A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15964 |
Resumo: | The training of teachers like responsability of pedagogical coordinator is presented as a trend that slowly is being built by publics politics aimed at professionals in this area, such as Programa Ler e Escrever, for the inicial terms of elementary school of state public network of Sao Paulo, and that was basis of consideration of this work. The research aimed to analyze how teachers pedagogical coordinators of the state of São Paulo understand and describe their role as trainers of teachers. For various reasons, we chose six participants who worked in elementary schools of a single Diretoria Regional de Ensino, located in the east of the Capital. In this study, we used like procedure to collect information interviews, discourse analysis which sought grounds in qualitative research methodology. The results indicated that the work of teachers pedagogical coordinators has elements of bureaucratization and inspection of teaching, which marked the history of their profession. The efforts of participantes to develop the teachers continuing education are the result of conquests undertaken individually and marked by subjective interpretations on this task, that find explanation in the distortions between the formulation of continuity educational politics and the objective conditions work of those professionals |
id |
PUC_SP-1_6198a3c3df125bfb02d08b1f714f8c75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/15964 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Luna, Sergio Vasconcelos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130032Y5Pereira, Rodnei2016-04-28T20:56:19Z2010-12-102010-11-26Pereira, Rodnei. A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15964The training of teachers like responsability of pedagogical coordinator is presented as a trend that slowly is being built by publics politics aimed at professionals in this area, such as Programa Ler e Escrever, for the inicial terms of elementary school of state public network of Sao Paulo, and that was basis of consideration of this work. The research aimed to analyze how teachers pedagogical coordinators of the state of São Paulo understand and describe their role as trainers of teachers. For various reasons, we chose six participants who worked in elementary schools of a single Diretoria Regional de Ensino, located in the east of the Capital. In this study, we used like procedure to collect information interviews, discourse analysis which sought grounds in qualitative research methodology. The results indicated that the work of teachers pedagogical coordinators has elements of bureaucratization and inspection of teaching, which marked the history of their profession. The efforts of participantes to develop the teachers continuing education are the result of conquests undertaken individually and marked by subjective interpretations on this task, that find explanation in the distortions between the formulation of continuity educational politics and the objective conditions work of those professionalsA formação de professores como atribuição do coordenador pedagógico apresenta-se como uma tendência que, aos poucos, vem sendo incorporada pelas políticas públicas referentes aos profissionais desta área, como é o caso do Programa Ler e Escrever, destinado às séries iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo, e que esteve na base de consideração deste trabalho. A pesquisa teve como objetivo analisar como os professores coordenadores pedagógicos da rede estadual de São Paulo compreendem e descrevem sua atuação como formadores de professores. Por diferentes motivos, foram escolhidos 6 participantes que atuavam em escolas de ensino fundamental de uma única Diretoria Regional de Ensino, situada na região leste da Capital. Neste trabalho, empregou-se como procedimento de coleta de informações entrevistas individuais, cuja análise do discurso buscou fundamentação na metodologia de pesquisa qualitativa. Os resultados indicaram que o trabalho dos professores coordenadores pedagógicos guarda traços de burocratização e fiscalização do trabalho docente, que historicamente marcaram a história da sua profissionalidade. Os esforços daqueles participantes em desenvolver a formação continuada dos professores são fruto de conquistas empreendidas isoladamente e marcadas por interpretações subjetivas a respeito desta tarefa, que encontram justificativa nas distorções existentes entre a formulação das políticas de formação e as condições objetivas que compõem o trabalho daqueles profissionaisapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32172/Rodnei%20Pereira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaCoordenador pedagógicoFormação continuadaPolíticas educacionaisPedagogical coordinatorContinuity educationEducational politicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALA autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRodnei Pereira.pdf.txtRodnei Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain319941https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/3/Rodnei%20Pereira.pdf.txt06b05f39949c861e1a42fd00d02342f4MD53ORIGINALRodnei Pereira.pdfapplication/pdf800161https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/1/Rodnei%20Pereira.pdfcb348bbd4b4ee18ffb64dd1939d01b68MD51THUMBNAILRodnei Pereira.pdf.jpgRodnei Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2892https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/2/Rodnei%20Pereira.pdf.jpg266083dcdcc30fb2e41187e91f1903bfMD52handle/159642022-04-28 13:14:59.021oai:repositorio.pucsp.br:handle/15964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T16:14:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores |
title |
A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores |
spellingShingle |
A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores Pereira, Rodnei Coordenador pedagógico Formação continuada Políticas educacionais Pedagogical coordinator Continuity education Educational politics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores |
title_full |
A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores |
title_fullStr |
A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores |
title_full_unstemmed |
A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores |
title_sort |
A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores |
author |
Pereira, Rodnei |
author_facet |
Pereira, Rodnei |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luna, Sergio Vasconcelos de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130032Y5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rodnei |
contributor_str_mv |
Luna, Sergio Vasconcelos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador pedagógico Formação continuada Políticas educacionais |
topic |
Coordenador pedagógico Formação continuada Políticas educacionais Pedagogical coordinator Continuity education Educational politics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical coordinator Continuity education Educational politics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The training of teachers like responsability of pedagogical coordinator is presented as a trend that slowly is being built by publics politics aimed at professionals in this area, such as Programa Ler e Escrever, for the inicial terms of elementary school of state public network of Sao Paulo, and that was basis of consideration of this work. The research aimed to analyze how teachers pedagogical coordinators of the state of São Paulo understand and describe their role as trainers of teachers. For various reasons, we chose six participants who worked in elementary schools of a single Diretoria Regional de Ensino, located in the east of the Capital. In this study, we used like procedure to collect information interviews, discourse analysis which sought grounds in qualitative research methodology. The results indicated that the work of teachers pedagogical coordinators has elements of bureaucratization and inspection of teaching, which marked the history of their profession. The efforts of participantes to develop the teachers continuing education are the result of conquests undertaken individually and marked by subjective interpretations on this task, that find explanation in the distortions between the formulation of continuity educational politics and the objective conditions work of those professionals |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-12-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-11-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:56:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pereira, Rodnei. A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15964 |
identifier_str_mv |
Pereira, Rodnei. A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/3/Rodnei%20Pereira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/1/Rodnei%20Pereira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/2/Rodnei%20Pereira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06b05f39949c861e1a42fd00d02342f4 cb348bbd4b4ee18ffb64dd1939d01b68 266083dcdcc30fb2e41187e91f1903bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424074567843840 |