A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Bernades, Carla Mendonça Lisboa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo expor a respeito do estudo realizado sobre a mediação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos cursos de formação de professores a distância. É sabido que as TDICs passaram a ser inseridas amplamente na sociedade, porém no ambiente escolar, essas tecnologias ainda parecem ter um certo distanciamento da sala de aula. Esta investigação caracterizou-se como pesquisa bibliográfica documental, buscando aprofundar nos estudos de diversos autores, como:Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D’Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013), Peixoto (2011) e Toschi (2010). A aplicação dessa pesquisa foi de cunho qualitativo. Inicialmente viu-se a necessidade de um levantamento histórico sobre a formação de professores no Brasil, bem como a legislação que rege e estabelece as diretrizes a respeito dos cursos de formação de professores, especificamente o curso de Pedagogia na modalidade EaD – Educação a Distância. Em seguida verificou-se a necessidade de conceituar tecnologias fazendo um breve caminho histórico até chegar a terminologia TDICs, conhecendo assim as ferramentas disponíveis e sua aplicabilidade no processo ensino aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa voltada para a formação de professores, era de se esperar um momento de discussão a respeito do uso dessas ferramentas digitais nos ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente nos cursos oferecidos na modalidade EaD. Essa pesquisa foi finalizada com o conceito de mediação pedagógica e sua contribuição nos ambientes virtuais de aprendizagem.
id PUC_GO_d9a64fd1303de7067eec842ae3f83738
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4387
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distânciaMediation in the use of digital information and communication technologies in distance teacher education coursesFormação de professores, Tecnologias digitais; EaD - Educação a Distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Mediação pedagógica;teacher education; Digital Technologies; DE; Virtual learning environment; Pedagogical mediation.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa tem como objetivo expor a respeito do estudo realizado sobre a mediação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos cursos de formação de professores a distância. É sabido que as TDICs passaram a ser inseridas amplamente na sociedade, porém no ambiente escolar, essas tecnologias ainda parecem ter um certo distanciamento da sala de aula. Esta investigação caracterizou-se como pesquisa bibliográfica documental, buscando aprofundar nos estudos de diversos autores, como:Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D’Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013), Peixoto (2011) e Toschi (2010). A aplicação dessa pesquisa foi de cunho qualitativo. Inicialmente viu-se a necessidade de um levantamento histórico sobre a formação de professores no Brasil, bem como a legislação que rege e estabelece as diretrizes a respeito dos cursos de formação de professores, especificamente o curso de Pedagogia na modalidade EaD – Educação a Distância. Em seguida verificou-se a necessidade de conceituar tecnologias fazendo um breve caminho histórico até chegar a terminologia TDICs, conhecendo assim as ferramentas disponíveis e sua aplicabilidade no processo ensino aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa voltada para a formação de professores, era de se esperar um momento de discussão a respeito do uso dessas ferramentas digitais nos ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente nos cursos oferecidos na modalidade EaD. Essa pesquisa foi finalizada com o conceito de mediação pedagógica e sua contribuição nos ambientes virtuais de aprendizagem.This research aims to expose about the study on mediation in the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in distance learning teacher education courses. It is well known that TDICs are now widely inserted in society, but in the school environment, these technologies still seem to have a certain distance from the classroom. This research was characterized as documentary bibliographic research, seeking to deepen the studies of several authors, such as: Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D'Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013) , Peixoto (2011) and Toschi (2010). The application of this research was qualitative. Initially, there was the need for a historical survey on teacher training in Brazil, as well as the legislation that governs and establishes the guidelines regarding teacher training courses, specifically the Distance Education Pedagogy course. Then there was the need to conceptualize technologies taking a brief historical path to reach the terminology TDICs, thus knowing the available tools and their applicability in the teaching-learning process. As it is a research focused on teacher education, it was expected a moment of discussion about the use of these digital tools in virtual learning environments, especially in the courses offered in the distance learning modality. This research was concluded with the concept of pedagogical mediation and its contribution in virtual learning environments.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSiqueira, Teresa Cristina Barbohttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004Peixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Lima, Daniela da Costa Britto Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2278807353455371Bernades, Carla Mendonça Lisboa2019-11-20T22:46:34Z2019-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBernades, Carla Mendonça Lisboa. A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância. 2019. 107 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-04T20:51:00Zoai:ambar:tede/4387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-04T20:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância
Mediation in the use of digital information and communication technologies in distance teacher education courses
title A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância
spellingShingle A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância
Bernades, Carla Mendonça Lisboa
Formação de professores, Tecnologias digitais; EaD - Educação a Distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Mediação pedagógica;
teacher education; Digital Technologies; DE; Virtual learning environment; Pedagogical mediation.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância
title_full A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância
title_fullStr A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância
title_full_unstemmed A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância
title_sort A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância
author Bernades, Carla Mendonça Lisboa
author_facet Bernades, Carla Mendonça Lisboa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Teresa Cristina Barbo
http://lattes.cnpq.br/7957583668480004
Peixoto, Joana
http://lattes.cnpq.br/5636200472384576
Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
http://lattes.cnpq.br/2278807353455371
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernades, Carla Mendonça Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores, Tecnologias digitais; EaD - Educação a Distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Mediação pedagógica;
teacher education; Digital Technologies; DE; Virtual learning environment; Pedagogical mediation.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação de professores, Tecnologias digitais; EaD - Educação a Distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Mediação pedagógica;
teacher education; Digital Technologies; DE; Virtual learning environment; Pedagogical mediation.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa tem como objetivo expor a respeito do estudo realizado sobre a mediação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos cursos de formação de professores a distância. É sabido que as TDICs passaram a ser inseridas amplamente na sociedade, porém no ambiente escolar, essas tecnologias ainda parecem ter um certo distanciamento da sala de aula. Esta investigação caracterizou-se como pesquisa bibliográfica documental, buscando aprofundar nos estudos de diversos autores, como:Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D’Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013), Peixoto (2011) e Toschi (2010). A aplicação dessa pesquisa foi de cunho qualitativo. Inicialmente viu-se a necessidade de um levantamento histórico sobre a formação de professores no Brasil, bem como a legislação que rege e estabelece as diretrizes a respeito dos cursos de formação de professores, especificamente o curso de Pedagogia na modalidade EaD – Educação a Distância. Em seguida verificou-se a necessidade de conceituar tecnologias fazendo um breve caminho histórico até chegar a terminologia TDICs, conhecendo assim as ferramentas disponíveis e sua aplicabilidade no processo ensino aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa voltada para a formação de professores, era de se esperar um momento de discussão a respeito do uso dessas ferramentas digitais nos ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente nos cursos oferecidos na modalidade EaD. Essa pesquisa foi finalizada com o conceito de mediação pedagógica e sua contribuição nos ambientes virtuais de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20T22:46:34Z
2019-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bernades, Carla Mendonça Lisboa. A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância. 2019. 107 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387
identifier_str_mv Bernades, Carla Mendonça Lisboa. A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância. 2019. 107 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809203588754309120