A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Pereira, Rodnei lattes
Orientador(a): Luna, Sergio Vasconcelos de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15964
Resumo: The training of teachers like responsability of pedagogical coordinator is presented as a trend that slowly is being built by publics politics aimed at professionals in this area, such as Programa Ler e Escrever, for the inicial terms of elementary school of state public network of Sao Paulo, and that was basis of consideration of this work. The research aimed to analyze how teachers pedagogical coordinators of the state of São Paulo understand and describe their role as trainers of teachers. For various reasons, we chose six participants who worked in elementary schools of a single Diretoria Regional de Ensino, located in the east of the Capital. In this study, we used like procedure to collect information interviews, discourse analysis which sought grounds in qualitative research methodology. The results indicated that the work of teachers pedagogical coordinators has elements of bureaucratization and inspection of teaching, which marked the history of their profession. The efforts of participantes to develop the teachers continuing education are the result of conquests undertaken individually and marked by subjective interpretations on this task, that find explanation in the distortions between the formulation of continuity educational politics and the objective conditions work of those professionals
id PUC_SP-1_6198a3c3df125bfb02d08b1f714f8c75
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/15964
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Luna, Sergio Vasconcelos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130032Y5Pereira, Rodnei2016-04-28T20:56:19Z2010-12-102010-11-26Pereira, Rodnei. A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15964The training of teachers like responsability of pedagogical coordinator is presented as a trend that slowly is being built by publics politics aimed at professionals in this area, such as Programa Ler e Escrever, for the inicial terms of elementary school of state public network of Sao Paulo, and that was basis of consideration of this work. The research aimed to analyze how teachers pedagogical coordinators of the state of São Paulo understand and describe their role as trainers of teachers. For various reasons, we chose six participants who worked in elementary schools of a single Diretoria Regional de Ensino, located in the east of the Capital. In this study, we used like procedure to collect information interviews, discourse analysis which sought grounds in qualitative research methodology. The results indicated that the work of teachers pedagogical coordinators has elements of bureaucratization and inspection of teaching, which marked the history of their profession. The efforts of participantes to develop the teachers continuing education are the result of conquests undertaken individually and marked by subjective interpretations on this task, that find explanation in the distortions between the formulation of continuity educational politics and the objective conditions work of those professionalsA formação de professores como atribuição do coordenador pedagógico apresenta-se como uma tendência que, aos poucos, vem sendo incorporada pelas políticas públicas referentes aos profissionais desta área, como é o caso do Programa Ler e Escrever, destinado às séries iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo, e que esteve na base de consideração deste trabalho. A pesquisa teve como objetivo analisar como os professores coordenadores pedagógicos da rede estadual de São Paulo compreendem e descrevem sua atuação como formadores de professores. Por diferentes motivos, foram escolhidos 6 participantes que atuavam em escolas de ensino fundamental de uma única Diretoria Regional de Ensino, situada na região leste da Capital. Neste trabalho, empregou-se como procedimento de coleta de informações entrevistas individuais, cuja análise do discurso buscou fundamentação na metodologia de pesquisa qualitativa. Os resultados indicaram que o trabalho dos professores coordenadores pedagógicos guarda traços de burocratização e fiscalização do trabalho docente, que historicamente marcaram a história da sua profissionalidade. Os esforços daqueles participantes em desenvolver a formação continuada dos professores são fruto de conquistas empreendidas isoladamente e marcadas por interpretações subjetivas a respeito desta tarefa, que encontram justificativa nas distorções existentes entre a formulação das políticas de formação e as condições objetivas que compõem o trabalho daqueles profissionaisapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32172/Rodnei%20Pereira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaCoordenador pedagógicoFormação continuadaPolíticas educacionaisPedagogical coordinatorContinuity educationEducational politicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALA autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRodnei Pereira.pdf.txtRodnei Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain319941https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/3/Rodnei%20Pereira.pdf.txt06b05f39949c861e1a42fd00d02342f4MD53ORIGINALRodnei Pereira.pdfapplication/pdf800161https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/1/Rodnei%20Pereira.pdfcb348bbd4b4ee18ffb64dd1939d01b68MD51THUMBNAILRodnei Pereira.pdf.jpgRodnei Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2892https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/2/Rodnei%20Pereira.pdf.jpg266083dcdcc30fb2e41187e91f1903bfMD52handle/159642022-04-28 13:14:59.021oai:repositorio.pucsp.br:handle/15964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T16:14:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores
title A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores
spellingShingle A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores
Pereira, Rodnei
Coordenador pedagógico
Formação continuada
Políticas educacionais
Pedagogical coordinator
Continuity education
Educational politics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores
title_full A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores
title_fullStr A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores
title_full_unstemmed A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores
title_sort A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores
author Pereira, Rodnei
author_facet Pereira, Rodnei
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luna, Sergio Vasconcelos de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130032Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rodnei
contributor_str_mv Luna, Sergio Vasconcelos de
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador pedagógico
Formação continuada
Políticas educacionais
topic Coordenador pedagógico
Formação continuada
Políticas educacionais
Pedagogical coordinator
Continuity education
Educational politics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical coordinator
Continuity education
Educational politics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The training of teachers like responsability of pedagogical coordinator is presented as a trend that slowly is being built by publics politics aimed at professionals in this area, such as Programa Ler e Escrever, for the inicial terms of elementary school of state public network of Sao Paulo, and that was basis of consideration of this work. The research aimed to analyze how teachers pedagogical coordinators of the state of São Paulo understand and describe their role as trainers of teachers. For various reasons, we chose six participants who worked in elementary schools of a single Diretoria Regional de Ensino, located in the east of the Capital. In this study, we used like procedure to collect information interviews, discourse analysis which sought grounds in qualitative research methodology. The results indicated that the work of teachers pedagogical coordinators has elements of bureaucratization and inspection of teaching, which marked the history of their profession. The efforts of participantes to develop the teachers continuing education are the result of conquests undertaken individually and marked by subjective interpretations on this task, that find explanation in the distortions between the formulation of continuity educational politics and the objective conditions work of those professionals
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pereira, Rodnei. A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15964
identifier_str_mv Pereira, Rodnei. A autoanálise de coordenadores pedagógicos sobre sua atuação como formadores de professores. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/3/Rodnei%20Pereira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/1/Rodnei%20Pereira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15964/2/Rodnei%20Pereira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06b05f39949c861e1a42fd00d02342f4
cb348bbd4b4ee18ffb64dd1939d01b68
266083dcdcc30fb2e41187e91f1903bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424074567843840