Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
|
Departamento: |
História da Ciência
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13445 |
Resumo: | This Research analyzes the use of philosophical and scientific methods used by the first ones theoretical in Marketing in the beginning of the century XX. For us to find such methodological indications we discoursed regarding the modifications happened in the context of the organizations in North American territory for us to demarcate as these alterations they created problems that other study areas were not capable to solve creating the demand for the first studies in the area. The institutionalization process that allowed the creation and development of the Marketing. We selected for analysis Marketing Methods, of Ralph Starr Butler, as document for us to find the proposed methodology. Through this study, we observed that the authors of the period were based in a philosophical and scientific methodology for the construction of a manual for the first researchers of the area. With the use of this methodology it allowed to the Marketing an independence of other more traditional areas and an importance in the academic and managerial middle |
id |
PUC_SP-1_5bc5e2e44c2af2c0a30e2731d711a803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13445 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferraz, Márcia Helena Mendeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241418D9Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de2016-04-28T14:16:44Z2010-03-312009-10-15Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método. 2009. 179 f. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13445This Research analyzes the use of philosophical and scientific methods used by the first ones theoretical in Marketing in the beginning of the century XX. For us to find such methodological indications we discoursed regarding the modifications happened in the context of the organizations in North American territory for us to demarcate as these alterations they created problems that other study areas were not capable to solve creating the demand for the first studies in the area. The institutionalization process that allowed the creation and development of the Marketing. We selected for analysis Marketing Methods, of Ralph Starr Butler, as document for us to find the proposed methodology. Through this study, we observed that the authors of the period were based in a philosophical and scientific methodology for the construction of a manual for the first researchers of the area. With the use of this methodology it allowed to the Marketing an independence of other more traditional areas and an importance in the academic and managerial middleEsta Pesquisa analisa o uso de métodos filosóficos e científicos usados pelos primeiros teóricos em Marketing no início do século XX. Para encontrarmos tais indícios metodológicos discorremos a respeito das modificações ocorridas no contexto das organizações em território norte-americano para demarcarmos como estas alterações criaram problemas que outras áreas de estudo não estavam aptas a resolver criando a demanda pelos primeiros estudos na área. O processo de institucionalização que permitiu a criação e desenvolvimento do Marketing. Selecionamos para análise Marketing Methods, de Ralph Starr Butler como documento de pesquisa para encontrarmos a metodologia proposta. Por meio deste estudo, observamos que os autores do período se embasaram em uma metodologia filosófica e científica para a construção de um manual para os primeiros pesquisadores da área. Com o uso desta metodologia permitiu ao Marketing uma independência de outras áreas mais tradicionais e uma importância no meio acadêmico e empresarialapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30095/Sergio%20Luis%20Ignacio%20de%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da CiênciaPUC-SPBRHistória da CiênciaFilosofiaCiênciaContextoInstitucionalizaçãoMétodoButler, Ralph Starr -- Marketing methodsMarketingMarketingPhilosophyScienceContextInstitutionalizationMethodCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASOs primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e métodoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSergio Luis Ignacio de Oliveira.pdf.txtSergio Luis Ignacio de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain353209https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13445/3/Sergio%20Luis%20Ignacio%20de%20Oliveira.pdf.txt02c34edeff60a756d32629cf10fe16aaMD53ORIGINALSergio Luis Ignacio de Oliveira.pdfapplication/pdf6758264https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13445/1/Sergio%20Luis%20Ignacio%20de%20Oliveira.pdfc6bdd87612c49b9c548129e00aa7c9a3MD51THUMBNAILSergio Luis Ignacio de Oliveira.pdf.jpgSergio Luis Ignacio de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3232https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13445/2/Sergio%20Luis%20Ignacio%20de%20Oliveira.pdf.jpg3d14a94cf69f62eb4e5b474475ccb2adMD52handle/134452023-11-24 12:01:53.185oai:repositorio.pucsp.br:handle/13445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-24T15:01:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método |
title |
Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método |
spellingShingle |
Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de Filosofia Ciência Contexto Institucionalização Método Butler, Ralph Starr -- Marketing methods Marketing Marketing Philosophy Science Context Institutionalization Method CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
title_short |
Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método |
title_full |
Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método |
title_fullStr |
Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método |
title_full_unstemmed |
Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método |
title_sort |
Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método |
author |
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de |
author_facet |
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferraz, Márcia Helena Mendes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241418D9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de |
contributor_str_mv |
Ferraz, Márcia Helena Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Ciência Contexto Institucionalização Método Butler, Ralph Starr -- Marketing methods Marketing |
topic |
Filosofia Ciência Contexto Institucionalização Método Butler, Ralph Starr -- Marketing methods Marketing Marketing Philosophy Science Context Institutionalization Method CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing Philosophy Science Context Institutionalization Method |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS |
description |
This Research analyzes the use of philosophical and scientific methods used by the first ones theoretical in Marketing in the beginning of the century XX. For us to find such methodological indications we discoursed regarding the modifications happened in the context of the organizations in North American territory for us to demarcate as these alterations they created problems that other study areas were not capable to solve creating the demand for the first studies in the area. The institutionalization process that allowed the creation and development of the Marketing. We selected for analysis Marketing Methods, of Ralph Starr Butler, as document for us to find the proposed methodology. Through this study, we observed that the authors of the period were based in a philosophical and scientific methodology for the construction of a manual for the first researchers of the area. With the use of this methodology it allowed to the Marketing an independence of other more traditional areas and an importance in the academic and managerial middle |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-10-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T14:16:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método. 2009. 179 f. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13445 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Sérgio Luis Ignácio de. Os primeiros estudos em marketing: contexto, institucionalização e método. 2009. 179 f. Tese (Doutorado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
História da Ciência |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13445/3/Sergio%20Luis%20Ignacio%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13445/1/Sergio%20Luis%20Ignacio%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13445/2/Sergio%20Luis%20Ignacio%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02c34edeff60a756d32629cf10fe16aa c6bdd87612c49b9c548129e00aa7c9a3 3d14a94cf69f62eb4e5b474475ccb2ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423944151203840 |