Acossado, de Godard: diálogos intertextuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rodrigues, Diogo Ribeiro lattes
Orientador(a): Motta, Leda Tenório da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39480
Resumo: This research aims to explore the use of intertextuality as a creative asset in the motion picture Breathless, by Jean-Luc Godard, based on a literature focused on critics and history of cinema. The film is often regarded by critics as one of the most emblematic from Nouvelle Vague cinematic movement, and is also praised by its use of citations. These citations are perceived in dialogues with the cinema itself, and also with other media, including television, advertising, paintings, press media, such as newspapers and magazines, and literature. The particular use of language in the picture is also pointed as one of its creative strengths, which makes Breathless a typical model of an intertextual film. The Project is structured including a brief contextualization of Nouvelle Vague, cinematic movement in which Breathless is included. A presentation of intertextuality, based on the concept by Julia Kristeva follows. Then, the film receives a deep analysis, where, based mainly on the works by Michel Marie and Leda Tenório da Motta, the function of intertextuality is highlighted on its thematic and aesthetical construction
id PUC_SP-1_23dd5f6329112708c0f054ef8a1deab2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/39480
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Motta, Leda Tenório dahttp://lattes.cnpq.br/5298452627500759http://lattes.cnpq.br/2878807038324484Rodrigues, Diogo Ribeiro2023-10-05T13:22:32Z2023-10-05T13:22:32Z2023-06-30Rodrigues, Diogo Ribeiro. Acossado, de Godard: diálogos intertextuais. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39480This research aims to explore the use of intertextuality as a creative asset in the motion picture Breathless, by Jean-Luc Godard, based on a literature focused on critics and history of cinema. The film is often regarded by critics as one of the most emblematic from Nouvelle Vague cinematic movement, and is also praised by its use of citations. These citations are perceived in dialogues with the cinema itself, and also with other media, including television, advertising, paintings, press media, such as newspapers and magazines, and literature. The particular use of language in the picture is also pointed as one of its creative strengths, which makes Breathless a typical model of an intertextual film. The Project is structured including a brief contextualization of Nouvelle Vague, cinematic movement in which Breathless is included. A presentation of intertextuality, based on the concept by Julia Kristeva follows. Then, the film receives a deep analysis, where, based mainly on the works by Michel Marie and Leda Tenório da Motta, the function of intertextuality is highlighted on its thematic and aesthetical constructionA presente pesquisa assume como objetivo explorar o uso do recurso da intertextualidade como traço criativo no filme Acossado, de Jean-Luc Godard, a partir de uma literatura centrada em crítica e história de cinema. O filme é lido por críticos como um dos mais emblemáticos do movimento da Nouvelle Vague francesa, além de ser amplamente reconhecido pelo uso de citações. Tais citações são perceptíveis em diálogos com o próprio cinema e também com outras mídias e manifestações artísticas, como a televisão, a publicidade, a pintura, os meios impressos, como jornais e revistas, e a literatura. O particular uso da linguagem na obra também é apontado como um de seus trunfos criativos, tornando Acossado um modelo típico de filme intertextual. A estruturação do projeto busca contextualizar, de maneira breve, o que foi a Nouvelle Vague, movimento ao qual Acossado pertence. Em seguida, apresenta-se a intertextualidade, com base na conceituação proposta por Julia Kristeva. Por fim, o filme tema recebe uma análise detalhada, onde se explora, a partir, principalmente, das obras de Michel Marie e Leda Tenório da Motta, a função da intertextualidade em sua temática e estéticaporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOIntertextualidadeGodardCinemaLinguagemIntertextualityGodardCinemaLanguageAcossado, de Godard: diálogos intertextuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDiogo Ribeiro Rodrigues.pdfapplication/pdf13721063https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39480/1/Diogo%20Ribeiro%20Rodrigues.pdff5c24e3fc396a2fac819a1b14bb61570MD51TEXTDiogo Ribeiro Rodrigues.pdf.txtDiogo Ribeiro Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain189133https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39480/2/Diogo%20Ribeiro%20Rodrigues.pdf.txtfd7c7b4b7fa0042e06f8d0e17ec58298MD52THUMBNAILDiogo Ribeiro Rodrigues.pdf.jpgDiogo Ribeiro Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39480/3/Diogo%20Ribeiro%20Rodrigues.pdf.jpg5007df7631b19aab51fcd29e7329260eMD53handle/394802023-10-06 01:06:00.585oai:repositorio.pucsp.br:handle/39480Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-10-06T04:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acossado, de Godard: diálogos intertextuais
title Acossado, de Godard: diálogos intertextuais
spellingShingle Acossado, de Godard: diálogos intertextuais
Rodrigues, Diogo Ribeiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Intertextualidade
Godard
Cinema
Linguagem
Intertextuality
Godard
Cinema
Language
title_short Acossado, de Godard: diálogos intertextuais
title_full Acossado, de Godard: diálogos intertextuais
title_fullStr Acossado, de Godard: diálogos intertextuais
title_full_unstemmed Acossado, de Godard: diálogos intertextuais
title_sort Acossado, de Godard: diálogos intertextuais
author Rodrigues, Diogo Ribeiro
author_facet Rodrigues, Diogo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Leda Tenório da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5298452627500759
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2878807038324484
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Diogo Ribeiro
contributor_str_mv Motta, Leda Tenório da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Intertextualidade
Godard
Cinema
Linguagem
Intertextuality
Godard
Cinema
Language
dc.subject.por.fl_str_mv Intertextualidade
Godard
Cinema
Linguagem
dc.subject.eng.fl_str_mv Intertextuality
Godard
Cinema
Language
description This research aims to explore the use of intertextuality as a creative asset in the motion picture Breathless, by Jean-Luc Godard, based on a literature focused on critics and history of cinema. The film is often regarded by critics as one of the most emblematic from Nouvelle Vague cinematic movement, and is also praised by its use of citations. These citations are perceived in dialogues with the cinema itself, and also with other media, including television, advertising, paintings, press media, such as newspapers and magazines, and literature. The particular use of language in the picture is also pointed as one of its creative strengths, which makes Breathless a typical model of an intertextual film. The Project is structured including a brief contextualization of Nouvelle Vague, cinematic movement in which Breathless is included. A presentation of intertextuality, based on the concept by Julia Kristeva follows. Then, the film receives a deep analysis, where, based mainly on the works by Michel Marie and Leda Tenório da Motta, the function of intertextuality is highlighted on its thematic and aesthetical construction
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-05T13:22:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-05T13:22:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rodrigues, Diogo Ribeiro. Acossado, de Godard: diálogos intertextuais. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39480
identifier_str_mv Rodrigues, Diogo Ribeiro. Acossado, de Godard: diálogos intertextuais. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39480/1/Diogo%20Ribeiro%20Rodrigues.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39480/2/Diogo%20Ribeiro%20Rodrigues.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39480/3/Diogo%20Ribeiro%20Rodrigues.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5c24e3fc396a2fac819a1b14bb61570
fd7c7b4b7fa0042e06f8d0e17ec58298
5007df7631b19aab51fcd29e7329260e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278309841764352