PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Silva, Nilton José Hirota da
Orientador(a): André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16281
Resumo: This work objectives to investigate the meaning attribute to the formation gotten in superior level through the program PEC- University formation ( UNESP, PUC-SP e USP), promoted by the Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, during the years of 2001 and 2002, by teachers who is already working in the system publish of education in state of São Paulo. Fifteen citizens had been interviewed, descendant of diverse cities of Vale do Ribeira , formed in intermediate level at the same region, carriers of a superior teaching experience of the 15 years in average. From the ideas of Huberman about the phases of professional development and of Tardiff about the relation of the teacher with different knowledge necessary its practises, we intend to offer subsidies to rethink the continued formation. Valuing the knowledge of experience, in order to interlace theory and it practises, taking in consideration the organizational work conditions and forms of the school, including here the context, the culture, in view of the professionalization on the formative processes based in permanent collaborating researth
id PUC_SP-1_09dad78c329b133273a6ac265b105dde
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16281
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling André, Marli Eliza Dalmazo Afonso deSilva, Nilton José Hirota da2016-04-28T20:57:09Z2007-05-172006-11-10Silva, Nilton José Hirota da. PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16281This work objectives to investigate the meaning attribute to the formation gotten in superior level through the program PEC- University formation ( UNESP, PUC-SP e USP), promoted by the Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, during the years of 2001 and 2002, by teachers who is already working in the system publish of education in state of São Paulo. Fifteen citizens had been interviewed, descendant of diverse cities of Vale do Ribeira , formed in intermediate level at the same region, carriers of a superior teaching experience of the 15 years in average. From the ideas of Huberman about the phases of professional development and of Tardiff about the relation of the teacher with different knowledge necessary its practises, we intend to offer subsidies to rethink the continued formation. Valuing the knowledge of experience, in order to interlace theory and it practises, taking in consideration the organizational work conditions and forms of the school, including here the context, the culture, in view of the professionalization on the formative processes based in permanent collaborating researthEste trabalho objetiva investigar o significado atribuído à formação obtida em nível superior através do programa PEC Formação Universitária (UNESP, PUC-SP e USP ) , promovido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, durante os anos de 2001 e 2002, por professores em exercício na rede pública estadual. Foram entrevistados 15 sujeitos oriundos de diversas cidades do Vale do Ribeira, formados em nível médio na própria região, portadores de uma experiência docente superior a quinze anos em média. A partir das idéias de Huberman sobre as fases do desenvolvimento profissional e de Tardif sobre a relação do professor com os diferentes saberes necessários a sua prática, pretendemos oferecer subsídios para se repensar a formação continuada valorizando-se o saber de experiência de modo a entrelaçar teoria e prática e levando em consideração as condições de trabalho e formas organizativas da escola, incluindo-se aqui o contexto, a cultura, tendo em vista a profissionalização dos professores pela apropriação dos processos formativos baseados em pesquisa colaborativa permanenteSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32504/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaFormação continuada de professoressaber da experiênciaEducacao continuadaProfessores universitarios -- Formacao profissionalteachers continuing formationexperience knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALPEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNilton Jose Hirota da Silva.pdf.txtNilton Jose Hirota da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain313897https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/3/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf.txte572793ac15e8da581b09e836b9f2cc5MD53ORIGINALNilton Jose Hirota da Silva.pdfapplication/pdf392168https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/1/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf906830c5a7bb3c67b44970b9d60aedbcMD51THUMBNAILNilton Jose Hirota da Silva.pdf.jpgNilton Jose Hirota da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/2/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/162812022-04-27 15:52:13.789oai:repositorio.pucsp.br:handle/16281Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:52:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação
title PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação
spellingShingle PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação
Silva, Nilton José Hirota da
Formação continuada de professores
saber da experiência
Educacao continuada
Professores universitarios -- Formacao profissional
teachers continuing formation
experience knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação
title_full PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação
title_fullStr PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação
title_full_unstemmed PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação
title_sort PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação
author Silva, Nilton José Hirota da
author_facet Silva, Nilton José Hirota da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nilton José Hirota da
contributor_str_mv André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores
saber da experiência
Educacao continuada
Professores universitarios -- Formacao profissional
topic Formação continuada de professores
saber da experiência
Educacao continuada
Professores universitarios -- Formacao profissional
teachers continuing formation
experience knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv teachers continuing formation
experience knowledge
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This work objectives to investigate the meaning attribute to the formation gotten in superior level through the program PEC- University formation ( UNESP, PUC-SP e USP), promoted by the Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, during the years of 2001 and 2002, by teachers who is already working in the system publish of education in state of São Paulo. Fifteen citizens had been interviewed, descendant of diverse cities of Vale do Ribeira , formed in intermediate level at the same region, carriers of a superior teaching experience of the 15 years in average. From the ideas of Huberman about the phases of professional development and of Tardiff about the relation of the teacher with different knowledge necessary its practises, we intend to offer subsidies to rethink the continued formation. Valuing the knowledge of experience, in order to interlace theory and it practises, taking in consideration the organizational work conditions and forms of the school, including here the context, the culture, in view of the professionalization on the formative processes based in permanent collaborating researth
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-10
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Nilton José Hirota da. PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16281
identifier_str_mv Silva, Nilton José Hirota da. PEC- Formação Universitária: um estudo sobre o significado atribuído pelos alunos-professores a sua formação. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/3/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/1/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16281/2/Nilton%20Jose%20Hirota%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e572793ac15e8da581b09e836b9f2cc5
906830c5a7bb3c67b44970b9d60aedbc
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423924446363648