Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Ferreira, Cristiane Regina de Moura
Orientador(a): Machado, Silvia Dias Alcântara
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11402
Resumo: The present study relates a qualitative research that aims to investigate as the student, which one was concluded the 2008 High School first year, observes, realizes and understands the activities observation of regularities and generalization of patterns. This research relevance justifies itself for the subject importance Observation of Regularities and Generalization of Patterns , pointed for researchers as Stenn (1990), Orton and Orton (1999), Vale and Pimentel (2005) and Valle et al (2005), where they affirm that this resource assists the student to learn a relevant mathematics, besides revealing his algebraic comprehension. For the data collection I elaborated and I applied a diagnostic technique, inspired in the Didactic Engineering ideas, as seen in Machado (2003). The data analyses indicate that students realize pertinent observations to the regularities in the sequences and realize some generalizations of patterns, using different resolution strategies and types of semiotics representation (Duval, 2003). With regard to the understanding I can affirm that the pupils if find in development phase, therefore still need other experiences, to perfect the algebraic fluency and to reveal its thought algebraic in more efficient way
id PUC_SP-1_4057e40c1be13e8139805c742ec6c832
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11402
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Machado, Silvia Dias AlcântaraFerreira, Cristiane Regina de Moura2016-04-27T16:58:55Z2010-01-262009-10-09Ferreira, Cristiane Regina de Moura. Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11402The present study relates a qualitative research that aims to investigate as the student, which one was concluded the 2008 High School first year, observes, realizes and understands the activities observation of regularities and generalization of patterns. This research relevance justifies itself for the subject importance Observation of Regularities and Generalization of Patterns , pointed for researchers as Stenn (1990), Orton and Orton (1999), Vale and Pimentel (2005) and Valle et al (2005), where they affirm that this resource assists the student to learn a relevant mathematics, besides revealing his algebraic comprehension. For the data collection I elaborated and I applied a diagnostic technique, inspired in the Didactic Engineering ideas, as seen in Machado (2003). The data analyses indicate that students realize pertinent observations to the regularities in the sequences and realize some generalizations of patterns, using different resolution strategies and types of semiotics representation (Duval, 2003). With regard to the understanding I can affirm that the pupils if find in development phase, therefore still need other experiences, to perfect the algebraic fluency and to reveal its thought algebraic in more efficient wayO presente estudo relata uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar como o aluno que terminou o Primeiro ano do Ensino Médio, em 2008 observa, realiza e compreende as atividades de observação de regularidades e de generalização de padrões. A relevância dessa pesquisa se justifica pela importância do tema Observação de Regularidades e Generalização de Padrões , apontado por pesquisadores como: Stenn (1990), Orton e Orton (1999), Vale e Pimentel (2005) e Vale et al (2005), que afirmam que esse recurso auxilia o aluno a aprender uma matemática significativa, além de manifestar seu pensamento algébrico. Para a coleta de dados elaborei e apliquei um instrumento diagnóstico, inspirado nas ideias da Engenharia Didática, conforme Machado (2003). As análises dos dados indicam que os alunos realizam observações pertinentes às regularidades presentes nas sequências e realizam algumas generalizações de padrões, utilizando diferentes estratégias de resolução e diferentes tipos de registros de representação semiótica (Duval, 2003). Com relação à compreensão posso afirmar que os alunos se encontram em fase de desenvolvimento, pois necessitam ainda de outras experiências, para aperfeiçoarem a fluência algébrica e manifestar seu pensamento algébrico de maneira mais eficazSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23729/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoObservarRealizarCompreenderAlunos do ensino médioMatematica (Ensino medio) -- Estudo e ensinoCompreensaoObservacao (Metodo educacional)ObserveRealizeUnderstandStudents high schoolCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAOs alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCristiane Regina de Moura Ferreira.pdf.txtCristiane Regina de Moura Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain255816https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/3/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf.txt99a799cb00ba452dc5d5dc56be7ff287MD53ORIGINALCristiane Regina de Moura Ferreira.pdfapplication/pdf2091183https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/1/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf593d938f91d1a71f440cd9e6928d4929MD51THUMBNAILCristiane Regina de Moura Ferreira.pdf.jpgCristiane Regina de Moura Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/2/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/114022022-04-28 06:43:00.934oai:repositorio.pucsp.br:handle/11402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T09:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão
title Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão
spellingShingle Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão
Ferreira, Cristiane Regina de Moura
Observar
Realizar
Compreender
Alunos do ensino médio
Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino
Compreensao
Observacao (Metodo educacional)
Observe
Realize
Understand
Students high school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão
title_full Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão
title_fullStr Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão
title_full_unstemmed Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão
title_sort Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão
author Ferreira, Cristiane Regina de Moura
author_facet Ferreira, Cristiane Regina de Moura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cristiane Regina de Moura
contributor_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Observar
Realizar
Compreender
Alunos do ensino médio
Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino
Compreensao
Observacao (Metodo educacional)
topic Observar
Realizar
Compreender
Alunos do ensino médio
Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino
Compreensao
Observacao (Metodo educacional)
Observe
Realize
Understand
Students high school
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Observe
Realize
Understand
Students high school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present study relates a qualitative research that aims to investigate as the student, which one was concluded the 2008 High School first year, observes, realizes and understands the activities observation of regularities and generalization of patterns. This research relevance justifies itself for the subject importance Observation of Regularities and Generalization of Patterns , pointed for researchers as Stenn (1990), Orton and Orton (1999), Vale and Pimentel (2005) and Valle et al (2005), where they affirm that this resource assists the student to learn a relevant mathematics, besides revealing his algebraic comprehension. For the data collection I elaborated and I applied a diagnostic technique, inspired in the Didactic Engineering ideas, as seen in Machado (2003). The data analyses indicate that students realize pertinent observations to the regularities in the sequences and realize some generalizations of patterns, using different resolution strategies and types of semiotics representation (Duval, 2003). With regard to the understanding I can affirm that the pupils if find in development phase, therefore still need other experiences, to perfect the algebraic fluency and to reveal its thought algebraic in more efficient way
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-09
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ferreira, Cristiane Regina de Moura. Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11402
identifier_str_mv Ferreira, Cristiane Regina de Moura. Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/3/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/1/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/2/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 99a799cb00ba452dc5d5dc56be7ff287
593d938f91d1a71f440cd9e6928d4929
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424006130434048