O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Gonzaga, Marta Leardini
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15397
Resumo: Discutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o presente dos cursos de formação docente, analisando as políticas educacionais e o movimento dos educadores em prol da profissionalização do magistério. Resgatamos a docência como uma tarefa de humanização compartilhada, ressaltando no processo de ensino e aprendizagem a articulação das dimensões política, ética e técnica como fomentadora da formação docente crítico-transformadora, reconhecendo a riqueza da experiência que reside na prática de bons professores. Trabalhamos o conceito de competência na profissão docente e prática-reflexiva, reportando-nos às políticas atuais. Abordamos essa temática com a participação de vinte professores de três instituições privadas da Região Metropolitana de Campinas. Articulamos ao estudo teórico, as experiências dos docentes registradas em questionários e entrevistas. Concluímos que seria ingênuo pensar que com medidas e propostas simplistas e ações isoladas, dependendo apenas da vontade pessoal, conseguiríamos transformar situações problemáticas no campo da formação de professores. No entanto, consideramos o quanto se fez presente nos depoimentos dos docentes, a vontade de olhar para o processo de ensino e aprendizagem com a sensibilidade de romper com a demanda do ensino voltado exclusivamente para o mundo do trabalho.
id PUC_CAMP-5_cb12709a5f2602774b3679b1f4f0148c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15397
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantosThe process of education and learning at teaching formation course: a way of enchantments and disenchantmentsformação de professorespolíticas educacionaisdimensões políticaética e técnicaformation of professorseducational politicspoliticsethicstechnique dimensionsDiscutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o presente dos cursos de formação docente, analisando as políticas educacionais e o movimento dos educadores em prol da profissionalização do magistério. Resgatamos a docência como uma tarefa de humanização compartilhada, ressaltando no processo de ensino e aprendizagem a articulação das dimensões política, ética e técnica como fomentadora da formação docente crítico-transformadora, reconhecendo a riqueza da experiência que reside na prática de bons professores. Trabalhamos o conceito de competência na profissão docente e prática-reflexiva, reportando-nos às políticas atuais. Abordamos essa temática com a participação de vinte professores de três instituições privadas da Região Metropolitana de Campinas. Articulamos ao estudo teórico, as experiências dos docentes registradas em questionários e entrevistas. Concluímos que seria ingênuo pensar que com medidas e propostas simplistas e ações isoladas, dependendo apenas da vontade pessoal, conseguiríamos transformar situações problemáticas no campo da formação de professores. No entanto, consideramos o quanto se fez presente nos depoimentos dos docentes, a vontade de olhar para o processo de ensino e aprendizagem com a sensibilidade de romper com a demanda do ensino voltado exclusivamente para o mundo do trabalho.We argue in the present work, the challenges and possibilities lived deeply in the construction of the research and the option for the subject: formation of professors. We presented after that, a historical briefing collating the past and the present of the courses of teaching formation, analyzing the educational politics and the movement of the educators in favor of the professionalization of the teaching. We rescued the education as a task of humanizes share, standing out the process of education and learning the joint of the dimensions politics, ethics and technique to form the critical-transforming teaching formation, recognizing the wealth of the experience that inhabits in the practical of good professors. We worked the concept of ability in the teaching and practical-reflexive profession, reportin to the current politics. We approached this thematic with the participation of twenty professors of three private institutions of the Region Metropolitan of Campinas. We articulated to the theoretical study, the experiences of the professors registered in questionnaires and interviews. We concluded that would be ingenuous to think that with simplistic measures and proposals and isolated actions, depending only on the personal will, we would change problematic situations into the field of the formation of professors. However, we considered how much the will of looking to the process of education and learning with sensitivity to breach with the demand of the education related, exclusively, toward the world of the work was present in the professor s statements.PUC-CampinasMachado, Vera Lúcia de CarvalhoPontifícia Universidade Católica de CampinasGonzaga, Marta Leardini2022-02-16T18:13:39Z2022-02-16T18:13:39Z2009-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153972291356782462760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:26Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15397Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:26Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
The process of education and learning at teaching formation course: a way of enchantments and disenchantments
title O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
spellingShingle O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
Gonzaga, Marta Leardini
formação de professores
políticas educacionais
dimensões política
ética e técnica
formation of professors
educational politics
politics
ethics
technique dimensions
title_short O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
title_full O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
title_fullStr O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
title_full_unstemmed O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
title_sort O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
author Gonzaga, Marta Leardini
author_facet Gonzaga, Marta Leardini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Vera Lúcia de Carvalho
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Marta Leardini
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
políticas educacionais
dimensões política
ética e técnica
formation of professors
educational politics
politics
ethics
technique dimensions
topic formação de professores
políticas educacionais
dimensões política
ética e técnica
formation of professors
educational politics
politics
ethics
technique dimensions
description Discutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o presente dos cursos de formação docente, analisando as políticas educacionais e o movimento dos educadores em prol da profissionalização do magistério. Resgatamos a docência como uma tarefa de humanização compartilhada, ressaltando no processo de ensino e aprendizagem a articulação das dimensões política, ética e técnica como fomentadora da formação docente crítico-transformadora, reconhecendo a riqueza da experiência que reside na prática de bons professores. Trabalhamos o conceito de competência na profissão docente e prática-reflexiva, reportando-nos às políticas atuais. Abordamos essa temática com a participação de vinte professores de três instituições privadas da Região Metropolitana de Campinas. Articulamos ao estudo teórico, as experiências dos docentes registradas em questionários e entrevistas. Concluímos que seria ingênuo pensar que com medidas e propostas simplistas e ações isoladas, dependendo apenas da vontade pessoal, conseguiríamos transformar situações problemáticas no campo da formação de professores. No entanto, consideramos o quanto se fez presente nos depoimentos dos docentes, a vontade de olhar para o processo de ensino e aprendizagem com a sensibilidade de romper com a demanda do ensino voltado exclusivamente para o mundo do trabalho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-21
2022-02-16T18:13:39Z
2022-02-16T18:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15397
2291356782462760
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15397
identifier_str_mv 2291356782462760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1792877950298750976