MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000).
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas BR PUC Goiás Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/697 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa com análise de entrevista semi-estruturadas. As categorias estado, poder, democracia, cidadania e intelectual orgânico são analisadas na relação entre o atual estágio da educação brasileira e as ações dos movimentos sociais de educadores no embate com o poder instituído, na luta em favor da qualidade socialmente referenciada da educação pública, em todos os níveis. Discute-se a transformação do indivíduo em sujeito que, vinculado aos movimentos sociais, contesta o modelo da sociedade e se empenha na sua contrarregulação, Reflete-se sobre a história e a conceituação dos movimentos sociais para aproximarse de suas transformações em decorrência das dinâmicas econômicas, tecnológicas e ideológicas ocorridas no mundo e no Brasil. Discute-se a inscrição do movimento social de professores nos novos movimentos sociais, em uma análise que comporta o processo de globalização e da adesão do governo brasileiro ao neoliberalismo, em um movimento que culminou com a captura da educação pelo capital. Analisa-se a mudança da natureza dos movimentos sociais no embate com o poder instituído, e as suas repercussões na educação nacional. Nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira desenvolveram ações de resistência ativa ao regime, ao passo que com a sua retirada e respectiva redemocratização do País, os movimentos passaram a ser propositivos. No governo atual de feição democrático popular, em que um exlíder do movimento sindical, um dos nossos , assumiu a presidência da república, tem sido possível detectar posturas conservadoras dos movimentos sociais de educadores. Essa compreensão foi possível com a adoção do materialismo histórico e dialético para analisar as contradições produzidas pela sociedade capitalista na atualidade. O referencial teórico acerca dos novos movimentos sociais foi fundamental para desvelar os fluxos e refluxos dos movimentos sociais no seu embate com o poder instituído, concomitantemente com as transformações da sociedade civil e política capitaneadas pelas políticas neoliberais. A pluralidade das associações de estudos e pesquisa em educação, cada uma com a sua especificidade, que ora fragmenta a possibilidade de uma agenda comum, ora organiza essa agenda, muitas vezes inviabiliza a articulação em uma central, enfraquecendo o embate com o governo. Esta investigação consiste em mais estudo que desvela o descaso com que o governo trata a educação, bem comum tão importante para o povo brasileiro. Resulta desse trabalho as considerações de que a história não é condescendente com os retardatários, com os conformados, com os indivíduos acríticos, com os movimentos sociais de proposições passivas e com os movimentos sociais conservadores. Os desfiliados sociais precisam tornar-se cidadãos, precisam emancipar-se das amarras impostas pelas classes dominantes. As perplexidades suscitadas poderão, talvez, despertar a consciência de classe dos professores, para desenvolveram ações coletivas no conflito estabelecido com o poder instituído, baseadas na solidariedade, com vistas ao avanço na educação pública, de qualidade socialmente referenciada para todos e em todos os níveis. |
id |
PUC_GO_5fb10b4a55241737964872d55a49d4de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/697 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
|
spelling |
MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000).Estado e PoderMovimento Social de ProfessoresEducação PúblicaNeoliberalismoEmancipaçãoState and PowerSocial Movement of ProfessorsPublic EducationNeoliberalsEmancipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPesquisa qualitativa com análise de entrevista semi-estruturadas. As categorias estado, poder, democracia, cidadania e intelectual orgânico são analisadas na relação entre o atual estágio da educação brasileira e as ações dos movimentos sociais de educadores no embate com o poder instituído, na luta em favor da qualidade socialmente referenciada da educação pública, em todos os níveis. Discute-se a transformação do indivíduo em sujeito que, vinculado aos movimentos sociais, contesta o modelo da sociedade e se empenha na sua contrarregulação, Reflete-se sobre a história e a conceituação dos movimentos sociais para aproximarse de suas transformações em decorrência das dinâmicas econômicas, tecnológicas e ideológicas ocorridas no mundo e no Brasil. Discute-se a inscrição do movimento social de professores nos novos movimentos sociais, em uma análise que comporta o processo de globalização e da adesão do governo brasileiro ao neoliberalismo, em um movimento que culminou com a captura da educação pelo capital. Analisa-se a mudança da natureza dos movimentos sociais no embate com o poder instituído, e as suas repercussões na educação nacional. Nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira desenvolveram ações de resistência ativa ao regime, ao passo que com a sua retirada e respectiva redemocratização do País, os movimentos passaram a ser propositivos. No governo atual de feição democrático popular, em que um exlíder do movimento sindical, um dos nossos , assumiu a presidência da república, tem sido possível detectar posturas conservadoras dos movimentos sociais de educadores. Essa compreensão foi possível com a adoção do materialismo histórico e dialético para analisar as contradições produzidas pela sociedade capitalista na atualidade. O referencial teórico acerca dos novos movimentos sociais foi fundamental para desvelar os fluxos e refluxos dos movimentos sociais no seu embate com o poder instituído, concomitantemente com as transformações da sociedade civil e política capitaneadas pelas políticas neoliberais. A pluralidade das associações de estudos e pesquisa em educação, cada uma com a sua especificidade, que ora fragmenta a possibilidade de uma agenda comum, ora organiza essa agenda, muitas vezes inviabiliza a articulação em uma central, enfraquecendo o embate com o governo. Esta investigação consiste em mais estudo que desvela o descaso com que o governo trata a educação, bem comum tão importante para o povo brasileiro. Resulta desse trabalho as considerações de que a história não é condescendente com os retardatários, com os conformados, com os indivíduos acríticos, com os movimentos sociais de proposições passivas e com os movimentos sociais conservadores. Os desfiliados sociais precisam tornar-se cidadãos, precisam emancipar-se das amarras impostas pelas classes dominantes. As perplexidades suscitadas poderão, talvez, despertar a consciência de classe dos professores, para desenvolveram ações coletivas no conflito estabelecido com o poder instituído, baseadas na solidariedade, com vistas ao avanço na educação pública, de qualidade socialmente referenciada para todos e em todos os níveis.Qualitative research with analysis of half-estruradas interview. The categories been, to be able, democracy, citizenship and organic intellectual are analyzed in the relation enter the current period of training of the Brazilian education and the actions of the social movements of educators in the shock with the instituted power, in the fight for the quality socially referenced of the public education, in all the levels. It is argued transformation of the individual in citizen that, tied with the social movements, contests the model of the society and if it pledges in its contraregulation, Reflects on the history and the conceptualization of the social movements to come close itself to its transformations in result of economic, technological and ideological the dynamic occured in the world and Brazil. It is argued registration of the social movement of professors in the new social movements, in an analysis that holds the process of globalization and the adhesion of the Brazilian government to the neoliberals, in a movement that culminated with the capture of the education for the capital. It is analyzed change of the nature of the social movements in the shock with the instituted power, and its repercussions in the national education. In the years of lead of the Brazilian military dictatorship they had developed action of active resistance to the regimen, to the step that with its withdrawal and respective volte democracy of the Country, the movements had started to be propositive. In the current government of popular democratic mode, where a former-leader of the syndical movement, one of ours , assumed the presidency of the republic, it has been possible to detect positions conservatives of the social movements of educators. This understanding was possible with the adoption of the historical and dialectic materialism to analyze the contradictions produced for the capitalist society in the present time. The theoretical referential concerning the new social movements was basic to show the flows and refluxes of the social movements of its shock with intuited, concomitantly with the transformations of the civil society and politics commanded by the neoliberal politics. A plurality of the associations of studies and research in education, each one with its specification, that however breaks up the possibility of a common agenda, however organizes this agenda, many times makes impracticable the joint in a central office, weakening the shock with the government. This inquiry consists of more study that show the indifference with that the government deals the education, so important common good for the Brazilian people. It results of this work the considerations of that history is not condescending with the latecomers, the conformed ones, the no critics individuals, the social movements of passive proposals and with the social movements conservatives. The desfiliados social ones need to become citizens, need to emancipate themselves of mooring cables imposed for the ruling classes. Perplexities excited will be able, perhaps, to awake the conscience of classroom of the professors, for had developed class actions in the conflict established with the instituted power, based in solidarity, with sights to the advance in the public education, of quality socially referenced for all and in all the levelsPontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoBrzezinski, Iriahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4Campos, Francisco Itamihttp://lattes.cnpq.br/6940536029291590Martins, Alice Fátimahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792354D7Silva, Marcos Antonio dahttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669Carneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Rodrigues, Rubson Marques2016-07-27T13:44:47Z2013-10-162010-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRODRIGUES, Rubson Marques. MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000).. 2010. 181 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T13:11:40Zoai:ambar:tede/697Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T13:11:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000). |
title |
MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000). |
spellingShingle |
MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000). Rodrigues, Rubson Marques Estado e Poder Movimento Social de Professores Educação Pública Neoliberalismo Emancipação State and Power Social Movement of Professors Public Education Neoliberals Emancipation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000). |
title_full |
MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000). |
title_fullStr |
MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000). |
title_full_unstemmed |
MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000). |
title_sort |
MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000). |
author |
Rodrigues, Rubson Marques |
author_facet |
Rodrigues, Rubson Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brzezinski, Iria http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4 Campos, Francisco Itami http://lattes.cnpq.br/6940536029291590 Martins, Alice Fátima http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792354D7 Silva, Marcos Antonio da http://lattes.cnpq.br/3081748462365669 Carneiro, Maria Esperança Fernandes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rubson Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado e Poder Movimento Social de Professores Educação Pública Neoliberalismo Emancipação State and Power Social Movement of Professors Public Education Neoliberals Emancipation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Estado e Poder Movimento Social de Professores Educação Pública Neoliberalismo Emancipação State and Power Social Movement of Professors Public Education Neoliberals Emancipation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Pesquisa qualitativa com análise de entrevista semi-estruturadas. As categorias estado, poder, democracia, cidadania e intelectual orgânico são analisadas na relação entre o atual estágio da educação brasileira e as ações dos movimentos sociais de educadores no embate com o poder instituído, na luta em favor da qualidade socialmente referenciada da educação pública, em todos os níveis. Discute-se a transformação do indivíduo em sujeito que, vinculado aos movimentos sociais, contesta o modelo da sociedade e se empenha na sua contrarregulação, Reflete-se sobre a história e a conceituação dos movimentos sociais para aproximarse de suas transformações em decorrência das dinâmicas econômicas, tecnológicas e ideológicas ocorridas no mundo e no Brasil. Discute-se a inscrição do movimento social de professores nos novos movimentos sociais, em uma análise que comporta o processo de globalização e da adesão do governo brasileiro ao neoliberalismo, em um movimento que culminou com a captura da educação pelo capital. Analisa-se a mudança da natureza dos movimentos sociais no embate com o poder instituído, e as suas repercussões na educação nacional. Nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira desenvolveram ações de resistência ativa ao regime, ao passo que com a sua retirada e respectiva redemocratização do País, os movimentos passaram a ser propositivos. No governo atual de feição democrático popular, em que um exlíder do movimento sindical, um dos nossos , assumiu a presidência da república, tem sido possível detectar posturas conservadoras dos movimentos sociais de educadores. Essa compreensão foi possível com a adoção do materialismo histórico e dialético para analisar as contradições produzidas pela sociedade capitalista na atualidade. O referencial teórico acerca dos novos movimentos sociais foi fundamental para desvelar os fluxos e refluxos dos movimentos sociais no seu embate com o poder instituído, concomitantemente com as transformações da sociedade civil e política capitaneadas pelas políticas neoliberais. A pluralidade das associações de estudos e pesquisa em educação, cada uma com a sua especificidade, que ora fragmenta a possibilidade de uma agenda comum, ora organiza essa agenda, muitas vezes inviabiliza a articulação em uma central, enfraquecendo o embate com o governo. Esta investigação consiste em mais estudo que desvela o descaso com que o governo trata a educação, bem comum tão importante para o povo brasileiro. Resulta desse trabalho as considerações de que a história não é condescendente com os retardatários, com os conformados, com os indivíduos acríticos, com os movimentos sociais de proposições passivas e com os movimentos sociais conservadores. Os desfiliados sociais precisam tornar-se cidadãos, precisam emancipar-se das amarras impostas pelas classes dominantes. As perplexidades suscitadas poderão, talvez, despertar a consciência de classe dos professores, para desenvolveram ações coletivas no conflito estabelecido com o poder instituído, baseadas na solidariedade, com vistas ao avanço na educação pública, de qualidade socialmente referenciada para todos e em todos os níveis. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-14 2013-10-16 2016-07-27T13:44:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Rubson Marques. MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000).. 2010. 181 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010. http://localhost:8080/tede/handle/tede/697 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Rubson Marques. MOVIMENTOS SOCIAIS DE EDUCADORES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LUTAS, CONQUISTAS E DESCONSTRUÇÕES (DÉCADAS 1990-2000).. 2010. 181 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1796791447335206912 |