Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
|
Departamento: |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17144 |
Resumo: | The research presented here aims to provoke discussion around the themes: Education and Work. The Phenomenon investigated presents itself through the increased enrollment in higher education especially private institutions and courses lasting up to two years. The relevance of the theme expands to the discussion about social odds and no democratization of higher education. The main objective of the research is to identify through subjective speech, the reasons for entry in higher education. To achieve these objectives this study is guided in Social Psychology under the socio-historical approach and from them the categories of meaning: Work, Education and Identity Professional. The socio-historical method was chosen, and the authors Vygotsky (1896-1934), González -Rey (2010) and Furtado (2007), were used as reference for theoretical foundation. During the analysis, feelings were identified: angst, happiness, joy and overcoming. Get a college degree makes these young people potentially transformed by education, more aware of the world they live in, and also more competitive in the labor market |
id |
PUC_SP-1_23cfc087aedf7f3ea9408776f3e2ba09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/17144 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Furtado, Odairhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250253P8Portes, Sônia Rodrigues2016-04-29T13:31:22Z2016-04-132016-03-08Portes, Sônia Rodrigues. Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17144The research presented here aims to provoke discussion around the themes: Education and Work. The Phenomenon investigated presents itself through the increased enrollment in higher education especially private institutions and courses lasting up to two years. The relevance of the theme expands to the discussion about social odds and no democratization of higher education. The main objective of the research is to identify through subjective speech, the reasons for entry in higher education. To achieve these objectives this study is guided in Social Psychology under the socio-historical approach and from them the categories of meaning: Work, Education and Identity Professional. The socio-historical method was chosen, and the authors Vygotsky (1896-1934), González -Rey (2010) and Furtado (2007), were used as reference for theoretical foundation. During the analysis, feelings were identified: angst, happiness, joy and overcoming. Get a college degree makes these young people potentially transformed by education, more aware of the world they live in, and also more competitive in the labor marketA pesquisa aqui apresentada visa promover a discussão em torno dos temas Educação e Trabalho, tendo como ponto de partida o fenômeno gerado pelo aumento das matrículas no ensino superior, com destaque para as instituições privadas e para os cursos de curta duração (de até dois anos). A relevância do tema abarca questões que se estendem à desigualdade social e a não democratização da educação no país. O objetivo central da pesquisa é identificar, por meio do discurso subjetivo, os sentidos e significados do ingresso em maior proporção no ensino superior de jovens trabalhadores. Para alcançar tais objetivos, este estudo se pautou na Psicologia Social, por meio da abordagem sócio-histórica, e, a partir dela, baseou-se nas categorias de sentido: Trabalho, Educação e Identidade Profissional. O método sócio-histórico foi o eleito, e os autores Vigotski (1896-1934), González-Rey (2010) e Furtado (2007), foram utilizados como referência para fundamentação teórica. Durante a análise, foram identificados sentimentos de: revolta, felicidade, alegria e superação. Obter um diploma de ensino superior torna esses jovens potencialmente transformados pela educação, mais conscientes do mundo em que vivem, e também mais competitivos para o mercado de trabalhoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/36015/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia SocialPUC-SPBRFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeTrabalhoEducaçãoOrientação profissionalIdentidade profissionalInclusão socialExclusão socialJobEducationProfessional orientationIdentity professionalInclusionExclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALCursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalhoTop short courses: study on the flexibility, inclusion and exclusion of the labor marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSonia Rodrigues Portes.pdf.txtSonia Rodrigues Portes.pdf.txtExtracted texttext/plain278092https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/3/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf.txtc3016f1484b7ca3e14182f1a0dac1c6eMD53ORIGINALSonia Rodrigues Portes.pdfapplication/pdf1362784https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/1/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf453610b561cf5c71e70aa456ddcb98b2MD51THUMBNAILSonia Rodrigues Portes.pdf.jpgSonia Rodrigues Portes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2442https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/2/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf.jpgdeac3f8052b696a40f1ac16373555586MD52handle/171442022-04-28 01:03:17.785oai:repositorio.pucsp.br:handle/17144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T04:03:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Top short courses: study on the flexibility, inclusion and exclusion of the labor market |
title |
Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho |
spellingShingle |
Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho Portes, Sônia Rodrigues Trabalho Educação Orientação profissional Identidade profissional Inclusão social Exclusão social Job Education Professional orientation Identity professional Inclusion Exclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
title_short |
Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho |
title_full |
Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho |
title_fullStr |
Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho |
title_full_unstemmed |
Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho |
title_sort |
Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho |
author |
Portes, Sônia Rodrigues |
author_facet |
Portes, Sônia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Furtado, Odair |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250253P8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portes, Sônia Rodrigues |
contributor_str_mv |
Furtado, Odair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Educação Orientação profissional Identidade profissional Inclusão social Exclusão social |
topic |
Trabalho Educação Orientação profissional Identidade profissional Inclusão social Exclusão social Job Education Professional orientation Identity professional Inclusion Exclusion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Job Education Professional orientation Identity professional Inclusion Exclusion |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
description |
The research presented here aims to provoke discussion around the themes: Education and Work. The Phenomenon investigated presents itself through the increased enrollment in higher education especially private institutions and courses lasting up to two years. The relevance of the theme expands to the discussion about social odds and no democratization of higher education. The main objective of the research is to identify through subjective speech, the reasons for entry in higher education. To achieve these objectives this study is guided in Social Psychology under the socio-historical approach and from them the categories of meaning: Work, Education and Identity Professional. The socio-historical method was chosen, and the authors Vygotsky (1896-1934), González -Rey (2010) and Furtado (2007), were used as reference for theoretical foundation. During the analysis, feelings were identified: angst, happiness, joy and overcoming. Get a college degree makes these young people potentially transformed by education, more aware of the world they live in, and also more competitive in the labor market |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T13:31:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Portes, Sônia Rodrigues. Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17144 |
identifier_str_mv |
Portes, Sônia Rodrigues. Cursos superiores de curta duração: estudo sobre o processo de flexibilização, inclusão e exclusão do mercado de trabalho. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/17144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/3/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/1/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/17144/2/Sonia%20Rodrigues%20Portes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3016f1484b7ca3e14182f1a0dac1c6e 453610b561cf5c71e70aa456ddcb98b2 deac3f8052b696a40f1ac16373555586 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423990019063808 |