A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos
Orientador(a): Abramowicz, Mere
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10217
Resumo: The research focus was understand the characteristics of family involvement in school, from the reforms introduced by assumpctions of autonomy and decentralization, this ideology of the reforms of the 1990s, the neoliberal context, and identify some curricula involved in the relationship with family school. Study subjects in this qualitative study were family members of students in a public school in the west of the city of Sao Paulo. To achieve the proposed objectives, we applied questionnaires to family members present at meetings of parents and teachers in classes in all grades of elementary school and analyzed the responses of parents of students in a class for each grade. Of these, six mothers and two fathers of students were interviewed. The analysis of data obtained indicated that the participation of families in the study does not promote an emphasis on the autonomy of school management and does not approach the families of the school curriculum, a term unfamiliar. The modes of participation of the family are more focused on the strategies they adopt to rid their children of urban risks, especially, violence and involvement with the delict
id PUC_SP-1_97b7d931ae7098b27bf5945c5e121bfb
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10217
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abramowicz, MereSantos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos2016-04-27T14:32:48Z2010-08-032010-05-25Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos. A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares. 2010. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10217The research focus was understand the characteristics of family involvement in school, from the reforms introduced by assumpctions of autonomy and decentralization, this ideology of the reforms of the 1990s, the neoliberal context, and identify some curricula involved in the relationship with family school. Study subjects in this qualitative study were family members of students in a public school in the west of the city of Sao Paulo. To achieve the proposed objectives, we applied questionnaires to family members present at meetings of parents and teachers in classes in all grades of elementary school and analyzed the responses of parents of students in a class for each grade. Of these, six mothers and two fathers of students were interviewed. The analysis of data obtained indicated that the participation of families in the study does not promote an emphasis on the autonomy of school management and does not approach the families of the school curriculum, a term unfamiliar. The modes of participation of the family are more focused on the strategies they adopt to rid their children of urban risks, especially, violence and involvement with the delictA pesquisa teve por foco compreender características da participação da família na escola, a partir das reformas que tiveram por pressupostos a autonomia e a descentralização, ideário presente nas reformas dos anos 1990, no contexto neoliberal, e identificar alguns aspectos curriculares envolvidos na relação da família com a escola. Os sujeitos pesquisados nesse estudo qualitativo foram os familiares de alunos de uma escola municipal na zona Oeste da cidade de São Paulo. Para atingir os objetivos propostos, aplicamos questionários aos familiares presentes nas reuniões de pais e mestres de turmas de todas as séries do Ensino Fundamental e analisamos as respostas de pais de alunos de uma turma de cada série. Desses, seis mães e dois pais de alunos foram entrevistados. A análise do material obtido indicou que a participação das famílias analisadas não promove ênfase na autonomia da gestão escolar e não aproxima as famílias do currículo escolar, termo que desconhecem. Os modos de participação da família estão mais voltados às estratégias que adotam para livrar seus filhos dos riscos urbanos, sobretudo, da violência e envolvimento com o crimeConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22293/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoParticipação da famíliaRelação família-escolaParticipação e currículoPolítica pública de participaçãoEscolas -- Organizacao e administracao -- Participacao dos paisParticipations of the familyPublic policy participationParticipation and curriculumCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curricularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Lucia Salgado Cordeiro dos Santos.pdf.txtMaria Lucia Salgado Cordeiro dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain442352https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/3/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf.txt8bda3ce851c9df6b1874fe547c7de862MD53ORIGINALMaria Lucia Salgado Cordeiro dos Santos.pdfapplication/pdf958585https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/1/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf03d41520b3d505ad4f3c34110ea53cc8MD51THUMBNAILMaria Lucia Salgado Cordeiro dos Santos.pdf.jpgMaria Lucia Salgado Cordeiro dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/2/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/102172022-04-28 04:07:26.504oai:repositorio.pucsp.br:handle/10217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:07:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares
title A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares
spellingShingle A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares
Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos
Participação da família
Relação família-escola
Participação e currículo
Política pública de participação
Escolas -- Organizacao e administracao -- Participacao dos pais
Participations of the family
Public policy participation
Participation and curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares
title_full A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares
title_fullStr A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares
title_full_unstemmed A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares
title_sort A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares
author Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos
author_facet Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abramowicz, Mere
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos
contributor_str_mv Abramowicz, Mere
dc.subject.por.fl_str_mv Participação da família
Relação família-escola
Participação e currículo
Política pública de participação
Escolas -- Organizacao e administracao -- Participacao dos pais
topic Participação da família
Relação família-escola
Participação e currículo
Política pública de participação
Escolas -- Organizacao e administracao -- Participacao dos pais
Participations of the family
Public policy participation
Participation and curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Participations of the family
Public policy participation
Participation and curriculum
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The research focus was understand the characteristics of family involvement in school, from the reforms introduced by assumpctions of autonomy and decentralization, this ideology of the reforms of the 1990s, the neoliberal context, and identify some curricula involved in the relationship with family school. Study subjects in this qualitative study were family members of students in a public school in the west of the city of Sao Paulo. To achieve the proposed objectives, we applied questionnaires to family members present at meetings of parents and teachers in classes in all grades of elementary school and analyzed the responses of parents of students in a class for each grade. Of these, six mothers and two fathers of students were interviewed. The analysis of data obtained indicated that the participation of families in the study does not promote an emphasis on the autonomy of school management and does not approach the families of the school curriculum, a term unfamiliar. The modes of participation of the family are more focused on the strategies they adopt to rid their children of urban risks, especially, violence and involvement with the delict
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-03
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos. A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares. 2010. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10217
identifier_str_mv Santos, Maria Lucia Salgado Cordeiro dos. A participação da família em questão: a interação escola-família sob a ótica de mães e pais e alguns aspectos curriculares. 2010. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/3/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/1/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10217/2/Maria%20Lucia%20Salgado%20Cordeiro%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bda3ce851c9df6b1874fe547c7de862
03d41520b3d505ad4f3c34110ea53cc8
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424056482004992