Supervisão pedagógica em Moçambique: implicações políticas e pedagógicas no interior das escolas da educação básica
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4849 |
Resumo: | A Supervisão Pedagógica em Moçambique: implicações políticas e pedagógicas no interior das escolas básicas, tema desta pesquisa, apresentado ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) na Escola de Formação de Professores e Humanidades, na linha de pesquisa Teorias de Educação e Processos Pedagógicos, busca responder a questão: Quais são as implicações políticas e pedagógicas do exercício da supervisão pedagógica nas escolas da educação básica da rede pública no contexto moçambicano? Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar as implicações políticas e pedagógicas do exercício da supervisão pedagógica no interior das escolas da educação básica na rede pública de Moçambique, por forma a descortinar a verdadeira função do supervisor pedagógico no interior da escola. De forma mais específica e detalhada da pesquisa, primeiro se faz uma descrição da história da educação de Moçambique para explicitar os aspectos que deram abertura à supervisão pedagógica, e caracterizar as formas de funcionamento da supervisão educacional/pedagógica de Moçambique. segundo, ainda de forma específica, o estudo traz uma explicitação das relações de poder e os processos de reprodução que a supervisão pedagógica desempenha nas escolas da educação básica na rede pública. Em terceiro momento, o estudo traz uma análise da função política e pedagógica da supervisão pedagógica nas escolas da educação básica da rede pública moçambicana na perspectiva da fala do sujeito da entrevista. E por último, ainda especificamente, traz uma abordagem indicando perspectivas transformadoras da supervisão pedagógica para o sistema educacional de Moçambique e nas escolas numa perspectiva democrática, humanizadora e emancipadora. Assim, para sustentar a análise da pesquisa duma forma metodológica, recorre-se as explicações do Michael Foucault, tentando mostrar como o poder se organiza, se estrutura no interior da escola, através das ações disciplinares do sujeito. E ainda na abordagem do Pierre Bourdieu sobre a escola como aparelho reprodutor da sociedade de classes, mantendo a hierarquia de poder. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de campo e se recorre também aos documentos jurídicos legais atinentes a educação moçambicana. Para a pesquisa de campo, recorre-se a realização de entrevistas aos sujeitos que convivem com o fenômeno em pesquisa, de forma presencial, com perguntas abertas. Diante das discussões, os resultados da pesquisa evidenciam que, a prática da supervisão pedagógica no contexto moçambicano, remota desde o período colonial, época que foram instituídas as primeiras escolas em Moçambique, e que esta atividade foi sempre ligada a vigilância e ao controle, pois é uma herança colonial. Trata- se de uma ideologia da classe dominante, uma estratégia do mundo capitalista instituída nas escolas sob vários denominadores dependendo da atividade, é hierarquizada e bem dissimulada. O que mostra que, a supervisão pedagógica é uma atividade de controle instituída numa relação de poder hierárquico |
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Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar as implicações políticas e pedagógicas do exercício da supervisão pedagógica no interior das escolas da educação básica na rede pública de Moçambique, por forma a descortinar a verdadeira função do supervisor pedagógico no interior da escola. De forma mais específica e detalhada da pesquisa, primeiro se faz uma descrição da história da educação de Moçambique para explicitar os aspectos que deram abertura à supervisão pedagógica, e caracterizar as formas de funcionamento da supervisão educacional/pedagógica de Moçambique. segundo, ainda de forma específica, o estudo traz uma explicitação das relações de poder e os processos de reprodução que a supervisão pedagógica desempenha nas escolas da educação básica na rede pública. Em terceiro momento, o estudo traz uma análise da função política e pedagógica da supervisão pedagógica nas escolas da educação básica da rede pública moçambicana na perspectiva da fala do sujeito da entrevista. E por último, ainda especificamente, traz uma abordagem indicando perspectivas transformadoras da supervisão pedagógica para o sistema educacional de Moçambique e nas escolas numa perspectiva democrática, humanizadora e emancipadora. Assim, para sustentar a análise da pesquisa duma forma metodológica, recorre-se as explicações do Michael Foucault, tentando mostrar como o poder se organiza, se estrutura no interior da escola, através das ações disciplinares do sujeito. E ainda na abordagem do Pierre Bourdieu sobre a escola como aparelho reprodutor da sociedade de classes, mantendo a hierarquia de poder. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de campo e se recorre também aos documentos jurídicos legais atinentes a educação moçambicana. Para a pesquisa de campo, recorre-se a realização de entrevistas aos sujeitos que convivem com o fenômeno em pesquisa, de forma presencial, com perguntas abertas. Diante das discussões, os resultados da pesquisa evidenciam que, a prática da supervisão pedagógica no contexto moçambicano, remota desde o período colonial, época que foram instituídas as primeiras escolas em Moçambique, e que esta atividade foi sempre ligada a vigilância e ao controle, pois é uma herança colonial. Trata- se de uma ideologia da classe dominante, uma estratégia do mundo capitalista instituída nas escolas sob vários denominadores dependendo da atividade, é hierarquizada e bem dissimulada. O que mostra que, a supervisão pedagógica é uma atividade de controle instituída numa relação de poder hierárquicoThe pedagogical supervision in Mozambique: the political and pedagogical implications inside the basic schools, the topic of this research, presented to the postgraduation program "Stricto Sensu" in Education of Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) at the school of teachers and humanity training in the scope of research of theories of education and pedagogical processes, seeks to respond to the question: what are the political and pedagogical implications to the exercise of the pedagogical supervision at the schools of basic education of the public network in the Mozambican context? So, the main objective of this research is to analyze the political and pedagogical implications of the exercise of pedagogical supervision inside the schools of basic education in the public network of Mozambique, to spy on the true function of the pedagogical supervision inside the school. In the most specific and detailed form of the research, first, it's described the Mozambican history of education to explain the aspects that gave the opening of pedagogical supervision and to characterize the forms of operation of educational/pedagogical supervision in Mozambique. Second, by the most specific form as well, the study brings explicitness of relations of power and the processes of reproduction that the pedagogical supervision plays at the schools of the basic education in the Mozambican public network in the perspective speaking of the subject in the interview. And finally, with a specific form as well, it brings an approach indicating the manufacturing perspectives of the pedagogical supervision for the educational System of Mozambique and at the schools through democratic, humanizing, and emancipative perspectives. So, to sustain the analysis of the research by methodological form, it's betaken the explanation of Micheal Foucault, trying to demonstrate how the power is organized and structured inside the school through the disciplinary actions of the Subject. And yet, in the approach of Pierre Bourdieu about the school as a reproductive System of the society of class, keeping the hierarchy of power. This research is bibliographic, of field, and is betaken the juridic legal documents related to the education of Mozambique. For the field, research has betaken the realization of interviews with the subjects who are used with the phenomenon under investigation, presently, with the open-ended questions. During the discussions the outcomes of the investigation evidence that the practice of pedagogical supervision in the Mozambican context remotes from the colonial period, the period that institutionalized the first schools in Mozambique, and that this activity was always connected with vigilance and control because it's colonial inheritance. It's an ideology of the dominant class, a strategy of the capitalist world found at the schools by different dominators depending on the activity, it's hierarchized and well dissimulated. This demonstrates that pedagogical supervision is an activity of control found in a relation to hierarchical power.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Libâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Duarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Pessoni, Lucineide Maria de Limahttp://lattes.cnpq.br/9393586491556184Juliasse, Arlindo Cornélio Ntunduathahttp://lattes.cnpq.br/6163654289539913Vasconcelos, Maria Luiza Gomeshttp://lattes.cnpq.br/7138105104827902Quimuenhe, Ancha2022-10-03T20:31:13Z2022-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfQUIMUENHE, Ancha. Supervisão pedagógica em Moçambique: implicações políticas e pedagógicas no interior das escolas da educação básica. 2022. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-10-04T04:00:43Zoai:ambar:tede/4849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-10-04T04:00:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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