O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15490 |
Resumo: | Há tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, encontramos uma escola com consideráveis diferenciais: bem conceituada pela comunidade, com professores comprometidos em desenvolver um bom trabalho pedagógico, de porte pequeno e com bons índices nas avaliações externas.Tais características levaram-nos a indagar: essas condições seriam propícias para o desenvolvimento de um trabalho diferenciado de um CP? A partir disto, interessamo-nos por fazer um estudo de caso, no qual investigamos o papel do CP na formação dos professores, buscando identificar modificações que este pode suscitar/efetivar e os desafios que enfrenta para fazê-lo. Pesquisa junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, com os descritores Coordenação/Coordenador Pedagógico; Orientação/Orientador Pedagógico; Supervisão/Supervisor Pedagógico, entre 2002 a 2012, permitiu-nos encontrar 6 teses e 21 dissertações; destas, selecionamos 8 trabalhos que relacionavam-se mais especificamente ao tema. Tais resultados mostram a relevância de nossa pesquisa, indicando lacunas nas produções científicas sobre o tema. Objetivamos analisar o trabalho de uma CP na formação continuada dos professores, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas e a construção de um trabalho coletivo. Nossos objetivos específicos são: descrever as estratégias utilizadas pela Coordenadora nas reuniões de Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo - ATPC; descrever o material produzido por essa para comunicação com as professoras; identificar principais desafios enfrentados pela Coordenadora para desenvolvimento de seu trabalho. O lócus da pesquisa foi uma escola de Ensino Fundamental da rede estadual paulista, em funcionamento no município de Campinas/SP. O material empírico foi composto pelo acompanhamento de reuniões de ATPC, através de vídeo-filmagens, recolha do material produzido pela coordenadora para comunicação com as professoras e entrevista narrativa com esta profissional. As análises são qualitativas, fundamentalmente a partir dos aportes da Teoria Histórico-Cultural, buscando compreender a importância do trabalho coletivo no desenvolvimento humano e as formas pelas quais as significações que cada sujeito produz sobre as ações do outro tomam parte no aprimoramento profissional de cada indivíduo.Os resultados obtidos apresentam estratégias para o Coordenador Pedagógico: trabalho permeado de afetividade,focalizando, menos os pontos negativos e priorizando os positivos, através da valorização do trabalho pedagógico realizado; conscientização dos desafios enfrentados na Coordenação Pedagógica e estratégias para superá-los; as experiências anteriores do Coordenador na condição de professor, interferem na maneira como realiza suas atividades. Por fim, trazemos indicações para a construção de efetivo trabalho coletivo. |
id |
PUC_CAMP-5_bb659e87263bc2a648130e435a072e92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15490 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professorascoordenador pedagógicopráticas pedagógicasformação continuada de professoresafetividadepedagogical coordinatorpedagogical practicescontinued formation of teachersaffectionHá tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, encontramos uma escola com consideráveis diferenciais: bem conceituada pela comunidade, com professores comprometidos em desenvolver um bom trabalho pedagógico, de porte pequeno e com bons índices nas avaliações externas.Tais características levaram-nos a indagar: essas condições seriam propícias para o desenvolvimento de um trabalho diferenciado de um CP? A partir disto, interessamo-nos por fazer um estudo de caso, no qual investigamos o papel do CP na formação dos professores, buscando identificar modificações que este pode suscitar/efetivar e os desafios que enfrenta para fazê-lo. Pesquisa junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, com os descritores Coordenação/Coordenador Pedagógico; Orientação/Orientador Pedagógico; Supervisão/Supervisor Pedagógico, entre 2002 a 2012, permitiu-nos encontrar 6 teses e 21 dissertações; destas, selecionamos 8 trabalhos que relacionavam-se mais especificamente ao tema. Tais resultados mostram a relevância de nossa pesquisa, indicando lacunas nas produções científicas sobre o tema. Objetivamos analisar o trabalho de uma CP na formação continuada dos professores, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas e a construção de um trabalho coletivo. Nossos objetivos específicos são: descrever as estratégias utilizadas pela Coordenadora nas reuniões de Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo - ATPC; descrever o material produzido por essa para comunicação com as professoras; identificar principais desafios enfrentados pela Coordenadora para desenvolvimento de seu trabalho. O lócus da pesquisa foi uma escola de Ensino Fundamental da rede estadual paulista, em funcionamento no município de Campinas/SP. O material empírico foi composto pelo acompanhamento de reuniões de ATPC, através de vídeo-filmagens, recolha do material produzido pela coordenadora para comunicação com as professoras e entrevista narrativa com esta profissional. As análises são qualitativas, fundamentalmente a partir dos aportes da Teoria Histórico-Cultural, buscando compreender a importância do trabalho coletivo no desenvolvimento humano e as formas pelas quais as significações que cada sujeito produz sobre as ações do outro tomam parte no aprimoramento profissional de cada indivíduo.Os resultados obtidos apresentam estratégias para o Coordenador Pedagógico: trabalho permeado de afetividade,focalizando, menos os pontos negativos e priorizando os positivos, através da valorização do trabalho pedagógico realizado; conscientização dos desafios enfrentados na Coordenação Pedagógica e estratégias para superá-los; as experiências anteriores do Coordenador na condição de professor, interferem na maneira como realiza suas atividades. Por fim, trazemos indicações para a construção de efetivo trabalho coletivo.From a long time, the actuation of the pedagogical coordinator (PC), as a trainer of trainers, and considering him an important articulator and changer of the educational reality. During our professional experiences, we found a school with considerable excels: admired by the community, with teachers committed in developing a good pedagogical work, small and good scores in external evaluations. Such characteristics led as to question: would those conditions be propitious to develop a differentiated work of a CP? From that, we got interested in developing a case a study, in which we investigated the role of the PC in the formation of the teachers, trying to identify changes that the PC can make /actualize and the challenges to do so. A research based in the Digital Library of Theses and Dissertations, with topics Pedagogical Coordination/Coordinator; Pedagogical Orientation/Mastermind, Pedagogical Supervisor/Supervision , between 2002 and 2012, allowed us to find 6 theses and 21 dissertations; and, from that group, we selected 8 papers that were more related to the theme.Such results show the relevance of our research, indicating blanks on the science production about the theme. We establish as a goal to analyze the work of a PC on the continued formation of the teachers, in order to improve the pedagogical practices and the construction of collective work. Our specific goals are: describing the strategies used by the coordinator in the meetings of the Pedagogical Coordinator Work Activity PCWA; describe the material produced by the coordinator to communicate with the teachers; identify the main challenges faced by the coordinator to develop her work. The research took place in one elementary school of São Paulo´s state network, of Campinas. The empirical material was composed by the attendance of PCWA meetings, trough video recordings, analyses of the material produced by the coordinator to communication with the teachers and interviews with the professional. The analyzes are qualitative, mainly based on the Historical Cultural Theory, trying to comprehend the importance of the collective work on the human development and the ways in which the significations that each individual produces over the actions of others take part in the professional improvement of each individual.The obtained results present strategies to the Pedagogical Coordinator: a work permeated of affection, focusing less the negative points and giving priority to the good ones, trough the valorization of the good pedagogical work done, accounting of the challenges faced in the Pedagogical Coordination and strategies to overcome then; the previous teaching experiences of the Pedagogical Coordinator, interfere in the way they do their job. Finally we bring indications to the construction of an effective collective work.PUC-CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daPontifícia Universidade Católica de CampinasDutra, Priscila Pereira2022-02-16T18:15:35Z2022-02-16T18:15:35Z2014-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154909652558859600075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:29Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15490Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:29Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras |
title |
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras |
spellingShingle |
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras Dutra, Priscila Pereira coordenador pedagógico práticas pedagógicas formação continuada de professores afetividade pedagogical coordinator pedagogical practices continued formation of teachers affection |
title_short |
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras |
title_full |
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras |
title_fullStr |
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras |
title_full_unstemmed |
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras |
title_sort |
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras |
author |
Dutra, Priscila Pereira |
author_facet |
Dutra, Priscila Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Priscila Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
coordenador pedagógico práticas pedagógicas formação continuada de professores afetividade pedagogical coordinator pedagogical practices continued formation of teachers affection |
topic |
coordenador pedagógico práticas pedagógicas formação continuada de professores afetividade pedagogical coordinator pedagogical practices continued formation of teachers affection |
description |
Há tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, encontramos uma escola com consideráveis diferenciais: bem conceituada pela comunidade, com professores comprometidos em desenvolver um bom trabalho pedagógico, de porte pequeno e com bons índices nas avaliações externas.Tais características levaram-nos a indagar: essas condições seriam propícias para o desenvolvimento de um trabalho diferenciado de um CP? A partir disto, interessamo-nos por fazer um estudo de caso, no qual investigamos o papel do CP na formação dos professores, buscando identificar modificações que este pode suscitar/efetivar e os desafios que enfrenta para fazê-lo. Pesquisa junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, com os descritores Coordenação/Coordenador Pedagógico; Orientação/Orientador Pedagógico; Supervisão/Supervisor Pedagógico, entre 2002 a 2012, permitiu-nos encontrar 6 teses e 21 dissertações; destas, selecionamos 8 trabalhos que relacionavam-se mais especificamente ao tema. Tais resultados mostram a relevância de nossa pesquisa, indicando lacunas nas produções científicas sobre o tema. Objetivamos analisar o trabalho de uma CP na formação continuada dos professores, visando o aprimoramento das práticas pedagógicas e a construção de um trabalho coletivo. Nossos objetivos específicos são: descrever as estratégias utilizadas pela Coordenadora nas reuniões de Atividade de Trabalho Pedagógico Coletivo - ATPC; descrever o material produzido por essa para comunicação com as professoras; identificar principais desafios enfrentados pela Coordenadora para desenvolvimento de seu trabalho. O lócus da pesquisa foi uma escola de Ensino Fundamental da rede estadual paulista, em funcionamento no município de Campinas/SP. O material empírico foi composto pelo acompanhamento de reuniões de ATPC, através de vídeo-filmagens, recolha do material produzido pela coordenadora para comunicação com as professoras e entrevista narrativa com esta profissional. As análises são qualitativas, fundamentalmente a partir dos aportes da Teoria Histórico-Cultural, buscando compreender a importância do trabalho coletivo no desenvolvimento humano e as formas pelas quais as significações que cada sujeito produz sobre as ações do outro tomam parte no aprimoramento profissional de cada indivíduo.Os resultados obtidos apresentam estratégias para o Coordenador Pedagógico: trabalho permeado de afetividade,focalizando, menos os pontos negativos e priorizando os positivos, através da valorização do trabalho pedagógico realizado; conscientização dos desafios enfrentados na Coordenação Pedagógica e estratégias para superá-los; as experiências anteriores do Coordenador na condição de professor, interferem na maneira como realiza suas atividades. Por fim, trazemos indicações para a construção de efetivo trabalho coletivo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-14 2022-02-16T18:15:35Z 2022-02-16T18:15:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15490 9652558859600075 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15490 |
identifier_str_mv |
9652558859600075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210394010255360 |