O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: DANILO MARQUES DA SILVA GODINHO lattes
Orientador(a): SOLANGE JOBIM E SOUZA lattes
Banca de defesa: SOLANGE JOBIM E SOUZA, MARCIA OLIVEIRA MORAES, MARCELO SANTANA FERREIRA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@2
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito do uso das imagens técnicas integrado à pesquisa em ciências humanas, pretendendo, com isso, contribuir para um maior entendimento a respeito das implicações da presença cada vez mais constante dos meios tecnológicos no modo como a sociedade contemporânea vem se constituindo. O embasamento teórico tem como premissa a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin (1895-1975), principalmente no que concerne aos conceitos dialogismo, exotopia e alteridade. A sua concepção de linguagem foi articulada a uma análise do modo de produção dos seguintes documentários brasileiros: Edifício Master (2002), O fim e o princípio (2005), ambos de Eduardo Coutinho, e Santiago (2008) de João Moreira Salles. O principal aspecto que aproxima os documentários à produção de uma linguagem própria de pesquisa em ciências humanas é a postura de assumir a presença da câmera como uma mediação que atua e mobiliza tensões que re-significam a relação do pesquisador e seu outro. Neste sentido, o uso da câmera tem sido problematizado como parte integrante de dois momentos distintos da prática de pesquisa, quais sejam: primeiro, enquanto mediação técnica que interfere no próprio campo, no momento de realização da pesquisa; segundo, quando ao editar as imagens o pesquisador produz uma narrativa cuja intenção é divulgar os resultados da pesquisa a partir da produção de um vídeo-documentário.
id PUC_RIO-1_3c1b7d5d7825cc9266060c5df0bd1900
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34468
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANASTHE MEETING BETWEEN THE RESEARCHER AND HIS OTHER MEDIATED BY THE USE OF IMAGING TECHNIQUES: REFLECTIONS ON THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN THE HUMANITIES2011-03-24SOLANGE JOBIM E SOUZA80555250725lattes.cnpq.br/1448154911937375SOLANGE JOBIM E SOUZAMARCIA OLIVEIRA MORAESMARCELO SANTANA FERREIRA10884332780lattes.cnpq.br/0220068248700603DANILO MARQUES DA SILVA GODINHOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBRO presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito do uso das imagens técnicas integrado à pesquisa em ciências humanas, pretendendo, com isso, contribuir para um maior entendimento a respeito das implicações da presença cada vez mais constante dos meios tecnológicos no modo como a sociedade contemporânea vem se constituindo. O embasamento teórico tem como premissa a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin (1895-1975), principalmente no que concerne aos conceitos dialogismo, exotopia e alteridade. A sua concepção de linguagem foi articulada a uma análise do modo de produção dos seguintes documentários brasileiros: Edifício Master (2002), O fim e o princípio (2005), ambos de Eduardo Coutinho, e Santiago (2008) de João Moreira Salles. O principal aspecto que aproxima os documentários à produção de uma linguagem própria de pesquisa em ciências humanas é a postura de assumir a presença da câmera como uma mediação que atua e mobiliza tensões que re-significam a relação do pesquisador e seu outro. Neste sentido, o uso da câmera tem sido problematizado como parte integrante de dois momentos distintos da prática de pesquisa, quais sejam: primeiro, enquanto mediação técnica que interfere no próprio campo, no momento de realização da pesquisa; segundo, quando ao editar as imagens o pesquisador produz uma narrativa cuja intenção é divulgar os resultados da pesquisa a partir da produção de um vídeo-documentário.This work aims to reflect on the integrated use of imaging techniques to research in the humanities, intending, there by to contribute to a better understanding about the implications of the increasing presence of constant technological means in the way contemporary society has been constituted. The theoretical basis is premised on the philosophy of language Mikhail Bakhtin (1895-1975), particularly regarding the concepts dialogism, exotopia and otherness. Its design language is articulated to an analysis of the production process of the following Brazilian documentaries: Edifício Master (2002), The end and beginning (2005), both of Eduardo Coutinho, and Santiago (2008) of Joao Moreira Salles. The main thing that brings documentaries to produce a language of its own research in the humanities is the position of assuming the presence of the camera that acts as a mediating tensions and mobilizes to re-signify the relationship between the researcher and his other. In this sense, the use of the camera has been questioned as part of two separate stages of research practice, namely: first, while mediation technique that interferes with the field at the time of performing the search, and second, when the edit images the researcher produces a narrative that is intended to disseminate the research results from the production of a documentary video.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:49:42ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE MEETING BETWEEN THE RESEARCHER AND HIS OTHER MEDIATED BY THE USE OF IMAGING TECHNIQUES: REFLECTIONS ON THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE IN THE HUMANITIES
title O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS
spellingShingle O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS
DANILO MARQUES DA SILVA GODINHO
title_short O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS
title_full O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS
title_fullStr O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS
title_full_unstemmed O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS
title_sort O ENCONTRO ENTRE O PESQUISADOR E O SEU OUTRO MEDIADO PELO USO DE IMAGENS TÉCNICAS: REFLEXÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS HUMANAS
author DANILO MARQUES DA SILVA GODINHO
author_facet DANILO MARQUES DA SILVA GODINHO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 80555250725
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1448154911937375
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCIA OLIVEIRA MORAES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCELO SANTANA FERREIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10884332780
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0220068248700603
dc.contributor.author.fl_str_mv DANILO MARQUES DA SILVA GODINHO
contributor_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
SOLANGE JOBIM E SOUZA
MARCIA OLIVEIRA MORAES
MARCELO SANTANA FERREIRA
description O presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito do uso das imagens técnicas integrado à pesquisa em ciências humanas, pretendendo, com isso, contribuir para um maior entendimento a respeito das implicações da presença cada vez mais constante dos meios tecnológicos no modo como a sociedade contemporânea vem se constituindo. O embasamento teórico tem como premissa a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin (1895-1975), principalmente no que concerne aos conceitos dialogismo, exotopia e alteridade. A sua concepção de linguagem foi articulada a uma análise do modo de produção dos seguintes documentários brasileiros: Edifício Master (2002), O fim e o princípio (2005), ambos de Eduardo Coutinho, e Santiago (2008) de João Moreira Salles. O principal aspecto que aproxima os documentários à produção de uma linguagem própria de pesquisa em ciências humanas é a postura de assumir a presença da câmera como uma mediação que atua e mobiliza tensões que re-significam a relação do pesquisador e seu outro. Neste sentido, o uso da câmera tem sido problematizado como parte integrante de dois momentos distintos da prática de pesquisa, quais sejam: primeiro, enquanto mediação técnica que interfere no próprio campo, no momento de realização da pesquisa; segundo, quando ao editar as imagens o pesquisador produz uma narrativa cuja intenção é divulgar os resultados da pesquisa a partir da produção de um vídeo-documentário.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34468@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626338570960896