"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16589 |
Resumo: | The literature on childhood narrative argues that children tell stories to understand the world, others and themselves, thereby constructing meanings and hypotheses for how things work. We intend this study contribute to knowledge about developing the capacity to tell stories for children, we believe that children's narratives reveal important information about your development. Therefore, this study, cross-sectional nature, aimed to see how it has the ability to tell stories in childhood. The study included 48 children of both sexes, aged from 4 to 8 years old, belonging to private schools, divided into three groups (4 to 4 years and 11 months, 6 years to 6 years old e11 months and 8 years to 8 years and 11 months). In interviews, children were asked to tell a story from the observation of a picture book. The narratives were transcribed and analyzed in its three main dimensions: Structure, Process and Content in accordance with the system of analysis proposed by Gonçalves et al. (2001, 2006). The results demonstrated progress over the three age groups in all dimensions narratives analyzed, particularly among children in the group with 4 years and the other two groups |
id |
PUC_SP-1_9b4027102240010b83e084afd76d7a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16589 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489361A7Santos, Ivani de Oliveira Magalhães2016-04-28T20:58:06Z2010-01-262009-11-16Santos, Ivani de Oliveira Magalhães. Once upon a time...: a study on the development of narrative competence in children. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16589The literature on childhood narrative argues that children tell stories to understand the world, others and themselves, thereby constructing meanings and hypotheses for how things work. We intend this study contribute to knowledge about developing the capacity to tell stories for children, we believe that children's narratives reveal important information about your development. Therefore, this study, cross-sectional nature, aimed to see how it has the ability to tell stories in childhood. The study included 48 children of both sexes, aged from 4 to 8 years old, belonging to private schools, divided into three groups (4 to 4 years and 11 months, 6 years to 6 years old e11 months and 8 years to 8 years and 11 months). In interviews, children were asked to tell a story from the observation of a picture book. The narratives were transcribed and analyzed in its three main dimensions: Structure, Process and Content in accordance with the system of analysis proposed by Gonçalves et al. (2001, 2006). The results demonstrated progress over the three age groups in all dimensions narratives analyzed, particularly among children in the group with 4 years and the other two groupsA literatura sobre a narrativa na infância defende que as crianças contam histórias para compreender o mundo, os outros e a si mesmas, construindo deste modo significados e hipóteses para o funcionamento das coisas. Pretendemos com este estudo contribuir para o conhecimento em torno do desenvolvimento da capacidade de contar histórias pelas crianças, pois acreditamos que as narrativas infantis revelam informações importantes acerca do seu desenvolvimento. Sendo assim, este estudo, de caráter transversal, teve por objetivo verificar como se apresenta a capacidade de narrar histórias na infância. Participaram do estudo 48 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 4 a 8 anos, pertencentes à rede particular de ensino, divididas em três grupos (4 anos a 4 anos e 11 meses; 6 anos a 6 anos e11 meses; e 8 anos a 8 anos e 11 meses). Em entrevistas individuais, as crianças foram convidadas a contar uma história a partir da observação de um livro de imagens. As narrativas foram transcritas e analisadas nas suas três dimensões centrais: a Estrutura, Processo e Conteúdo, de acordo com o sistema de análise proposto por Gonçalves e colaboradores (2001, 2006). Os resultados demonstraram existir evolução ao longo dos três grupos etários em todas as dimensões narrativas analisadas, sobretudo entre as crianças do grupo com 4 anos e os outros dois gruposapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32813/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaLinguagemDesenvolvimentoContar historiasCriancas -- LinguagemNarrativa (Retorica)NarrativesLanguageDevelopmentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em criançasOnce upon a time...: a study on the development of narrative competence in childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIvani de Oliveira Magalhaes Santos.pdf.txtIvani de Oliveira Magalhaes Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain174159https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/3/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf.txt993b555bb34779c7656a20eae5978349MD53ORIGINALIvani de Oliveira Magalhaes Santos.pdfapplication/pdf2653704https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/1/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdff468729730b924507c9c86b91880ff8fMD51THUMBNAILIvani de Oliveira Magalhaes Santos.pdf.jpgIvani de Oliveira Magalhaes Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3723https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/2/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf.jpgfb9f40c495160d042c697f4aed5644c9MD52handle/165892022-04-27 16:41:25.254oai:repositorio.pucsp.br:handle/16589Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:41:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Once upon a time...: a study on the development of narrative competence in children |
title |
"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças |
spellingShingle |
"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças Santos, Ivani de Oliveira Magalhães Linguagem Desenvolvimento Contar historias Criancas -- Linguagem Narrativa (Retorica) Narratives Language Development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças |
title_full |
"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças |
title_fullStr |
"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças |
title_full_unstemmed |
"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças |
title_sort |
"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças |
author |
Santos, Ivani de Oliveira Magalhães |
author_facet |
Santos, Ivani de Oliveira Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489361A7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ivani de Oliveira Magalhães |
contributor_str_mv |
Maluf, Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Desenvolvimento Contar historias Criancas -- Linguagem Narrativa (Retorica) |
topic |
Linguagem Desenvolvimento Contar historias Criancas -- Linguagem Narrativa (Retorica) Narratives Language Development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Narratives Language Development |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The literature on childhood narrative argues that children tell stories to understand the world, others and themselves, thereby constructing meanings and hypotheses for how things work. We intend this study contribute to knowledge about developing the capacity to tell stories for children, we believe that children's narratives reveal important information about your development. Therefore, this study, cross-sectional nature, aimed to see how it has the ability to tell stories in childhood. The study included 48 children of both sexes, aged from 4 to 8 years old, belonging to private schools, divided into three groups (4 to 4 years and 11 months, 6 years to 6 years old e11 months and 8 years to 8 years and 11 months). In interviews, children were asked to tell a story from the observation of a picture book. The narratives were transcribed and analyzed in its three main dimensions: Structure, Process and Content in accordance with the system of analysis proposed by Gonçalves et al. (2001, 2006). The results demonstrated progress over the three age groups in all dimensions narratives analyzed, particularly among children in the group with 4 years and the other two groups |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-11-16 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-01-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:58:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Ivani de Oliveira Magalhães. Once upon a time...: a study on the development of narrative competence in children. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16589 |
identifier_str_mv |
Santos, Ivani de Oliveira Magalhães. Once upon a time...: a study on the development of narrative competence in children. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/3/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/1/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/2/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
993b555bb34779c7656a20eae5978349 f468729730b924507c9c86b91880ff8f fb9f40c495160d042c697f4aed5644c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423941978554368 |