O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Faculdade de Educação
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24842 |
Resumo: | This study aims to investigate the school environment of Early Childhood Education, the Brazilian Common Core Curriculum and its convergences with the design of the Positive Discipline, denominated by us as Positive Project. The material available on Positive Discipline is primarily in English, but other sources were used, available in Portuguese. This research is based on deepening the historical origins of this approach, as well as explaining its conception. The methodology is based on an exploratory qualitative research that presents bibliographic research as methodological resource. Among the authors who support the bibliographic references of this study, the following stand out: Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelsen, Paulo Freire and Neide Noffs. The evidence presented by the study results in the presentation of the Positive Project, its convergences with the Brazilian Common Core Curriculum, contributing to the teaching practice in the Early Childhood Education classroom. This dissertation showed that the Positive Project is aligned with the Brazilian Common Core Curriculum, becoming a guideline from the perspective of continuous teacher development |
id |
PUC_SP-1_8cfb4da4babeac5c0c1dd35f0c2fcafa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/24842 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Noffs, Neide de Aquinohttp://lattes.cnpq.br/6747056578531985http://lattes.cnpq.br/9229003332754852Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi2022-02-22T17:20:26Z2022-02-22T17:20:26Z2021-11-30Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi. O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24842This study aims to investigate the school environment of Early Childhood Education, the Brazilian Common Core Curriculum and its convergences with the design of the Positive Discipline, denominated by us as Positive Project. The material available on Positive Discipline is primarily in English, but other sources were used, available in Portuguese. This research is based on deepening the historical origins of this approach, as well as explaining its conception. The methodology is based on an exploratory qualitative research that presents bibliographic research as methodological resource. Among the authors who support the bibliographic references of this study, the following stand out: Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelsen, Paulo Freire and Neide Noffs. The evidence presented by the study results in the presentation of the Positive Project, its convergences with the Brazilian Common Core Curriculum, contributing to the teaching practice in the Early Childhood Education classroom. This dissertation showed that the Positive Project is aligned with the Brazilian Common Core Curriculum, becoming a guideline from the perspective of continuous teacher developmentEste estudo tem como objetivo investigar o ambiente escolar da Educação Infantil, a BNCC e suas convergências com a concepção da Disciplina Positiva, renomeado para Projeto Positivo. O material de acesso disponível sobre o Projeto Positivo se encontra prioritariamente na língua inglesa, porém, foram utilizadas outras fontes, disponíveis em língua portuguesa. Esta pesquisa se baseia no aprofundamento das origens históricas desta abordagem, na explicitação da sua concepção. A metodologia do trabalho sustenta-se em uma pesquisa qualitativa exploratória que apresenta como recurso metodológico a Pesquisa Bibliográfica. Dentre os autores que embasam os referenciais bibliográficos deste estudo, destacam-se: Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelsen, Paulo Freire e Neide Noffs. As evidências apresentadas pelo estudo resultam na apresentação do Projeto Positivo, suas convergências com a BNCC, contribuindo com a prática docente na sala de aula da Educação Infantil. Essa dissertação evidenciou que o Projeto Positivo se alinha à BNCC, se tornando uma diretriz na perspectiva da formação continuada de professoresCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOFormação de professoresContexto escolarDisciplina PositivaProjeto PositivoCurrículoProjeto PositivoEducação InfantilTeacher’s trainingSchool settingPositive DisciplinePositive ProjectCurriculumPositive ProjectEarly Childhood EducationO ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCCEarly Childhood Education environment at schools: conception of the Positive Project and convergence points with the Brazilian Common Core Curriculuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdfapplication/pdf14579115https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/1/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf178c4fdc2613e8db186444d80ebad9fbMD51TEXTVanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdf.txtVanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain148358https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/2/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf.txtd9220434f70568c46c3503bb711c1d0aMD52THUMBNAILVanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdf.jpgVanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/3/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf.jpg0c79e6384494721baea7b76dc7915c0dMD53handle/248422022-02-23 12:41:21.558oai:repositorio.pucsp.br:handle/24842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-02-23T15:41:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC |
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv |
Early Childhood Education environment at schools: conception of the Positive Project and convergence points with the Brazilian Common Core Curriculum |
title |
O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC |
spellingShingle |
O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Formação de professores Contexto escolar Disciplina Positiva Projeto Positivo Currículo Projeto Positivo Educação Infantil Teacher’s training School setting Positive Discipline Positive Project Curriculum Positive Project Early Childhood Education |
title_short |
O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC |
title_full |
O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC |
title_fullStr |
O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC |
title_full_unstemmed |
O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC |
title_sort |
O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC |
author |
Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi |
author_facet |
Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Noffs, Neide de Aquino |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6747056578531985 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9229003332754852 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi |
contributor_str_mv |
Noffs, Neide de Aquino |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Formação de professores Contexto escolar Disciplina Positiva Projeto Positivo Currículo Projeto Positivo Educação Infantil Teacher’s training School setting Positive Discipline Positive Project Curriculum Positive Project Early Childhood Education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Contexto escolar Disciplina Positiva Projeto Positivo Currículo Projeto Positivo Educação Infantil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher’s training School setting Positive Discipline Positive Project Curriculum Positive Project Early Childhood Education |
description |
This study aims to investigate the school environment of Early Childhood Education, the Brazilian Common Core Curriculum and its convergences with the design of the Positive Discipline, denominated by us as Positive Project. The material available on Positive Discipline is primarily in English, but other sources were used, available in Portuguese. This research is based on deepening the historical origins of this approach, as well as explaining its conception. The methodology is based on an exploratory qualitative research that presents bibliographic research as methodological resource. Among the authors who support the bibliographic references of this study, the following stand out: Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelsen, Paulo Freire and Neide Noffs. The evidence presented by the study results in the presentation of the Positive Project, its convergences with the Brazilian Common Core Curriculum, contributing to the teaching practice in the Early Childhood Education classroom. This dissertation showed that the Positive Project is aligned with the Brazilian Common Core Curriculum, becoming a guideline from the perspective of continuous teacher development |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-22T17:20:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-22T17:20:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi. O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24842 |
identifier_str_mv |
Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi. O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/1/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/2/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/3/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
178c4fdc2613e8db186444d80ebad9fb d9220434f70568c46c3503bb711c1d0a 0c79e6384494721baea7b76dc7915c0d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423956637646848 |