A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10217 |
Resumo: | The research focus was understand the characteristics of family involvement in school, from the reforms introduced by assumpctions of autonomy and decentralization, this ideology of the reforms of the 1990s, the neoliberal context, and identify some curricula involved in the relationship with family school. Study subjects in this qualitative study were family members of students in a public school in the west of the city of Sao Paulo. To achieve the proposed objectives, we applied questionnaires to family members present at meetings of parents and teachers in classes in all grades of elementary school and analyzed the responses of parents of students in a class for each grade. Of these, six mothers and two fathers of students were interviewed. The analysis of data obtained indicated that the participation of families in the study does not promote an emphasis on the autonomy of school management and does not approach the families of the school curriculum, a term unfamiliar. The modes of participation of the family are more focused on the strategies they adopt to rid their children of urban risks, especially, violence and involvement with the delict |
id |
PUC_SP-1_97b7d931ae7098b27bf5945c5e121bfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10217 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Abramowicz, MereSantos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos2016-04-27T14:32:48Z2010-08-032010-05-25Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos. A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares. 2010. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10217The research focus was understand the characteristics of family involvement in school, from the reforms introduced by assumpctions of autonomy and decentralization, this ideology of the reforms of the 1990s, the neoliberal context, and identify some curricula involved in the relationship with family school. Study subjects in this qualitative study were family members of students in a public school in the west of the city of Sao Paulo. To achieve the proposed objectives, we applied questionnaires to family members present at meetings of parents and teachers in classes in all grades of elementary school and analyzed the responses of parents of students in a class for each grade. Of these, six mothers and two fathers of students were interviewed. The analysis of data obtained indicated that the participation of families in the study does not promote an emphasis on the autonomy of school management and does not approach the families of the school curriculum, a term unfamiliar. The modes of participation of the family are more focused on the strategies they adopt to rid their children of urban risks, especially, violence and involvement with the delictA pesquisa teve por foco compreender características da participação da família na escola, a partir das reformas que tiveram por pressupostos a autonomia e a descentralização, ideário presente nas reformas dos anos 1990, no contexto neoliberal, e identificar alguns aspectos curriculares envolvidos na relação da família com a escola. Os sujeitos pesquisados nesse estudo qualitativo foram os familiares de alunos de uma escola municipal na zona Oeste da cidade de São Paulo. Para atingir os objetivos propostos, aplicamos questionários aos familiares presentes nas reuniões de pais e mestres de turmas de todas as séries do Ensino Fundamental e analisamos as respostas de pais de alunos de uma turma de cada série. Desses, seis mães e dois pais de alunos foram entrevistados. A análise do material obtido indicou que a participação das famílias analisadas não promove ênfase na autonomia da gestão escolar e não aproxima as famílias do currículo escolar, termo que desconhecem. Os modos de participação da família estão mais voltados às estratégias que adotam para livrar seus filhos dos riscos urbanos, sobretudo, da violência e envolvimento com o crimeConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22293/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoParticipação da famíliaRelação família-escolaParticipação e currículoPolítica pública de participaçãoEscolas -- Organizacao e administracao -- Participacao dos paisParticipations of the familyPublic policy participationParticipation and curriculumCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curricularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Lucia Salgado Cordeiro dos Santos.pdf.txtMaria Lucia Salgado Cordeiro dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain442352https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/3/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf.txt8bda3ce851c9df6b1874fe547c7de862MD53ORIGINALMaria Lucia Salgado Cordeiro dos Santos.pdfapplication/pdf958585https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/1/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf03d41520b3d505ad4f3c34110ea53cc8MD51THUMBNAILMaria Lucia Salgado Cordeiro dos Santos.pdf.jpgMaria Lucia Salgado Cordeiro dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/2/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/102172022-04-28 04:07:26.504oai:repositorio.pucsp.br:handle/10217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:07:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares |
title |
A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares |
spellingShingle |
A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos Participação da família Relação família-escola Participação e currículo Política pública de participação Escolas -- Organizacao e administracao -- Participacao dos pais Participations of the family Public policy participation Participation and curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares |
title_full |
A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares |
title_fullStr |
A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares |
title_full_unstemmed |
A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares |
title_sort |
A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares |
author |
Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos |
author_facet |
Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abramowicz, Mere |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos |
contributor_str_mv |
Abramowicz, Mere |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação da família Relação família-escola Participação e currículo Política pública de participação Escolas -- Organizacao e administracao -- Participacao dos pais |
topic |
Participação da família Relação família-escola Participação e currículo Política pública de participação Escolas -- Organizacao e administracao -- Participacao dos pais Participations of the family Public policy participation Participation and curriculum CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Participations of the family Public policy participation Participation and curriculum |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The research focus was understand the characteristics of family involvement in school, from the reforms introduced by assumpctions of autonomy and decentralization, this ideology of the reforms of the 1990s, the neoliberal context, and identify some curricula involved in the relationship with family school. Study subjects in this qualitative study were family members of students in a public school in the west of the city of Sao Paulo. To achieve the proposed objectives, we applied questionnaires to family members present at meetings of parents and teachers in classes in all grades of elementary school and analyzed the responses of parents of students in a class for each grade. Of these, six mothers and two fathers of students were interviewed. The analysis of data obtained indicated that the participation of families in the study does not promote an emphasis on the autonomy of school management and does not approach the families of the school curriculum, a term unfamiliar. The modes of participation of the family are more focused on the strategies they adopt to rid their children of urban risks, especially, violence and involvement with the delict |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-03 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:32:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos. A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares. 2010. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10217 |
identifier_str_mv |
Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos. A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares. 2010. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/3/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/1/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/2/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8bda3ce851c9df6b1874fe547c7de862 03d41520b3d505ad4f3c34110ea53cc8 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424056482004992 |