LINGUAGENS EM AÇÃO: Estudos interartísticos em Epopeia do Sertão, de William Agel de Mello e Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Oliveira, Josiane Peres Soares de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3945
Resumo: Esse trabalho centra-se nas linguagens, literária e cinematográfica, tomando como objeto o romance, Epopeia dos Sertões, de William Agel de Mello e Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, obras que dialogam, do ponto de vista temático, estético e imagético, considerando os modos de construção da arte contemporânea. Tendo em vista a importância das abordagens comparativistas para a crítica literária e para os estudos interartísticos essa forma de análise interpretativa é aplicada nas bases deste estudo, num esforço para se apreender o poder da narrativa e do discurso, tanto nas cenas romanescas como nas imagens fílmicas, destacando e comparando excertos do romance de William Agel de Mello e do filme de Glauber Rocha. Destaca-se que, no primeiro momento, ocupamo-nos dos diálogos possíveis entre a literatura e cinema, cotejando as fronteiras do discurso narrativo com as do discurso cinematográfico, enfatizando os seus traços identitários para acessar as suas diferenças e aproximações e, em sequência, o foco de nossa análise recai sobre as imagens e cenas, partindo de uma visão mais aberta e geral, quanto aos modos narrativos romanesco e fílmico para, finalmente, procedermos à apreciação, os planos mais restritos, pontuando metáforas e alegorias no espectro composicional dos dois textos em pauta, no intuito de alcançar por esta via suas estruturas significativas e, com isso, oferecer subsídios para outros trabalhos que objetivem perscrutar os sentidos e sensibilidades aí contidos.
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