O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi lattes
Orientador(a): Noffs, Neide de Aquino lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24842
Resumo: This study aims to investigate the school environment of Early Childhood Education, the Brazilian Common Core Curriculum and its convergences with the design of the Positive Discipline, denominated by us as Positive Project. The material available on Positive Discipline is primarily in English, but other sources were used, available in Portuguese. This research is based on deepening the historical origins of this approach, as well as explaining its conception. The methodology is based on an exploratory qualitative research that presents bibliographic research as methodological resource. Among the authors who support the bibliographic references of this study, the following stand out: Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelsen, Paulo Freire and Neide Noffs. The evidence presented by the study results in the presentation of the Positive Project, its convergences with the Brazilian Common Core Curriculum, contributing to the teaching practice in the Early Childhood Education classroom. This dissertation showed that the Positive Project is aligned with the Brazilian Common Core Curriculum, becoming a guideline from the perspective of continuous teacher development
id PUC_SP-1_8cfb4da4babeac5c0c1dd35f0c2fcafa
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/24842
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Noffs, Neide de Aquinohttp://lattes.cnpq.br/6747056578531985http://lattes.cnpq.br/9229003332754852Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi2022-02-22T17:20:26Z2022-02-22T17:20:26Z2021-11-30Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi. O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24842This study aims to investigate the school environment of Early Childhood Education, the Brazilian Common Core Curriculum and its convergences with the design of the Positive Discipline, denominated by us as Positive Project. The material available on Positive Discipline is primarily in English, but other sources were used, available in Portuguese. This research is based on deepening the historical origins of this approach, as well as explaining its conception. The methodology is based on an exploratory qualitative research that presents bibliographic research as methodological resource. Among the authors who support the bibliographic references of this study, the following stand out: Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelsen, Paulo Freire and Neide Noffs. The evidence presented by the study results in the presentation of the Positive Project, its convergences with the Brazilian Common Core Curriculum, contributing to the teaching practice in the Early Childhood Education classroom. This dissertation showed that the Positive Project is aligned with the Brazilian Common Core Curriculum, becoming a guideline from the perspective of continuous teacher developmentEste estudo tem como objetivo investigar o ambiente escolar da Educação Infantil, a BNCC e suas convergências com a concepção da Disciplina Positiva, renomeado para Projeto Positivo. O material de acesso disponível sobre o Projeto Positivo se encontra prioritariamente na língua inglesa, porém, foram utilizadas outras fontes, disponíveis em língua portuguesa. Esta pesquisa se baseia no aprofundamento das origens históricas desta abordagem, na explicitação da sua concepção. A metodologia do trabalho sustenta-se em uma pesquisa qualitativa exploratória que apresenta como recurso metodológico a Pesquisa Bibliográfica. Dentre os autores que embasam os referenciais bibliográficos deste estudo, destacam-se: Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelsen, Paulo Freire e Neide Noffs. As evidências apresentadas pelo estudo resultam na apresentação do Projeto Positivo, suas convergências com a BNCC, contribuindo com a prática docente na sala de aula da Educação Infantil. Essa dissertação evidenciou que o Projeto Positivo se alinha à BNCC, se tornando uma diretriz na perspectiva da formação continuada de professoresCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOFormação de professoresContexto escolarDisciplina PositivaProjeto PositivoCurrículoProjeto PositivoEducação InfantilTeacher’s trainingSchool settingPositive DisciplinePositive ProjectCurriculumPositive ProjectEarly Childhood EducationO ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCCEarly Childhood Education environment at schools: conception of the Positive Project and convergence points with the Brazilian Common Core Curriculuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALVanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdfapplication/pdf14579115https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/1/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf178c4fdc2613e8db186444d80ebad9fbMD51TEXTVanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdf.txtVanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain148358https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/2/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf.txtd9220434f70568c46c3503bb711c1d0aMD52THUMBNAILVanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdf.jpgVanessa Rodrigues Bocchi Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/3/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf.jpg0c79e6384494721baea7b76dc7915c0dMD53handle/248422022-02-23 12:41:21.558oai:repositorio.pucsp.br:handle/24842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-02-23T15:41:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv Early Childhood Education environment at schools: conception of the Positive Project and convergence points with the Brazilian Common Core Curriculum
title O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC
spellingShingle O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC
Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Formação de professores
Contexto escolar
Disciplina Positiva
Projeto Positivo
Currículo
Projeto Positivo
Educação Infantil
Teacher’s training
School setting
Positive Discipline
Positive Project
Curriculum
Positive Project
Early Childhood Education
title_short O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC
title_full O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC
title_fullStr O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC
title_full_unstemmed O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC
title_sort O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC
author Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi
author_facet Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Noffs, Neide de Aquino
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6747056578531985
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9229003332754852
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi
contributor_str_mv Noffs, Neide de Aquino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Formação de professores
Contexto escolar
Disciplina Positiva
Projeto Positivo
Currículo
Projeto Positivo
Educação Infantil
Teacher’s training
School setting
Positive Discipline
Positive Project
Curriculum
Positive Project
Early Childhood Education
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Contexto escolar
Disciplina Positiva
Projeto Positivo
Currículo
Projeto Positivo
Educação Infantil
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher’s training
School setting
Positive Discipline
Positive Project
Curriculum
Positive Project
Early Childhood Education
description This study aims to investigate the school environment of Early Childhood Education, the Brazilian Common Core Curriculum and its convergences with the design of the Positive Discipline, denominated by us as Positive Project. The material available on Positive Discipline is primarily in English, but other sources were used, available in Portuguese. This research is based on deepening the historical origins of this approach, as well as explaining its conception. The methodology is based on an exploratory qualitative research that presents bibliographic research as methodological resource. Among the authors who support the bibliographic references of this study, the following stand out: Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, Jane Nelsen, Paulo Freire and Neide Noffs. The evidence presented by the study results in the presentation of the Positive Project, its convergences with the Brazilian Common Core Curriculum, contributing to the teaching practice in the Early Childhood Education classroom. This dissertation showed that the Positive Project is aligned with the Brazilian Common Core Curriculum, becoming a guideline from the perspective of continuous teacher development
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T17:20:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T17:20:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi. O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24842
identifier_str_mv Barbosa, Vanessa Rodrigues Bocchi. O ambiente escolar da Educação Infantil: concepção do Projeto Positivo e convergências com a BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/1/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/2/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24842/3/Vanessa%20Rodrigues%20Bocchi%20Barbosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 178c4fdc2613e8db186444d80ebad9fb
d9220434f70568c46c3503bb711c1d0a
0c79e6384494721baea7b76dc7915c0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423956637646848