PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16281 |
Resumo: | This work objectives to investigate the meaning attribute to the formation gotten in superior level through the program PEC- University formation ( UNESP, PUC-SP e USP), promoted by the Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, during the years of 2001 and 2002, by teachers who is already working in the system publish of education in state of São Paulo. Fifteen citizens had been interviewed, descendant of diverse cities of Vale do Ribeira , formed in intermediate level at the same region, carriers of a superior teaching experience of the 15 years in average. From the ideas of Huberman about the phases of professional development and of Tardiff about the relation of the teacher with different knowledge necessary its practises, we intend to offer subsidies to rethink the continued formation. Valuing the knowledge of experience, in order to interlace theory and it practises, taking in consideration the organizational work conditions and forms of the school, including here the context, the culture, in view of the professionalization on the formative processes based in permanent collaborating researth |
id |
PUC_SP-1_09dad78c329b133273a6ac265b105dde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16281 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso deSilva, Nilton José Hirota da2016-04-28T20:57:09Z2007-05-172006-11-10Silva, Nilton José Hirota da. PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16281This work objectives to investigate the meaning attribute to the formation gotten in superior level through the program PEC- University formation ( UNESP, PUC-SP e USP), promoted by the Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, during the years of 2001 and 2002, by teachers who is already working in the system publish of education in state of São Paulo. Fifteen citizens had been interviewed, descendant of diverse cities of Vale do Ribeira , formed in intermediate level at the same region, carriers of a superior teaching experience of the 15 years in average. From the ideas of Huberman about the phases of professional development and of Tardiff about the relation of the teacher with different knowledge necessary its practises, we intend to offer subsidies to rethink the continued formation. Valuing the knowledge of experience, in order to interlace theory and it practises, taking in consideration the organizational work conditions and forms of the school, including here the context, the culture, in view of the professionalization on the formative processes based in permanent collaborating researthEste trabalho objetiva investigar o significado atribuído à formação obtida em nível superior através do programa PEC Formação Universitária (UNESP, PUC-SP e USP ) , promovido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, durante os anos de 2001 e 2002, por professores em exercício na rede pública estadual. Foram entrevistados 15 sujeitos oriundos de diversas cidades do Vale do Ribeira, formados em nível médio na própria região, portadores de uma experiência docente superior a quinze anos em média. A partir das idéias de Huberman sobre as fases do desenvolvimento profissional e de Tardif sobre a relação do professor com os diferentes saberes necessários a sua prática, pretendemos oferecer subsídios para se repensar a formação continuada valorizando-se o saber de experiência de modo a entrelaçar teoria e prática e levando em consideração as condições de trabalho e formas organizativas da escola, incluindo-se aqui o contexto, a cultura, tendo em vista a profissionalização dos professores pela apropriação dos processos formativos baseados em pesquisa colaborativa permanenteSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32504/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaFormação continuada de professoressaber da experiênciaEducacao continuadaProfessores universitarios -- Formacao profissionalteachers continuing formationexperience knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALPEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNilton Jose Hirota da Silva.pdf.txtNilton Jose Hirota da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain313897https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/3/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf.txte572793ac15e8da581b09e836b9f2cc5MD53ORIGINALNilton Jose Hirota da Silva.pdfapplication/pdf392168https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/1/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf906830c5a7bb3c67b44970b9d60aedbcMD51THUMBNAILNilton Jose Hirota da Silva.pdf.jpgNilton Jose Hirota da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/2/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/162812022-04-27 15:52:13.789oai:repositorio.pucsp.br:handle/16281Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:52:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação |
title |
PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação |
spellingShingle |
PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação Silva, Nilton José Hirota da Formação continuada de professores saber da experiência Educacao continuada Professores universitarios -- Formacao profissional teachers continuing formation experience knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação |
title_full |
PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação |
title_fullStr |
PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação |
title_full_unstemmed |
PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação |
title_sort |
PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação |
author |
Silva, Nilton José Hirota da |
author_facet |
Silva, Nilton José Hirota da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nilton José Hirota da |
contributor_str_mv |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores saber da experiência Educacao continuada Professores universitarios -- Formacao profissional |
topic |
Formação continuada de professores saber da experiência Educacao continuada Professores universitarios -- Formacao profissional teachers continuing formation experience knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
teachers continuing formation experience knowledge |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
This work objectives to investigate the meaning attribute to the formation gotten in superior level through the program PEC- University formation ( UNESP, PUC-SP e USP), promoted by the Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, during the years of 2001 and 2002, by teachers who is already working in the system publish of education in state of São Paulo. Fifteen citizens had been interviewed, descendant of diverse cities of Vale do Ribeira , formed in intermediate level at the same region, carriers of a superior teaching experience of the 15 years in average. From the ideas of Huberman about the phases of professional development and of Tardiff about the relation of the teacher with different knowledge necessary its practises, we intend to offer subsidies to rethink the continued formation. Valuing the knowledge of experience, in order to interlace theory and it practises, taking in consideration the organizational work conditions and forms of the school, including here the context, the culture, in view of the professionalization on the formative processes based in permanent collaborating researth |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-05-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Nilton José Hirota da. PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16281 |
identifier_str_mv |
Silva, Nilton José Hirota da. PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/3/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/1/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/2/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e572793ac15e8da581b09e836b9f2cc5 906830c5a7bb3c67b44970b9d60aedbc cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423924446363648 |