Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Portes, Sônia Rodrigues lattes
Orientador(a): Furtado, Odair
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Job
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17144
Resumo: The research presented here aims to provoke discussion around the themes: Education and Work. The Phenomenon investigated presents itself through the increased enrollment in higher education especially private institutions and courses lasting up to two years. The relevance of the theme expands to the discussion about social odds and no democratization of higher education. The main objective of the research is to identify through subjective speech, the reasons for entry in higher education. To achieve these objectives this study is guided in Social Psychology under the socio-historical approach and from them the categories of meaning: Work, Education and Identity Professional. The socio-historical method was chosen, and the authors Vygotsky (1896-1934), González -Rey (2010) and Furtado (2007), were used as reference for theoretical foundation. During the analysis, feelings were identified: angst, happiness, joy and overcoming. Get a college degree makes these young people potentially transformed by education, more aware of the world they live in, and also more competitive in the labor market
id PUC_SP-1_23cfc087aedf7f3ea9408776f3e2ba09
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/17144
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Furtado, Odairhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250253P8Portes, Sônia Rodrigues2016-04-29T13:31:22Z2016-04-132016-03-08Portes, Sônia Rodrigues. Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17144The research presented here aims to provoke discussion around the themes: Education and Work. The Phenomenon investigated presents itself through the increased enrollment in higher education especially private institutions and courses lasting up to two years. The relevance of the theme expands to the discussion about social odds and no democratization of higher education. The main objective of the research is to identify through subjective speech, the reasons for entry in higher education. To achieve these objectives this study is guided in Social Psychology under the socio-historical approach and from them the categories of meaning: Work, Education and Identity Professional. The socio-historical method was chosen, and the authors Vygotsky (1896-1934), González -Rey (2010) and Furtado (2007), were used as reference for theoretical foundation. During the analysis, feelings were identified: angst, happiness, joy and overcoming. Get a college degree makes these young people potentially transformed by education, more aware of the world they live in, and also more competitive in the labor marketA pesquisa aqui apresentada visa promover a discussão em torno dos temas Educação e Trabalho, tendo como ponto de partida o fenômeno gerado pelo aumento das matrículas no ensino superior, com destaque para as instituições privadas e para os cursos de curta duração (de até dois anos). A relevância do tema abarca questões que se estendem à desigualdade social e a não democratização da educação no país. O objetivo central da pesquisa é identificar, por meio do discurso subjetivo, os sentidos e significados do ingresso em maior proporção no ensino superior de jovens trabalhadores. Para alcançar tais objetivos, este estudo se pautou na Psicologia Social, por meio da abordagem sócio-histórica, e, a partir dela, baseou-se nas categorias de sentido: Trabalho, Educação e Identidade Profissional. O método sócio-histórico foi o eleito, e os autores Vigotski (1896-1934), González-Rey (2010) e Furtado (2007), foram utilizados como referência para fundamentação teórica. Durante a análise, foram identificados sentimentos de: revolta, felicidade, alegria e superação. Obter um diploma de ensino superior torna esses jovens potencialmente transformados pela educação, mais conscientes do mundo em que vivem, e também mais competitivos para o mercado de trabalhoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36015/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia SocialPUC-SPBRFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeTrabalhoEducaçãoOrientação profissionalIdentidade profissionalInclusão socialExclusão socialJobEducationProfessional orientationIdentity professionalInclusionExclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALCursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalhoTop short courses: study on the flexibility, inclusion and exclusion of the labor marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSonia Rodrigues Portes.pdf.txtSonia Rodrigues Portes.pdf.txtExtracted texttext/plain278092https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/3/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf.txtc3016f1484b7ca3e14182f1a0dac1c6eMD53ORIGINALSonia Rodrigues Portes.pdfapplication/pdf1362784https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/1/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf453610b561cf5c71e70aa456ddcb98b2MD51THUMBNAILSonia Rodrigues Portes.pdf.jpgSonia Rodrigues Portes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2442https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/2/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf.jpgdeac3f8052b696a40f1ac16373555586MD52handle/171442022-04-28 01:03:17.785oai:repositorio.pucsp.br:handle/17144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T04:03:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Top short courses: study on the flexibility, inclusion and exclusion of the labor market
title Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho
spellingShingle Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho
Portes, Sônia Rodrigues
Trabalho
Educação
Orientação profissional
Identidade profissional
Inclusão social
Exclusão social
Job
Education
Professional orientation
Identity professional
Inclusion
Exclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
title_short Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho
title_full Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho
title_fullStr Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho
title_full_unstemmed Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho
title_sort Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho
author Portes, Sônia Rodrigues
author_facet Portes, Sônia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Furtado, Odair
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250253P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Portes, Sônia Rodrigues
contributor_str_mv Furtado, Odair
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação
Orientação profissional
Identidade profissional
Inclusão social
Exclusão social
topic Trabalho
Educação
Orientação profissional
Identidade profissional
Inclusão social
Exclusão social
Job
Education
Professional orientation
Identity professional
Inclusion
Exclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Job
Education
Professional orientation
Identity professional
Inclusion
Exclusion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
description The research presented here aims to provoke discussion around the themes: Education and Work. The Phenomenon investigated presents itself through the increased enrollment in higher education especially private institutions and courses lasting up to two years. The relevance of the theme expands to the discussion about social odds and no democratization of higher education. The main objective of the research is to identify through subjective speech, the reasons for entry in higher education. To achieve these objectives this study is guided in Social Psychology under the socio-historical approach and from them the categories of meaning: Work, Education and Identity Professional. The socio-historical method was chosen, and the authors Vygotsky (1896-1934), González -Rey (2010) and Furtado (2007), were used as reference for theoretical foundation. During the analysis, feelings were identified: angst, happiness, joy and overcoming. Get a college degree makes these young people potentially transformed by education, more aware of the world they live in, and also more competitive in the labor market
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T13:31:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Portes, Sônia Rodrigues. Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17144
identifier_str_mv Portes, Sônia Rodrigues. Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/3/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/1/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/2/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c3016f1484b7ca3e14182f1a0dac1c6e
453610b561cf5c71e70aa456ddcb98b2
deac3f8052b696a40f1ac16373555586
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423990019063808