A MODEL-CENTRIC SEQUENTIAL APPROACH TO OUTLIER ENSEMBLES IN A MARKETING SCIENCE CONTEXT

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: REBECCA PORPHIRIO DA COSTA DE AZEVEDO lattes
Orientador(a): HELIO CORTES VIEIRA LOPES lattes
Banca de defesa: HELIO CORTES VIEIRA LOPES, GUSTAVO ROBICHEZ DE CARVALHO
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM INFORMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36998@1
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Resumo: O desenvolvimento visto nos últimos anos em dispositivos móveis tem tornado dramático o aumento na quantidade de dados e informações disponíveis para publicitários ao redor do mundo. Custo computacional e tempo disponível para processar dados e ser capaz de distinguir verdadeiros usuários de anomalias ou ruído têm crescido. Assim, a criação de um método para detecção de outliers poderia apoiar melhor os pesquisadores de Marketing e aumentar sua precisão na compreensão do comportamento digital. Estudos atuais mostram que, até o momento, o uso de meta-algoritmos tem sido pouco usado para detecção de outliers. Meta-algoritmos tendem a trazer benefícios porque reduzem a dependência que um único algoritmo pode gerar. Esta dissertação propõe um design de meta-algoritmo que utiliza diferentes algoritmos para obter resultados de detecção de outliers melhores do que aqueles obtidos por apenas um único algoritmo: centrado em modelo e sequencial. A novidade da abordagem consiste em (i) explorar a técnica sequencial, utilizando algoritmos que são aplicados sequencialmente, no qual um algoritmo impacta o próximo e o resultado final é uma combinação dos resultados obtidos; (ii) centralizar a performance no modelo e não nos dados, o que significa que o ensemble é aplicado a todo o conjunto de dados ao mesmo tempo e; (iii) apoiar pesquisadores de marketing que precisem operar ciência de dados de forma mais robusta e coerente.
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