Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Dias, Judivania Dantas de Andrade lattes
Orientador(a): Maluf, Maria Regina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16052
Resumo: The purpose of this research is to investigate the effect of practicing turned to the Met textual ability, giving some instructions related to structure, organization and linguistics convention into the textual argumentative writing production, pointed to the students of the first grade in high school. The work was developed with eighteen students on the 1st grade in high school between fourteen to sixteen years old in a private school in São Paulo city. Intervention procedures were used as a control to tests before and after. The purpose of the pre-test was to analyze the students knowledge about the argumentative text structure. The first after test intended to analyze whether it happened an improvement in the ability evolution in the argumentative textual production of the student. During the second after test, the purpose was to certify if the results of the first test were kept. Eight interventions were accomplished between the before and after tests with the goal to develop some abilities in the argumentative textual production. The results show us that an intervention directed to a met textual awareness develops an ability of an argumentative textual production. The data explains that the simple way of teaching the system of argumentation, creates the ability of reflex and analyze texts, giving benefits to the learning and production textual of this genre
id PUC_SP-1_933abfdc67146c897bd4162fb1f8ca26
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16052
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4384017D1Dias, Judivania Dantas de Andrade2016-04-28T20:56:32Z2012-10-232012-09-04Dias, Judivania Dantas de Andrade. Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16052The purpose of this research is to investigate the effect of practicing turned to the Met textual ability, giving some instructions related to structure, organization and linguistics convention into the textual argumentative writing production, pointed to the students of the first grade in high school. The work was developed with eighteen students on the 1st grade in high school between fourteen to sixteen years old in a private school in São Paulo city. Intervention procedures were used as a control to tests before and after. The purpose of the pre-test was to analyze the students knowledge about the argumentative text structure. The first after test intended to analyze whether it happened an improvement in the ability evolution in the argumentative textual production of the student. During the second after test, the purpose was to certify if the results of the first test were kept. Eight interventions were accomplished between the before and after tests with the goal to develop some abilities in the argumentative textual production. The results show us that an intervention directed to a met textual awareness develops an ability of an argumentative textual production. The data explains that the simple way of teaching the system of argumentation, creates the ability of reflex and analyze texts, giving benefits to the learning and production textual of this genreEsta pesquisa teve como objetivo investigar os efeitos de treinamento voltado para a habilidade metatextual, com instrução quanto à estrutura, à organização e às convenções linguísticas na produção escrita do gênero textual argumentativo, direcionado a alunos do 1º ano do Ensino Médio. Participaram do estudo 18 alunos do 1º ano do Ensino Médio, na faixa etária dos 14 aos 17 anos, de uma escola particular da cidade de São Paulo. Foram utilizados procedimentos de intervenção, com controles de pré e pós-testes. O objetivo do pré-teste foi verificar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura do texto argumentativo. O primeiro pósteste, analisou, usando critérios quantitativos, se ocorreu ou não a evolução da habilidade argumentativa na produção textual do aluno. No segundo pós-teste, o objetivo foi observar se os resultados do primeiro pós-teste se mantinham. Entre a realização do pré e dos pós-testes foram realizadas oito intervenções com o intuito de desenvolver habilidades de produção textual argumentativa. Os resultados deste estudo sugerem que uma intervenção voltada para a consciência metatextual desenvolve a capacidade de produção textual argumentativa. Os dados evidenciam que o ato explícito de ensinar o esquema dissertativo da argumentação desenvolve a capacidade de refletir e analisar textos, favorecendo a aprendizagem e a produção deste gênero textualCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32333/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaProdução textualArgumentaçãoHabilidade metatextualEnsino médioTextual productionArgumentationMet textual abilityHigh schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALConsciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJudivania Dantas de Andrade Dias.pdf.txtJudivania Dantas de Andrade Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain150048https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/3/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf.txt54a666f3315977271a49482e30d581f9MD53ORIGINALJudivania Dantas de Andrade Dias.pdfapplication/pdf2691628https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/1/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdfddc3721112e40b4cba75a1389aecaabdMD51THUMBNAILJudivania Dantas de Andrade Dias.pdf.jpgJudivania Dantas de Andrade Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2073https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/2/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf.jpg0f2ffbabd3c0d6bd8749546f304cf67bMD52handle/160522022-04-27 15:28:59.067oai:repositorio.pucsp.br:handle/16052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:28:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo
title Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo
spellingShingle Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo
Dias, Judivania Dantas de Andrade
Produção textual
Argumentação
Habilidade metatextual
Ensino médio
Textual production
Argumentation
Met textual ability
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo
title_full Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo
title_fullStr Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo
title_sort Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo
author Dias, Judivania Dantas de Andrade
author_facet Dias, Judivania Dantas de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4384017D1
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Judivania Dantas de Andrade
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Produção textual
Argumentação
Habilidade metatextual
Ensino médio
topic Produção textual
Argumentação
Habilidade metatextual
Ensino médio
Textual production
Argumentation
Met textual ability
High school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Textual production
Argumentation
Met textual ability
High school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The purpose of this research is to investigate the effect of practicing turned to the Met textual ability, giving some instructions related to structure, organization and linguistics convention into the textual argumentative writing production, pointed to the students of the first grade in high school. The work was developed with eighteen students on the 1st grade in high school between fourteen to sixteen years old in a private school in São Paulo city. Intervention procedures were used as a control to tests before and after. The purpose of the pre-test was to analyze the students knowledge about the argumentative text structure. The first after test intended to analyze whether it happened an improvement in the ability evolution in the argumentative textual production of the student. During the second after test, the purpose was to certify if the results of the first test were kept. Eight interventions were accomplished between the before and after tests with the goal to develop some abilities in the argumentative textual production. The results show us that an intervention directed to a met textual awareness develops an ability of an argumentative textual production. The data explains that the simple way of teaching the system of argumentation, creates the ability of reflex and analyze texts, giving benefits to the learning and production textual of this genre
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Dias, Judivania Dantas de Andrade. Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16052
identifier_str_mv Dias, Judivania Dantas de Andrade. Consciência metatextual e produção de textos argumentativos: estudo com um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio na cidade de São Paulo. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/3/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/1/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16052/2/Judivania%20Dantas%20de%20Andrade%20Dias.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 54a666f3315977271a49482e30d581f9
ddc3721112e40b4cba75a1389aecaabd
0f2ffbabd3c0d6bd8749546f304cf67b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423929771032576