Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11402 |
Resumo: | The present study relates a qualitative research that aims to investigate as the student, which one was concluded the 2008 High School first year, observes, realizes and understands the activities observation of regularities and generalization of patterns. This research relevance justifies itself for the subject importance Observation of Regularities and Generalization of Patterns , pointed for researchers as Stenn (1990), Orton and Orton (1999), Vale and Pimentel (2005) and Valle et al (2005), where they affirm that this resource assists the student to learn a relevant mathematics, besides revealing his algebraic comprehension. For the data collection I elaborated and I applied a diagnostic technique, inspired in the Didactic Engineering ideas, as seen in Machado (2003). The data analyses indicate that students realize pertinent observations to the regularities in the sequences and realize some generalizations of patterns, using different resolution strategies and types of semiotics representation (Duval, 2003). With regard to the understanding I can affirm that the pupils if find in development phase, therefore still need other experiences, to perfect the algebraic fluency and to reveal its thought algebraic in more efficient way |
id |
PUC_SP-1_4057e40c1be13e8139805c742ec6c832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11402 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Silvia Dias AlcântaraFerreira, Cristiane Regina de Moura2016-04-27T16:58:55Z2010-01-262009-10-09Ferreira, Cristiane Regina de Moura. Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11402The present study relates a qualitative research that aims to investigate as the student, which one was concluded the 2008 High School first year, observes, realizes and understands the activities observation of regularities and generalization of patterns. This research relevance justifies itself for the subject importance Observation of Regularities and Generalization of Patterns , pointed for researchers as Stenn (1990), Orton and Orton (1999), Vale and Pimentel (2005) and Valle et al (2005), where they affirm that this resource assists the student to learn a relevant mathematics, besides revealing his algebraic comprehension. For the data collection I elaborated and I applied a diagnostic technique, inspired in the Didactic Engineering ideas, as seen in Machado (2003). The data analyses indicate that students realize pertinent observations to the regularities in the sequences and realize some generalizations of patterns, using different resolution strategies and types of semiotics representation (Duval, 2003). With regard to the understanding I can affirm that the pupils if find in development phase, therefore still need other experiences, to perfect the algebraic fluency and to reveal its thought algebraic in more efficient wayO presente estudo relata uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar como o aluno que terminou o Primeiro ano do Ensino Médio, em 2008 observa, realiza e compreende as atividades de observação de regularidades e de generalização de padrões. A relevância dessa pesquisa se justifica pela importância do tema Observação de Regularidades e Generalização de Padrões , apontado por pesquisadores como: Stenn (1990), Orton e Orton (1999), Vale e Pimentel (2005) e Vale et al (2005), que afirmam que esse recurso auxilia o aluno a aprender uma matemática significativa, além de manifestar seu pensamento algébrico. Para a coleta de dados elaborei e apliquei um instrumento diagnóstico, inspirado nas ideias da Engenharia Didática, conforme Machado (2003). As análises dos dados indicam que os alunos realizam observações pertinentes às regularidades presentes nas sequências e realizam algumas generalizações de padrões, utilizando diferentes estratégias de resolução e diferentes tipos de registros de representação semiótica (Duval, 2003). Com relação à compreensão posso afirmar que os alunos se encontram em fase de desenvolvimento, pois necessitam ainda de outras experiências, para aperfeiçoarem a fluência algébrica e manifestar seu pensamento algébrico de maneira mais eficazSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23729/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoObservarRealizarCompreenderAlunos do ensino médioMatematica (Ensino medio) -- Estudo e ensinoCompreensaoObservacao (Metodo educacional)ObserveRealizeUnderstandStudents high schoolCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAOs alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCristiane Regina de Moura Ferreira.pdf.txtCristiane Regina de Moura Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain255816https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/3/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf.txt99a799cb00ba452dc5d5dc56be7ff287MD53ORIGINALCristiane Regina de Moura Ferreira.pdfapplication/pdf2091183https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/1/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf593d938f91d1a71f440cd9e6928d4929MD51THUMBNAILCristiane Regina de Moura Ferreira.pdf.jpgCristiane Regina de Moura Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/2/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/114022022-04-28 06:43:00.934oai:repositorio.pucsp.br:handle/11402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T09:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão |
title |
Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão |
spellingShingle |
Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão Ferreira, Cristiane Regina de Moura Observar Realizar Compreender Alunos do ensino médio Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino Compreensao Observacao (Metodo educacional) Observe Realize Understand Students high school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão |
title_full |
Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão |
title_fullStr |
Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão |
title_full_unstemmed |
Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão |
title_sort |
Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão |
author |
Ferreira, Cristiane Regina de Moura |
author_facet |
Ferreira, Cristiane Regina de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Silvia Dias Alcântara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cristiane Regina de Moura |
contributor_str_mv |
Machado, Silvia Dias Alcântara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Observar Realizar Compreender Alunos do ensino médio Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino Compreensao Observacao (Metodo educacional) |
topic |
Observar Realizar Compreender Alunos do ensino médio Matematica (Ensino medio) -- Estudo e ensino Compreensao Observacao (Metodo educacional) Observe Realize Understand Students high school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Observe Realize Understand Students high school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The present study relates a qualitative research that aims to investigate as the student, which one was concluded the 2008 High School first year, observes, realizes and understands the activities observation of regularities and generalization of patterns. This research relevance justifies itself for the subject importance Observation of Regularities and Generalization of Patterns , pointed for researchers as Stenn (1990), Orton and Orton (1999), Vale and Pimentel (2005) and Valle et al (2005), where they affirm that this resource assists the student to learn a relevant mathematics, besides revealing his algebraic comprehension. For the data collection I elaborated and I applied a diagnostic technique, inspired in the Didactic Engineering ideas, as seen in Machado (2003). The data analyses indicate that students realize pertinent observations to the regularities in the sequences and realize some generalizations of patterns, using different resolution strategies and types of semiotics representation (Duval, 2003). With regard to the understanding I can affirm that the pupils if find in development phase, therefore still need other experiences, to perfect the algebraic fluency and to reveal its thought algebraic in more efficient way |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-10-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-01-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ferreira, Cristiane Regina de Moura. Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11402 |
identifier_str_mv |
Ferreira, Cristiane Regina de Moura. Os alunos do 1º ano do ensino médio e os padrões: observação, realização e compreensão. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/3/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/1/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11402/2/Cristiane%20Regina%20de%20Moura%20Ferreira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
99a799cb00ba452dc5d5dc56be7ff287 593d938f91d1a71f440cd9e6928d4929 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424006130434048 |