Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Carvalho, Marcel Ercolin
Orientador(a): Sousa, Clarilza Prado de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16605
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id PUC_SP-1_0c6eb9df4d74e15a84bc4e758ff08083
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16605
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sousa, Clarilza Prado deCarvalho, Marcel Ercolin2016-04-28T20:58:08Z2005-10-192005-08-08Carvalho, Marcel Ercolin. Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16605Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDesde o ano 1995, as escolas da Rede Escolar SESI/SP procuram redirecionar as práticas de ensino nelas existentes. A partir do ano de 2001, iniciou-se nesta Rede a construção de um Referencial Curricular único para todas as suas escolas Tenta-se, com isso, construir uma educação mais democrática apontando para uma melhoria na qualidade do ensino proporcionado pela instituição SESI-SP. Este trabalho propõe estudar a Representação Social dos professores de História da Rede Escolar SESI/SP sobre o processo de mudança do qual estão participando. Nesse sentido, procurou-se compreender como ocorre o processo de ancoragem dessa Representação. Por meio de uma abordagem psicossocial produziu-se um diálogo entre a Teoria das Representações Sociais de Moscovici, a Nova História de Bloch e Braudel e a Teoria sobre Memória de Halbwachs, objetivando compreender a dinâmica do real como totalidade, constituída histórica e socialmente. Os dados foram tratados por meio de quatro fases: a Análise de Conteúdo na qual foram eleitas algumas categorias e subcategorias. Na Segunda Fase, para compreender as implicações entre essas categorias e subcategorias foi utilizado o software denominado CHIC, que explicitou a maneira como essas implicações se configuram. Como terceira fase, o banco de dados foi submetido ao software ALCESTE produziu classes de palavras, possibilitando uma melhor compreensão das tendências do discurso. Na quarta e última fase, cruzou-se as categorias e subcategorias, construídas na análise de conteúdo, com as classes produzidas pelo software CHIC. Os resultados evidenciam que os professores encontram-se em processo de mudança, buscando argumentos que possam fundamentar a prática e ancorar suas representações sociais. Assim, o Programa de Formação de Professores da Rede Escolar SESI/SP não pode ser interrompido, sob pena de inutilizar todo o trabalho realizado até o presente.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32822/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiarepresentações sociaisformação continuadaRepresentação socialProfessores - Formação profissionalMemóriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALRepresentações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.txtTeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain318487https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/3/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.txtdeb89d887e9bb17828f4dfbe27d629c0MD53ORIGINALTeseMarcelErcolinCarvalho.pdfapplication/pdf914594https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/1/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf2baf85ff5bf76a7fa1b4e2dcd50014b7MD51THUMBNAILTeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.jpgTeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/2/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/166052022-04-27 16:42:49.676oai:repositorio.pucsp.br:handle/16605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:42:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores
title Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores
spellingShingle Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores
Carvalho, Marcel Ercolin
representações sociais
formação continuada
Representação social
Professores - Formação profissional
Memória
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores
title_full Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores
title_fullStr Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores
title_full_unstemmed Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores
title_sort Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores
author Carvalho, Marcel Ercolin
author_facet Carvalho, Marcel Ercolin
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marcel Ercolin
contributor_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais
formação continuada
Representação social
Professores - Formação profissional
Memória
topic representações sociais
formação continuada
Representação social
Professores - Formação profissional
Memória
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-10-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carvalho, Marcel Ercolin. Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16605
identifier_str_mv Carvalho, Marcel Ercolin. Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/3/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/1/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/2/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv deb89d887e9bb17828f4dfbe27d629c0
2baf85ff5bf76a7fa1b4e2dcd50014b7
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424052265680896