MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: ADRIANA MONTEIRO SCHORR
Orientador(a): LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES lattes
Banca de defesa: LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES, LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA, PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@2
Resumo: Não há limites quando se trata da imaginação para oferecer uma experiência integral a um cliente do segmento de luxo, desde o champanhe na recepção das concessionárias BMW até jantares de sabores exóticos oferecidos a clientes da Louis Vuitton. No Brasil, a marca simboliza um luxo aspiracional, frequentemente adquirido por quem busca status e deseja aparentar o estilo de vida que a marca representa. O objetivo deste estudo foi investigar as motivações que levam mulheres a adquirir um objeto de luxo - bolsas da marca Louis Vuitton – apesar do impacto desta aquisição em seu orçamento. Foi revista a evolução do significado do luxo ao longo da história, culminando na abordagem pós-moderna, com a valorização de sensações subjetivas onde a busca por produtos não somente satisfaz necessidades, mas também constrói significados emocionais. Conduziu-se um estudo exploratório, baseado em entrevistas em profundidade com 15 mulheres que adquiriram a bolsa Louis Vuitton. A interpretação das entrevistas, realizada com a técnica Laddering, sugere que, mais importante do que os atributos do produto, percebido como de qualidade excepcional, é o fato de que com sua posse as mulheres passam a sentir-se inseridas em um contexto de status e prestígio social. Ao comprarem a bolsa Louis Vuitton, buscam elevar sua autoestima e percebem-se profissionalmente bem sucedidas, importantes valores que de fato parecem motivar sua decisão.
id PUC_RIO-1_8c2235192a55d5dea8a2f2b8b93ceb21
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:19184
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGSSIGNIFICADOS DA POSSE DE UM OBJETO DE LUXO: UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES DE COMPRA DE BOLSAS LOUIS VUITTON2011-08-30LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES34866256753lattes.cnpq.br/3828646998036202LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESLUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAPAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTIPAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTIADRIANA MONTEIRO SCHORRPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRNão há limites quando se trata da imaginação para oferecer uma experiência integral a um cliente do segmento de luxo, desde o champanhe na recepção das concessionárias BMW até jantares de sabores exóticos oferecidos a clientes da Louis Vuitton. No Brasil, a marca simboliza um luxo aspiracional, frequentemente adquirido por quem busca status e deseja aparentar o estilo de vida que a marca representa. O objetivo deste estudo foi investigar as motivações que levam mulheres a adquirir um objeto de luxo - bolsas da marca Louis Vuitton – apesar do impacto desta aquisição em seu orçamento. Foi revista a evolução do significado do luxo ao longo da história, culminando na abordagem pós-moderna, com a valorização de sensações subjetivas onde a busca por produtos não somente satisfaz necessidades, mas também constrói significados emocionais. Conduziu-se um estudo exploratório, baseado em entrevistas em profundidade com 15 mulheres que adquiriram a bolsa Louis Vuitton. A interpretação das entrevistas, realizada com a técnica Laddering, sugere que, mais importante do que os atributos do produto, percebido como de qualidade excepcional, é o fato de que com sua posse as mulheres passam a sentir-se inseridas em um contexto de status e prestígio social. Ao comprarem a bolsa Louis Vuitton, buscam elevar sua autoestima e percebem-se profissionalmente bem sucedidas, importantes valores que de fato parecem motivar sua decisão.There are no limits when it comes to imagination to offer a total experience to customer in the luxury segment, from the welcome champagne offered at BMW dealerships reception to the exotic flavors of dinners offered to customers of Louis Vuitton. In Brazil, Louis Vuitton symbolizes an aspirational luxury, often purchased by those who seek status and want the lifestyle represented by the brand. The aim of this study was to investigate motivations for a woman to acquire a luxury, expensive item - a Louis Vuitton bag - despite the impact of its acquisition on her family budget. The evolution of the meaning of luxury throughout history was reviewed, culminating in the post-modern approach, with the recovery of subjective sensations where the search for products not only meets needs but also builds emotional meanings. An exploratory study was conducted based on in depth interviews with 15 women who acquired Louis Vuitton bags. Interviews were analyzed by laddering technique. Results suggest that more important than product attributes, perceived as great, its possession makes women start to feel as placed in a context of social status and prestige. The purchase of a Louis Vuitton bag increases their self-esteem and they perceive themselves professionally successful, important values that actually seem to motivate their decision.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:21:36ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv SIGNIFICADOS DA POSSE DE UM OBJETO DE LUXO: UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES DE COMPRA DE BOLSAS LOUIS VUITTON
title MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS
spellingShingle MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS
ADRIANA MONTEIRO SCHORR
title_short MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS
title_full MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS
title_fullStr MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS
title_full_unstemmed MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS
title_sort MEANING OF POSSESSION OF A LUXURY GOOD: A STUDY ON MOTIVATIONS TO PURCHASE LOUIS VUITTON HANDBAGS
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ADRIANA MONTEIRO SCHORR
author_facet ADRIANA MONTEIRO SCHORR
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34866256753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3828646998036202
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI
dc.contributor.author.fl_str_mv ADRIANA MONTEIRO SCHORR
contributor_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI
PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI
description Não há limites quando se trata da imaginação para oferecer uma experiência integral a um cliente do segmento de luxo, desde o champanhe na recepção das concessionárias BMW até jantares de sabores exóticos oferecidos a clientes da Louis Vuitton. No Brasil, a marca simboliza um luxo aspiracional, frequentemente adquirido por quem busca status e deseja aparentar o estilo de vida que a marca representa. O objetivo deste estudo foi investigar as motivações que levam mulheres a adquirir um objeto de luxo - bolsas da marca Louis Vuitton – apesar do impacto desta aquisição em seu orçamento. Foi revista a evolução do significado do luxo ao longo da história, culminando na abordagem pós-moderna, com a valorização de sensações subjetivas onde a busca por produtos não somente satisfaz necessidades, mas também constrói significados emocionais. Conduziu-se um estudo exploratório, baseado em entrevistas em profundidade com 15 mulheres que adquiriram a bolsa Louis Vuitton. A interpretação das entrevistas, realizada com a técnica Laddering, sugere que, mais importante do que os atributos do produto, percebido como de qualidade excepcional, é o fato de que com sua posse as mulheres passam a sentir-se inseridas em um contexto de status e prestígio social. Ao comprarem a bolsa Louis Vuitton, buscam elevar sua autoestima e percebem-se profissionalmente bem sucedidas, importantes valores que de fato parecem motivar sua decisão.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19184@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626315139481600