Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16052 |
Resumo: | The purpose of this research is to investigate the effect of practicing turned to the Met textual ability, giving some instructions related to structure, organization and linguistics convention into the textual argumentative writing production, pointed to the students of the first grade in high school. The work was developed with eighteen students on the 1st grade in high school between fourteen to sixteen years old in a private school in São Paulo city. Intervention procedures were used as a control to tests before and after. The purpose of the pre-test was to analyze the students knowledge about the argumentative text structure. The first after test intended to analyze whether it happened an improvement in the ability evolution in the argumentative textual production of the student. During the second after test, the purpose was to certify if the results of the first test were kept. Eight interventions were accomplished between the before and after tests with the goal to develop some abilities in the argumentative textual production. The results show us that an intervention directed to a met textual awareness develops an ability of an argumentative textual production. The data explains that the simple way of teaching the system of argumentation, creates the ability of reflex and analyze texts, giving benefits to the learning and production textual of this genre |
id |
PUC_SP-1_933abfdc67146c897bd4162fb1f8ca26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16052 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4384017D1Dias, Judivania Dantas de Andrade2016-04-28T20:56:32Z2012-10-232012-09-04Dias, Judivania Dantas de Andrade. Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16052The purpose of this research is to investigate the effect of practicing turned to the Met textual ability, giving some instructions related to structure, organization and linguistics convention into the textual argumentative writing production, pointed to the students of the first grade in high school. The work was developed with eighteen students on the 1st grade in high school between fourteen to sixteen years old in a private school in São Paulo city. Intervention procedures were used as a control to tests before and after. The purpose of the pre-test was to analyze the students knowledge about the argumentative text structure. The first after test intended to analyze whether it happened an improvement in the ability evolution in the argumentative textual production of the student. During the second after test, the purpose was to certify if the results of the first test were kept. Eight interventions were accomplished between the before and after tests with the goal to develop some abilities in the argumentative textual production. The results show us that an intervention directed to a met textual awareness develops an ability of an argumentative textual production. The data explains that the simple way of teaching the system of argumentation, creates the ability of reflex and analyze texts, giving benefits to the learning and production textual of this genreEsta pesquisa teve como objetivo investigar os efeitos de treinamento voltado para a habilidade metatextual, com instrução quanto à estrutura, à organização e às convenções linguísticas na produção escrita do gênero textual argumentativo, direcionado a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Participaram do estudo 18 alunos do 1º ano do Ensino Médio, na faixa etária dos 14 aos 17 anos, de uma escola particular da cidade de São Paulo. Foram utilizados procedimentos de intervenção, com controles de pré e pós-testes. O objetivo do pré-teste foi verificar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura do texto argumentativo. O primeiro pósteste, analisou, usando critérios quantitativos, se ocorreu ou não a evolução da habilidade argumentativa na produção textual do aluno. No segundo pós-teste, o objetivo foi observar se os resultados do primeiro pós-teste se mantinham. Entre a realização do pré e dos pós-testes foram realizadas oito intervenções com o intuito de desenvolver habilidades de produção textual argumentativa. Os resultados deste estudo sugerem que uma intervenção voltada para a consciência metatextual desenvolve a capacidade de produção textual argumentativa. Os dados evidenciam que o ato explícito de ensinar o esquema dissertativo da argumentação desenvolve a capacidade de refletir e analisar textos, favorecendo a aprendizagem e a produção deste gênero textualCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32333/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaProdução textualArgumentaçãoHabilidade metatextualEnsino médioTextual productionArgumentationMet textual abilityHigh schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALConsciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJudivania Dantas de Andrade Dias.pdf.txtJudivania Dantas de Andrade Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain150048https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/3/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf.txt54a666f3315977271a49482e30d581f9MD53ORIGINALJudivania Dantas de Andrade Dias.pdfapplication/pdf2691628https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/1/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdfddc3721112e40b4cba75a1389aecaabdMD51THUMBNAILJudivania Dantas de Andrade Dias.pdf.jpgJudivania Dantas de Andrade Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2073https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/2/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf.jpg0f2ffbabd3c0d6bd8749546f304cf67bMD52handle/160522022-04-27 15:28:59.067oai:repositorio.pucsp.br:handle/16052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:28:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo |
title |
Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo |
spellingShingle |
Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo Dias, Judivania Dantas de Andrade Produção textual Argumentação Habilidade metatextual Ensino médio Textual production Argumentation Met textual ability High school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo |
title_full |
Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo |
title_fullStr |
Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo |
title_sort |
Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo |
author |
Dias, Judivania Dantas de Andrade |
author_facet |
Dias, Judivania Dantas de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4384017D1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Judivania Dantas de Andrade |
contributor_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção textual Argumentação Habilidade metatextual Ensino médio |
topic |
Produção textual Argumentação Habilidade metatextual Ensino médio Textual production Argumentation Met textual ability High school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textual production Argumentation Met textual ability High school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The purpose of this research is to investigate the effect of practicing turned to the Met textual ability, giving some instructions related to structure, organization and linguistics convention into the textual argumentative writing production, pointed to the students of the first grade in high school. The work was developed with eighteen students on the 1st grade in high school between fourteen to sixteen years old in a private school in São Paulo city. Intervention procedures were used as a control to tests before and after. The purpose of the pre-test was to analyze the students knowledge about the argumentative text structure. The first after test intended to analyze whether it happened an improvement in the ability evolution in the argumentative textual production of the student. During the second after test, the purpose was to certify if the results of the first test were kept. Eight interventions were accomplished between the before and after tests with the goal to develop some abilities in the argumentative textual production. The results show us that an intervention directed to a met textual awareness develops an ability of an argumentative textual production. The data explains that the simple way of teaching the system of argumentation, creates the ability of reflex and analyze texts, giving benefits to the learning and production textual of this genre |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:56:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Dias, Judivania Dantas de Andrade. Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16052 |
identifier_str_mv |
Dias, Judivania Dantas de Andrade. Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/3/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/1/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/2/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54a666f3315977271a49482e30d581f9 ddc3721112e40b4cba75a1389aecaabd 0f2ffbabd3c0d6bd8749546f304cf67b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423929771032576 |