Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16605 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
PUC_SP-1_0c6eb9df4d74e15a84bc4e758ff08083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16605 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Clarilza Prado deCarvalho, Marcel Ercolin2016-04-28T20:58:08Z2005-10-192005-08-08Carvalho, Marcel Ercolin. Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16605Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDesde o ano 1995, as escolas da Rede Escolar SESI/SP procuram redirecionar as práticas de ensino nelas existentes. A partir do ano de 2001, iniciou-se nesta Rede a construção de um Referencial Curricular único para todas as suas escolas Tenta-se, com isso, construir uma educação mais democrática apontando para uma melhoria na qualidade do ensino proporcionado pela instituição SESI-SP. Este trabalho propõe estudar a Representação Social dos professores de História da Rede Escolar SESI/SP sobre o processo de mudança do qual estão participando. Nesse sentido, procurou-se compreender como ocorre o processo de ancoragem dessa Representação. Por meio de uma abordagem psicossocial produziu-se um diálogo entre a Teoria das Representações Sociais de Moscovici, a Nova História de Bloch e Braudel e a Teoria sobre Memória de Halbwachs, objetivando compreender a dinâmica do real como totalidade, constituída histórica e socialmente. Os dados foram tratados por meio de quatro fases: a Análise de Conteúdo na qual foram eleitas algumas categorias e subcategorias. Na Segunda Fase, para compreender as implicações entre essas categorias e subcategorias foi utilizado o software denominado CHIC, que explicitou a maneira como essas implicações se configuram. Como terceira fase, o banco de dados foi submetido ao software ALCESTE produziu classes de palavras, possibilitando uma melhor compreensão das tendências do discurso. Na quarta e última fase, cruzou-se as categorias e subcategorias, construídas na análise de conteúdo, com as classes produzidas pelo software CHIC. Os resultados evidenciam que os professores encontram-se em processo de mudança, buscando argumentos que possam fundamentar a prática e ancorar suas representações sociais. Assim, o Programa de Formação de Professores da Rede Escolar SESI/SP não pode ser interrompido, sob pena de inutilizar todo o trabalho realizado até o presente.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32822/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiarepresentações sociaisformação continuadaRepresentação socialProfessores - Formação profissionalMemóriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALRepresentações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.txtTeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain318487https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/3/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.txtdeb89d887e9bb17828f4dfbe27d629c0MD53ORIGINALTeseMarcelErcolinCarvalho.pdfapplication/pdf914594https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/1/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf2baf85ff5bf76a7fa1b4e2dcd50014b7MD51THUMBNAILTeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.jpgTeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/2/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/166052022-04-27 16:42:49.676oai:repositorio.pucsp.br:handle/16605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:42:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores |
title |
Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores |
spellingShingle |
Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores Carvalho, Marcel Ercolin representações sociais formação continuada Representação social Professores - Formação profissional Memória CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores |
title_full |
Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores |
title_fullStr |
Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores |
title_full_unstemmed |
Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores |
title_sort |
Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores |
author |
Carvalho, Marcel Ercolin |
author_facet |
Carvalho, Marcel Ercolin |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Clarilza Prado de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Marcel Ercolin |
contributor_str_mv |
Sousa, Clarilza Prado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais formação continuada Representação social Professores - Formação profissional Memória |
topic |
representações sociais formação continuada Representação social Professores - Formação profissional Memória CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2005 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2005-10-19 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-08-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:58:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carvalho, Marcel Ercolin. Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16605 |
identifier_str_mv |
Carvalho, Marcel Ercolin. Representações sociais e Memória: Um estudo sobre processos de mudanças em professores. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/3/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/1/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16605/2/TeseMarcelErcolinCarvalho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
deb89d887e9bb17828f4dfbe27d629c0 2baf85ff5bf76a7fa1b4e2dcd50014b7 c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424052265680896 |