Rastreabilidade como fator de decisão de compra de frutas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Costa, Flávia Ponte Bandeira S. lattes
Orientador(a): Serralvo, Francisco Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1029
Resumo: This current work aimed to study the purchase consumer process and analyze the factors that influence the decision-making products. More specifically, understand whether the consumer understands the concept of traceability and if traceability is a clear choice in the fruits purchasing decisions of consumers.In order to understand such purpose, an organization of the theorical references was sought on consumer behavior and purchasing decision process. Also treated the influence factors on consumer decisionmaking that most suited this study like: values and attitudes, beliefs, opinions, knowledge and learning.After that, this references incorporated the concept of traceability and its influence in ensuring food safety, as well as the existing legislations and an overview of fruit consumption in Brazil. The empirical study was based on the response of 324 consumers and buyers of fruit in the São Paulo region.The field study revealed that the greatest benefit find on traceability is costumer safety and that it is considered important as an inhibitor of risk or harm to health due to comsuption of adultared or contaminated food. This finding confirms that more and more consumers are concerned about their safety.The product has its own history and the customer wants to know it
id PUC_SP-1_30f917917595f26575a26b8fb9a28af7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1029
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Serralvo, Francisco Antoniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4443588H3Costa, Flávia Ponte Bandeira S.2016-04-25T16:44:28Z2012-06-282012-05-23Costa, Flávia Ponte Bandeira S.. Traceability as a deciding factor for buying fruit. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1029This current work aimed to study the purchase consumer process and analyze the factors that influence the decision-making products. More specifically, understand whether the consumer understands the concept of traceability and if traceability is a clear choice in the fruits purchasing decisions of consumers.In order to understand such purpose, an organization of the theorical references was sought on consumer behavior and purchasing decision process. Also treated the influence factors on consumer decisionmaking that most suited this study like: values and attitudes, beliefs, opinions, knowledge and learning.After that, this references incorporated the concept of traceability and its influence in ensuring food safety, as well as the existing legislations and an overview of fruit consumption in Brazil. The empirical study was based on the response of 324 consumers and buyers of fruit in the São Paulo region.The field study revealed that the greatest benefit find on traceability is costumer safety and that it is considered important as an inhibitor of risk or harm to health due to comsuption of adultared or contaminated food. This finding confirms that more and more consumers are concerned about their safety.The product has its own history and the customer wants to know itA presente dissertação teve como objetivo estudar o processo de compra dos consumidores e analisar os fatores que influenciam a tomada de decisão por produtos. Mais especificamente, procurou-se compreender se o consumidor entende o conceito de rastreabilidade e se a rastreabilidade é uma opção clara na decisão de compra de frutas desse consumidor. Para atingir esse objetivo buscou-se organizar o referencial teórico sobre os estudos do comportamento do consumidor e o processo de decisão de compras. Também foram tratados os fatores de influência no processo de tomada de decisão do consumidor que mais se adequavam a este estudo: valores e atitudes, crenças, opiniões e conhecimento e aprendizagem. Na sequência, esse referencial incorporou a conceituação de rastreabilidade e sua influência na garantia de um alimento seguro, bem como as legislações existentes sobre o assunto e um panorama do consumo de frutas no Brasil. O estudo empírico foi baseado na resposta de 324 consumidores e compradores de frutas da Grande São Paulo. O estudo de campo revelou que o maior benefício ligado a rastreabilidade é a segurança do consumidor e que esta é considerada um importante inibidor de riscos ou prejuízos a saúde devido ao consumo de alimentos adulterados ou contaminados. Essa conclusão confirma que cada vez mais o consumidor tem-se preocupado com a sua segurança. O produto tem a sua história e o consumidor quer conhecê-laapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2231/Flavia%20Ponte%20Bandeira%20Serrao%20da%20Costa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisComportamentoConsumidorRastreabilidadeSegurança do consumidorProcesso de compraBehaviorConsumerTraceabilityConsumer safetyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAORastreabilidade como fator de decisão de compra de frutasTraceability as a deciding factor for buying fruitDissertaçãoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFlavia Ponte Bandeira Serrao da Costa.pdf.txtFlavia Ponte Bandeira Serrao da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain189376https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1029/3/Flavia%20Ponte%20Bandeira%20Serrao%20da%20Costa.pdf.txt56a6b6be56f817b2501f91acdf06e250MD53ORIGINALFlavia Ponte Bandeira Serrao da Costa.pdfapplication/pdf1527491https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1029/1/Flavia%20Ponte%20Bandeira%20Serrao%20da%20Costa.pdf17b63a56736e15009cebfc80e71cb951MD51THUMBNAILFlavia Ponte Bandeira Serrao da Costa.pdf.jpgFlavia Ponte Bandeira Serrao da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2872https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1029/2/Flavia%20Ponte%20Bandeira%20Serrao%20da%20Costa.pdf.jpg73d239c6723287a6b4803ff5bff25093MD52handle/10292022-08-22 19:29:27.845oai:repositorio.pucsp.br:handle/1029Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-22T22:29:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Rastreabilidade como fator de decisão de compra de frutas
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Traceability as a deciding factor for buying fruit
title Rastreabilidade como fator de decisão de compra de frutas
spellingShingle Rastreabilidade como fator de decisão de compra de frutas
Costa, Flávia Ponte Bandeira S.
Comportamento
Consumidor
Rastreabilidade
Segurança do consumidor
Processo de compra
Behavior
Consumer
Traceability
Consumer safety
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Rastreabilidade como fator de decisão de compra de frutas
title_full Rastreabilidade como fator de decisão de compra de frutas
title_fullStr Rastreabilidade como fator de decisão de compra de frutas
title_full_unstemmed Rastreabilidade como fator de decisão de compra de frutas
title_sort Rastreabilidade como fator de decisão de compra de frutas
author Costa, Flávia Ponte Bandeira S.
author_facet Costa, Flávia Ponte Bandeira S.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4443588H3
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Flávia Ponte Bandeira S.
contributor_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento
Consumidor
Rastreabilidade
Segurança do consumidor
Processo de compra
topic Comportamento
Consumidor
Rastreabilidade
Segurança do consumidor
Processo de compra
Behavior
Consumer
Traceability
Consumer safety
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Behavior
Consumer
Traceability
Consumer safety
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description This current work aimed to study the purchase consumer process and analyze the factors that influence the decision-making products. More specifically, understand whether the consumer understands the concept of traceability and if traceability is a clear choice in the fruits purchasing decisions of consumers.In order to understand such purpose, an organization of the theorical references was sought on consumer behavior and purchasing decision process. Also treated the influence factors on consumer decisionmaking that most suited this study like: values and attitudes, beliefs, opinions, knowledge and learning.After that, this references incorporated the concept of traceability and its influence in ensuring food safety, as well as the existing legislations and an overview of fruit consumption in Brazil. The empirical study was based on the response of 324 consumers and buyers of fruit in the São Paulo region.The field study revealed that the greatest benefit find on traceability is costumer safety and that it is considered important as an inhibitor of risk or harm to health due to comsuption of adultared or contaminated food. This finding confirms that more and more consumers are concerned about their safety.The product has its own history and the customer wants to know it
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-06-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T16:44:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv Dissertação
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, Flávia Ponte Bandeira S.. Traceability as a deciding factor for buying fruit. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1029
identifier_str_mv Costa, Flávia Ponte Bandeira S.. Traceability as a deciding factor for buying fruit. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1029/3/Flavia%20Ponte%20Bandeira%20Serrao%20da%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1029/1/Flavia%20Ponte%20Bandeira%20Serrao%20da%20Costa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1029/2/Flavia%20Ponte%20Bandeira%20Serrao%20da%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 56a6b6be56f817b2501f91acdf06e250
17b63a56736e15009cebfc80e71cb951
73d239c6723287a6b4803ff5bff25093
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423968122699776