INTERPRETATIONS OF DISNEY PRINCESSES BY WOMEN OF TWO GENERATIONS: BELIEFS, VALUES AND BEHAVIORS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: FERNANDA IMPERIAL DA SILVA PEREIRA lattes
Orientador(a): LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES lattes
Banca de defesa: LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES, LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA, DENISE FRANCA BARROS, PAULO DE NEVILLE DA CUNHA SEPULVEDA E LENCASTRE
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
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Resumo: Este estudo buscou identificar como mulheres de baixa renda, das gerações Baby Boomers e Millennials, interpretam e reagem à mudança do papel feminino nos contos de Disney e a sua influência na percepção da marca. Foram conduzidas dezesseis entrevistas em profundidade com mulheres, moradoras do Estado do Rio de Janeiro. A partir de lembranças e experiências vividas das entrevistadas em relação a marca e aos filmes, e empregando também dois filmes previamente selecionados que marcaram as duas gerações, Cinderela (1950) e Frozen (2014), foram obtidos resultados que apresentaram evidências de diferentes reações e identificações, provocadas pelas princesas nos filmes, denotando papéis sociais femininos dentro da sociedade. A geração a que pertencem e o nível socioeconômico das entrevistadas parece influenciar em suas reações.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINTERPRETATIONS OF DISNEY PRINCESSES BY WOMEN OF TWO GENERATIONS: BELIEFS, VALUES AND BEHAVIORSINTERPRETAÇÕES DAS PRINCESAS DISNEY POR MULHERES DE DUAS GERAÇÕES: CRENÇAS, VALORES E COMPORTAMENTOS2019-10-11LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES34866256753lattes.cnpq.br/3828646998036202PAULO DE NEVILLE DA CUNHA SEPULVEDA E LENCASTRELUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESLUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOADENISE FRANCA BARROSPAULO DE NEVILLE DA CUNHA SEPULVEDA E LENCASTRE14561520767lattes.cnpq.br/8190317941939312FERNANDA IMPERIAL DA SILVA PEREIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBREste estudo buscou identificar como mulheres de baixa renda, das gerações Baby Boomers e Millennials, interpretam e reagem à mudança do papel feminino nos contos de Disney e a sua influência na percepção da marca. Foram conduzidas dezesseis entrevistas em profundidade com mulheres, moradoras do Estado do Rio de Janeiro. A partir de lembranças e experiências vividas das entrevistadas em relação a marca e aos filmes, e empregando também dois filmes previamente selecionados que marcaram as duas gerações, Cinderela (1950) e Frozen (2014), foram obtidos resultados que apresentaram evidências de diferentes reações e identificações, provocadas pelas princesas nos filmes, denotando papéis sociais femininos dentro da sociedade. A geração a que pertencem e o nível socioeconômico das entrevistadas parece influenciar em suas reações.This study aimed to identify how low-income women, representatives of the Baby Boomers and Millennials generations interpret and react to the changing role of women in Disney tales and their influence on brand perception. Sixteen in-depth interviews were conducted with women from Rio de Janeiro State. From the memories and lived experiences of the interviewees regarding the brand and the films, and also employing two previously selected films that marked the two generations, Cinderela (1950) and Frozen (2014), results were obtained that showed evidence of different reactions and identifications provoked by the princesses in the movies, denoting female social roles within society. The generation to which they belong and the socioeconomic level of the interviewees seem to influence their reactions.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46969@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46969@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T10:00:24ZRepositório InstitucionalPRI
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