MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@2 |
Resumo: | Não há limites quando se trata da imaginação para oferecer uma experiência integral a um cliente do segmento de luxo, desde o champanhe na recepção das concessionárias BMW até jantares de sabores exóticos oferecidos a clientes da Louis Vuitton. No Brasil, a marca simboliza um luxo aspiracional, frequentemente adquirido por quem busca status e deseja aparentar o estilo de vida que a marca representa. O objetivo deste estudo foi investigar as motivações que levam mulheres a adquirir um objeto de luxo - bolsas da marca Louis Vuitton – apesar do impacto desta aquisição em seu orçamento. Foi revista a evolução do significado do luxo ao longo da história, culminando na abordagem pós-moderna, com a valorização de sensações subjetivas onde a busca por produtos não somente satisfaz necessidades, mas também constrói significados emocionais. Conduziu-se um estudo exploratório, baseado em entrevistas em profundidade com 15 mulheres que adquiriram a bolsa Louis Vuitton. A interpretação das entrevistas, realizada com a técnica Laddering, sugere que, mais importante do que os atributos do produto, percebido como de qualidade excepcional, é o fato de que com sua posse as mulheres passam a sentir-se inseridas em um contexto de status e prestígio social. Ao comprarem a bolsa Louis Vuitton, buscam elevar sua autoestima e percebem-se profissionalmente bem sucedidas, importantes valores que de fato parecem motivar sua decisão. |
id |
PUC_RIO-1_8c2235192a55d5dea8a2f2b8b93ceb21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:19184 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGSSIGNIFICADOS DA POSSE DE UM OBJETO DE LUXO: UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES DE COMPRA DE BOLSAS LOUIS VUITTON2011-08-30LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES34866256753lattes.cnpq.br/3828646998036202LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESLUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAPAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTIPAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTIADRIANA MONTEIRO SCHORRPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRNão há limites quando se trata da imaginação para oferecer uma experiência integral a um cliente do segmento de luxo, desde o champanhe na recepção das concessionárias BMW até jantares de sabores exóticos oferecidos a clientes da Louis Vuitton. No Brasil, a marca simboliza um luxo aspiracional, frequentemente adquirido por quem busca status e deseja aparentar o estilo de vida que a marca representa. O objetivo deste estudo foi investigar as motivações que levam mulheres a adquirir um objeto de luxo - bolsas da marca Louis Vuitton – apesar do impacto desta aquisição em seu orçamento. Foi revista a evolução do significado do luxo ao longo da história, culminando na abordagem pós-moderna, com a valorização de sensações subjetivas onde a busca por produtos não somente satisfaz necessidades, mas também constrói significados emocionais. Conduziu-se um estudo exploratório, baseado em entrevistas em profundidade com 15 mulheres que adquiriram a bolsa Louis Vuitton. A interpretação das entrevistas, realizada com a técnica Laddering, sugere que, mais importante do que os atributos do produto, percebido como de qualidade excepcional, é o fato de que com sua posse as mulheres passam a sentir-se inseridas em um contexto de status e prestígio social. Ao comprarem a bolsa Louis Vuitton, buscam elevar sua autoestima e percebem-se profissionalmente bem sucedidas, importantes valores que de fato parecem motivar sua decisão.There are no limits when it comes to imagination to offer a total experience to customer in the luxury segment, from the welcome champagne offered at BMW dealerships reception to the exotic flavors of dinners offered to customers of Louis Vuitton. In Brazil, Louis Vuitton symbolizes an aspirational luxury, often purchased by those who seek status and want the lifestyle represented by the brand. The aim of this study was to investigate motivations for a woman to acquire a luxury, expensive item - a Louis Vuitton bag - despite the impact of its acquisition on her family budget. The evolution of the meaning of luxury throughout history was reviewed, culminating in the post-modern approach, with the recovery of subjective sensations where the search for products not only meets needs but also builds emotional meanings. An exploratory study was conducted based on in depth interviews with 15 women who acquired Louis Vuitton bags. Interviews were analyzed by laddering technique. Results suggest that more important than product attributes, perceived as great, its possession makes women start to feel as placed in a context of social status and prestige. The purchase of a Louis Vuitton bag increases their self-esteem and they perceive themselves professionally successful, important values that actually seem to motivate their decision.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:21:36ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.en.fl_str_mv |
MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
SIGNIFICADOS DA POSSE DE UM OBJETO DE LUXO: UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES DE COMPRA DE BOLSAS LOUIS VUITTON |
title |
MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS |
spellingShingle |
MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS ADRIANA MONTEIRO SCHORR |
title_short |
MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS |
title_full |
MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS |
title_fullStr |
MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS |
title_full_unstemmed |
MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS |
title_sort |
MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ADRIANA MONTEIRO SCHORR |
author_facet |
ADRIANA MONTEIRO SCHORR |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
34866256753 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3828646998036202 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ADRIANA MONTEIRO SCHORR |
contributor_str_mv |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI |
description |
Não há limites quando se trata da imaginação para oferecer uma experiência integral a um cliente do segmento de luxo, desde o champanhe na recepção das concessionárias BMW até jantares de sabores exóticos oferecidos a clientes da Louis Vuitton. No Brasil, a marca simboliza um luxo aspiracional, frequentemente adquirido por quem busca status e deseja aparentar o estilo de vida que a marca representa. O objetivo deste estudo foi investigar as motivações que levam mulheres a adquirir um objeto de luxo - bolsas da marca Louis Vuitton – apesar do impacto desta aquisição em seu orçamento. Foi revista a evolução do significado do luxo ao longo da história, culminando na abordagem pós-moderna, com a valorização de sensações subjetivas onde a busca por produtos não somente satisfaz necessidades, mas também constrói significados emocionais. Conduziu-se um estudo exploratório, baseado em entrevistas em profundidade com 15 mulheres que adquiriram a bolsa Louis Vuitton. A interpretação das entrevistas, realizada com a técnica Laddering, sugere que, mais importante do que os atributos do produto, percebido como de qualidade excepcional, é o fato de que com sua posse as mulheres passam a sentir-se inseridas em um contexto de status e prestígio social. Ao comprarem a bolsa Louis Vuitton, buscam elevar sua autoestima e percebem-se profissionalmente bem sucedidas, importantes valores que de fato parecem motivar sua decisão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626315139481600 |