP. O material empírico foi composto pelo acompanhamento de reuniões de ATPC, através de vídeo-filmagens, recolha do material produzido pela coordenadora para comunicação com as professoras e entrevista narrativa com esta profissional. As análises são qualitativas, fundamentalmente a partir dos aportes da Teoria Histórico-Cultural, buscando compreender a importância do trabalho coletivo no desenvolvimento humano e as formas pelas quais as significações que cada sujeito produz sobre as ações do outro tomam parte no aprimoramento profissional de cada indivíduo.Os resultados obtidos apresentam estratégias para o Coordenador Pedagógico: trabalho permeado de afetividade,focalizando, menos os pontos negativos e priorizando os positivos, através da valorização do trabalho pedagógico realizado; conscientização dos desafios enfrentados na Coordenação Pedagógica e estratégias para superá-los; as experiências anteriores do Coordenador na condição de professor, interferem na maneira como realiza suas atividades. Por fim, trazemos indicações para a construção de efetivo trabalho coletivo.From a long time, the actuation of the pedagogical coordinator (PC), as a trainer of trainers, and considering him an important articulator and changer of the educational reality. During our professional experiences, we found a school with considerable excels: admired by the community, with teachers committed in developing a good pedagogical work, small and good scores in external evaluations. Such characteristics led as to question: would those conditions be propitious to develop a differentiated work of a CP? From that, we got interested in developing a case a study, in which we investigated the role of the PC in the formation of the teachers, trying to identify changes that the PC can make /actualize and the challenges to do so. A research based in the Digital Library of Theses and Dissertations, with topics Pedagogical Coordination/Coordinator; Pedagogical Orientation/Mastermind, Pedagogical Supervisor/Supervision , between 2002 and 2012, allowed us to find 6 theses and 21 dissertations; and, from that group, we selected 8 papers that were more related to the theme.Such results show the relevance of our research, indicating blanks on the science production about the theme. We establish as a goal to analyze the work of a PC on the continued formation of the teachers, in order to improve the pedagogical practices and the construction of collective work. Our specific goals are: describing the strategies used by the coordinator in the meetings of the Pedagogical Coordinator Work Activity PCWA; describe the material produced by the coordinator to communicate with the teachers; identify the main challenges faced by the coordinator to develop her work. The research took place in one elementary school of São Paulo´s state network, of Campinas. The empirical material was composed by the attendance of PCWA meetings, trough video recordings, analyses of the material produced by the coordinator to communication with the teachers and interviews with the professional. The analyzes are qualitative, mainly based on the Historical Cultural Theory, trying to comprehend the importance of the collective work on the human development and the ways in which the significations that each individual produces over the actions of others take part in the professional improvement of each individual.The obtained results present strategies to the Pedagogical Coordinator: a work permeated of affection, focusing less the negative points and giving priority to the good ones, trough the valorization of the good pedagogical work done, accounting of the challenges faced in the Pedagogical Coordination and strategies to overcome then; the previous teaching experiences of the Pedagogical Coordinator, interfere in the way they do their job. Finally we bring indications to the construction of an effective collective work.PUC-CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daPontifícia Universidade Católica de CampinasDutra, Priscila Pereira2022-02-16T18:15:35Z2022-02-16T18:15:35Z2014-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154909652558859600075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:29Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15490Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:29Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
title O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
spellingShingle O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
Dutra, Priscila Pereira
coordenador pedagógico
práticas pedagógicas
formação continuada de professores
afetividade
pedagogical coordinator
pedagogical practices
continued formation of teachers
affection
title_short O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
title_full O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
title_fullStr O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
title_full_unstemmed O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
title_sort O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
author Dutra, Priscila Pereira
author_facet Dutra, Priscila Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Priscila Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv coordenador pedagógico
práticas pedagógicas
formação continuada de professores
afetividade
pedagogical coordinator
pedagogical practices
continued formation of teachers
affection
topic coordenador pedagógico
práticas pedagógicas
formação continuada de professores
afetividade
pedagogical coordinator
pedagogical practices
continued formation of teachers
affection
description Há tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, encontramos uma escola com consideráveis diferenciais: bem conceituada pela comunidade, com professores comprometidos em desenvolver um bom trabalho pedagógico, de porte pequeno e com bons índices nas avaliações externas.Tais características levaram-nos a indagar: essas condições seriam propícias para o desenvolvimento de um trabalho diferenciado de um CP? A partir disto, interessamo-nos por fazer um estudo de caso, no qual investigamos o papel do CP na formação dos professores, buscando identificar modificações que este pode suscitar/efetivar e os desafios que enfrenta para fazê-lo. Pesquisa junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, com os descritores Coordenação/Coordenador Pedagógico; Orientação/Orientador Pedagógico; Supervisão/Supervisor Pedagógico, entre 2002 a 2012, permitiu-nos encontrar 6 teses e 21 dissertações; destas, selecionamos 8 trabalhos que relacionavam-se mais especificamente ao tema. Tais resultados mostram a relevância de nossa pesquisa, indicando lacunas nas produções científicas sobre o tema. Objetivamos analisar o trabalho de uma CP na formação continuada dos professores, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas e a construção de um trabalho coletivo. Nossos objetivos específicos são: descrever as estratégias utilizadas pela Coordenadora nas reuniões de Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo - ATPC; descrever o material produzido por essa para comunicação com as professoras; identificar principais desafios enfrentados pela Coordenadora para desenvolvimento de seu trabalho. O lócus da pesquisa foi uma escola de Ensino Fundamental da rede estadual paulista, em funcionamento no município de Campinas/SP. O material empírico foi composto pelo acompanhamento de reuniões de ATPC, através de vídeo-filmagens, recolha do material produzido pela coordenadora para comunicação com as professoras e entrevista narrativa com esta profissional. As análises são qualitativas, fundamentalmente a partir dos aportes da Teoria Histórico-Cultural, buscando compreender a importância do trabalho coletivo no desenvolvimento humano e as formas pelas quais as significações que cada sujeito produz sobre as ações do outro tomam parte no aprimoramento profissional de cada indivíduo.Os resultados obtidos apresentam estratégias para o Coordenador Pedagógico: trabalho permeado de afetividade,focalizando, menos os pontos negativos e priorizando os positivos, através da valorização do trabalho pedagógico realizado; conscientização dos desafios enfrentados na Coordenação Pedagógica e estratégias para superá-los; as experiências anteriores do Coordenador na condição de professor, interferem na maneira como realiza suas atividades. Por fim, trazemos indicações para a construção de efetivo trabalho coletivo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-14
2022-02-16T18:15:35Z
2022-02-16T18:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15490
9652558859600075
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15490
identifier_str_mv 9652558859600075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210394010255360