"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Santos, Ivani de Oliveira Magalhães lattes
Orientador(a): Maluf, Maria Regina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16589
Resumo: The literature on childhood narrative argues that children tell stories to understand the world, others and themselves, thereby constructing meanings and hypotheses for how things work. We intend this study contribute to knowledge about developing the capacity to tell stories for children, we believe that children's narratives reveal important information about your development. Therefore, this study, cross-sectional nature, aimed to see how it has the ability to tell stories in childhood. The study included 48 children of both sexes, aged from 4 to 8 years old, belonging to private schools, divided into three groups (4 to 4 years and 11 months, 6 years to 6 years old e11 months and 8 years to 8 years and 11 months). In interviews, children were asked to tell a story from the observation of a picture book. The narratives were transcribed and analyzed in its three main dimensions: Structure, Process and Content in accordance with the system of analysis proposed by Gonçalves et al. (2001, 2006). The results demonstrated progress over the three age groups in all dimensions narratives analyzed, particularly among children in the group with 4 years and the other two groups
id PUC_SP-1_9b4027102240010b83e084afd76d7a63
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16589
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489361A7Santos, Ivani de Oliveira Magalhães2016-04-28T20:58:06Z2010-01-262009-11-16Santos, Ivani de Oliveira Magalhães. Once upon a time...: a study on the development of narrative competence in children. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16589The literature on childhood narrative argues that children tell stories to understand the world, others and themselves, thereby constructing meanings and hypotheses for how things work. We intend this study contribute to knowledge about developing the capacity to tell stories for children, we believe that children's narratives reveal important information about your development. Therefore, this study, cross-sectional nature, aimed to see how it has the ability to tell stories in childhood. The study included 48 children of both sexes, aged from 4 to 8 years old, belonging to private schools, divided into three groups (4 to 4 years and 11 months, 6 years to 6 years old e11 months and 8 years to 8 years and 11 months). In interviews, children were asked to tell a story from the observation of a picture book. The narratives were transcribed and analyzed in its three main dimensions: Structure, Process and Content in accordance with the system of analysis proposed by Gonçalves et al. (2001, 2006). The results demonstrated progress over the three age groups in all dimensions narratives analyzed, particularly among children in the group with 4 years and the other two groupsA literatura sobre a narrativa na infância defende que as crianças contam histórias para compreender o mundo, os outros e a si mesmas, construindo deste modo significados e hipóteses para o funcionamento das coisas. Pretendemos com este estudo contribuir para o conhecimento em torno do desenvolvimento da capacidade de contar histórias pelas crianças, pois acreditamos que as narrativas infantis revelam informações importantes acerca do seu desenvolvimento. Sendo assim, este estudo, de caráter transversal, teve por objetivo verificar como se apresenta a capacidade de narrar histórias na infância. Participaram do estudo 48 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 4 a 8 anos, pertencentes à rede particular de ensino, divididas em três grupos (4 anos a 4 anos e 11 meses; 6 anos a 6 anos e11 meses; e 8 anos a 8 anos e 11 meses). Em entrevistas individuais, as crianças foram convidadas a contar uma história a partir da observação de um livro de imagens. As narrativas foram transcritas e analisadas nas suas três dimensões centrais: a Estrutura, Processo e Conteúdo, de acordo com o sistema de análise proposto por Gonçalves e colaboradores (2001, 2006). Os resultados demonstraram existir evolução ao longo dos três grupos etários em todas as dimensões narrativas analisadas, sobretudo entre as crianças do grupo com 4 anos e os outros dois gruposapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32813/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaLinguagemDesenvolvimentoContar historiasCriancas -- LinguagemNarrativa (Retorica)NarrativesLanguageDevelopmentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL"Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em criançasOnce upon a time...: a study on the development of narrative competence in childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIvani de Oliveira Magalhaes Santos.pdf.txtIvani de Oliveira Magalhaes Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain174159https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/3/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf.txt993b555bb34779c7656a20eae5978349MD53ORIGINALIvani de Oliveira Magalhaes Santos.pdfapplication/pdf2653704https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/1/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdff468729730b924507c9c86b91880ff8fMD51THUMBNAILIvani de Oliveira Magalhaes Santos.pdf.jpgIvani de Oliveira Magalhaes Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3723https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/2/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf.jpgfb9f40c495160d042c697f4aed5644c9MD52handle/165892022-04-27 16:41:25.254oai:repositorio.pucsp.br:handle/16589Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:41:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv "Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Once upon a time...: a study on the development of narrative competence in children
title "Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças
spellingShingle "Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças
Santos, Ivani de Oliveira Magalhães
Linguagem
Desenvolvimento
Contar historias
Criancas -- Linguagem
Narrativa (Retorica)
Narratives
Language
Development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short "Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças
title_full "Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças
title_fullStr "Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças
title_full_unstemmed "Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças
title_sort "Era uma vez...": um estudo sobre o desenvolvimento da competência narrativa em crianças
author Santos, Ivani de Oliveira Magalhães
author_facet Santos, Ivani de Oliveira Magalhães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4489361A7
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ivani de Oliveira Magalhães
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Desenvolvimento
Contar historias
Criancas -- Linguagem
Narrativa (Retorica)
topic Linguagem
Desenvolvimento
Contar historias
Criancas -- Linguagem
Narrativa (Retorica)
Narratives
Language
Development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Narratives
Language
Development
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The literature on childhood narrative argues that children tell stories to understand the world, others and themselves, thereby constructing meanings and hypotheses for how things work. We intend this study contribute to knowledge about developing the capacity to tell stories for children, we believe that children's narratives reveal important information about your development. Therefore, this study, cross-sectional nature, aimed to see how it has the ability to tell stories in childhood. The study included 48 children of both sexes, aged from 4 to 8 years old, belonging to private schools, divided into three groups (4 to 4 years and 11 months, 6 years to 6 years old e11 months and 8 years to 8 years and 11 months). In interviews, children were asked to tell a story from the observation of a picture book. The narratives were transcribed and analyzed in its three main dimensions: Structure, Process and Content in accordance with the system of analysis proposed by Gonçalves et al. (2001, 2006). The results demonstrated progress over the three age groups in all dimensions narratives analyzed, particularly among children in the group with 4 years and the other two groups
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-16
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:58:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Ivani de Oliveira Magalhães. Once upon a time...: a study on the development of narrative competence in children. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16589
identifier_str_mv Santos, Ivani de Oliveira Magalhães. Once upon a time...: a study on the development of narrative competence in children. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/3/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/1/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16589/2/Ivani%20de%20Oliveira%20Magalhaes%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 993b555bb34779c7656a20eae5978349
f468729730b924507c9c86b91880ff8f
fb9f40c495160d042c697f4aed5644c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423941978554368