O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos
Orientador(a): Abramowicz, Mere
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10191
Resumo: The aim of this paper is to analyze the sense attributed to the concept of the family participation in the school during the nineties. In order to do this, it studies the public politics of that decade, from the federal ambit, to understand the dimensions of the municipal and the state spheres in São Paulo. Objectifying to compare the concept of the participation inside the public politics with the students parents concept involved in the family participation in the school, it shows the interviews with four students parents who performed different forms in the educational politics in São Mateus, a city district in São Paulo. Among these four, there is the testimony of the researcher herself, including the two moments. The first two interviews are from participants who acted in the deliberative School Council in 1991/93. The other two interviewed were selected by their participation in the neighborhood movement of parents that was organized to avoid the students transference during the stablishment of the state web reorganization in 1996. The result of this research is the sense of the participation in the educational public politics in the nineties and the sense for parents who desire both quantity and quality intended by the population in São Paulo for decades
id PUC_SP-1_247f8188229cf8a068e5f81b65fc0885
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10191
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abramowicz, MereSantos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos2016-04-27T14:32:41Z2005-06-172005-06-22Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos. O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus. 2005. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10191The aim of this paper is to analyze the sense attributed to the concept of the family participation in the school during the nineties. In order to do this, it studies the public politics of that decade, from the federal ambit, to understand the dimensions of the municipal and the state spheres in São Paulo. Objectifying to compare the concept of the participation inside the public politics with the students parents concept involved in the family participation in the school, it shows the interviews with four students parents who performed different forms in the educational politics in São Mateus, a city district in São Paulo. Among these four, there is the testimony of the researcher herself, including the two moments. The first two interviews are from participants who acted in the deliberative School Council in 1991/93. The other two interviewed were selected by their participation in the neighborhood movement of parents that was organized to avoid the students transference during the stablishment of the state web reorganization in 1996. The result of this research is the sense of the participation in the educational public politics in the nineties and the sense for parents who desire both quantity and quality intended by the population in São Paulo for decadesA dissertação aqui desenvolvida propõe analisar o sentido atribuído ao conceito de participação da família na escola nos anos 90. Para isso, analisa as políticas públicas daquela década, partindo do âmbito federal, para compreender as medidas das esferas estadual e municipal em São Paulo. Com o objetivo de comparar o conceito presente nas políticas públicas com o conceito de pais de alunos envolvidos na participação da família na escola, entrevistamos quatro pais de alunos que atuaram de diferentes formas na política educacional no bairro de São Mateus. Entre os quatro, insere-se o depoimento da própria pesquisadora ,abrangendo os dois momentos. As duas primeiras entrevistas são de participantes que atuaram no Conselho de Escola deliberativo em 1991/93. Os outros dois entrevistados foram escolhidos por terem participado de um movimento de pais no bairro, que se organizou para evitar a transferência de alunos, durante a implantação da reorganização da rede estadual em 1996. O resultado dessa pesquisa busca desvelar o sentido de participação nas políticas públicas educacionais paulistas, dos anos 90, e o significado de participação para os pais que almejaram a melhoria da educação, participação essa, perpassada, por vezes, por ambigüidade e contradiçõesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22264/MariaLuciaSantos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãofamíliaeducaçãocurrículomovimentos sociaismovimentos popularespolíticas públicasEducação e Estado - São Paulo (cidade)Escolas - Administração e organização - Participação dos paisParticipationFamilyEducationpublic policyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São MateusThe concept of participation of the family in the politician-educational scene in São Paulo, the decade of 90 and the look of parents actor of the popular movements of São Mateusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMariaLuciaSantos.pdf.txtMariaLuciaSantos.pdf.txtExtracted texttext/plain458930https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10191/3/MariaLuciaSantos.pdf.txt175a13113641aa39a3f1e873d4b01922MD53ORIGINALMariaLuciaSantos.pdfapplication/pdf3677252https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10191/1/MariaLuciaSantos.pdf12a2773d3dd931f46bc434fa113340d1MD51THUMBNAILMariaLuciaSantos.pdf.jpgMariaLuciaSantos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10191/2/MariaLuciaSantos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/101912022-04-28 03:53:15.081oai:repositorio.pucsp.br:handle/10191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T06:53:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The concept of participation of the family in the politician-educational scene in São Paulo, the decade of 90 and the look of parents actor of the popular movements of São Mateus
title O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus
spellingShingle O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus
Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos
família
educação
currículo
movimentos sociais
movimentos populares
políticas públicas
Educação e Estado - São Paulo (cidade)
Escolas - Administração e organização - Participação dos pais
Participation
Family
Education
public policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus
title_full O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus
title_fullStr O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus
title_full_unstemmed O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus
title_sort O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus
author Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos
author_facet Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abramowicz, Mere
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos
contributor_str_mv Abramowicz, Mere
dc.subject.por.fl_str_mv família
educação
currículo
movimentos sociais
movimentos populares
políticas públicas
Educação e Estado - São Paulo (cidade)
Escolas - Administração e organização - Participação dos pais
topic família
educação
currículo
movimentos sociais
movimentos populares
políticas públicas
Educação e Estado - São Paulo (cidade)
Escolas - Administração e organização - Participação dos pais
Participation
Family
Education
public policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Participation
Family
Education
public policy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description The aim of this paper is to analyze the sense attributed to the concept of the family participation in the school during the nineties. In order to do this, it studies the public politics of that decade, from the federal ambit, to understand the dimensions of the municipal and the state spheres in São Paulo. Objectifying to compare the concept of the participation inside the public politics with the students parents concept involved in the family participation in the school, it shows the interviews with four students parents who performed different forms in the educational politics in São Mateus, a city district in São Paulo. Among these four, there is the testimony of the researcher herself, including the two moments. The first two interviews are from participants who acted in the deliberative School Council in 1991/93. The other two interviewed were selected by their participation in the neighborhood movement of parents that was organized to avoid the students transference during the stablishment of the state web reorganization in 1996. The result of this research is the sense of the participation in the educational public politics in the nineties and the sense for parents who desire both quantity and quality intended by the population in São Paulo for decades
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-06-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos. O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus. 2005. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10191
identifier_str_mv Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos. O conceito de participação da família no cenário político-educacional em São Paulo na década de 90 e o olhar de pais atores dos movimentos populares de São Mateus. 2005. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10191/3/MariaLuciaSantos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10191/1/MariaLuciaSantos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10191/2/MariaLuciaSantos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 175a13113641aa39a3f1e873d4b01922
12a2773d3dd931f46bc434fa113340d1
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424057849348096