Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Azambuja, Fernanda Fuentes lattes
Orientador(a): Machado, Silvia Dias Alcântara
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10961
Resumo: The student s difficulty in High School with the polynomial is famous, specially, about divisibility. Such fact instigated determining, with the purpose of research hereby presented: investigating the effect of the retaking of the divisibility of the natural numbers with a student from High School and its comprehension about polynomial divisibility. An empirical research was held, of qualitative focus, more specifically a study of ethnographical case, according to André (2005), in which the calculator was used not only as a motivating tool for the retaking, but also as a tool for data survey. The analyses were based, mainly, in basic elements of the theory APOS (Dubinsky and MCDonald, 2001). It was concluded that, although subjects have done the correlation between the algorithms of divisibility of natural numbers and of polynomials, and the fake conception of polynomial constructed by them that identified a polynomial as a number that undermined the possibility of the intended analogy. As for the use of the calculator, it was concluded that it was the tool that helped the subjects not to deviate of the focus of the proposed activities, helping them to recover the conceptions of divisibility of the natural numbers
id PUC_SP-1_a20f22125e4519bfaa09be71973f2514
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10961
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Machado, Silvia Dias Alcântarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400419P7Azambuja, Fernanda Fuentes2016-04-27T16:57:25Z2013-07-162013-05-22Azambuja, Fernanda Fuentes. Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10961The student s difficulty in High School with the polynomial is famous, specially, about divisibility. Such fact instigated determining, with the purpose of research hereby presented: investigating the effect of the retaking of the divisibility of the natural numbers with a student from High School and its comprehension about polynomial divisibility. An empirical research was held, of qualitative focus, more specifically a study of ethnographical case, according to André (2005), in which the calculator was used not only as a motivating tool for the retaking, but also as a tool for data survey. The analyses were based, mainly, in basic elements of the theory APOS (Dubinsky and MCDonald, 2001). It was concluded that, although subjects have done the correlation between the algorithms of divisibility of natural numbers and of polynomials, and the fake conception of polynomial constructed by them that identified a polynomial as a number that undermined the possibility of the intended analogy. As for the use of the calculator, it was concluded that it was the tool that helped the subjects not to deviate of the focus of the proposed activities, helping them to recover the conceptions of divisibility of the natural numbersA dificuldade do estudante do Ensino Médio com o conteúdo de Polinômios é notória, em especial, sobre a divisibilidade. Tal fato instigou determinar, como objetivo da pesquisa aqui apresentada: investigar o efeito da retomada da divisibilidade dos números naturais com estudante do Ensino Médio em sua compreensão sobre a divisibilidade de polinômios. Realizou-se uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo, mais especificamente um estudo de caso etnográfico, conforme André (2005), na qual a calculadora foi utilizada não só como um instrumento motivador para a retomada, como também como instrumento de coleta de dados. As análises embasaram-se, sobretudo, em elementos básicos da teoria APOS (Dubinsky e MCDonald, 2001). Concluiu-se que, embora os sujeitos tenham feito a correlação entre os algoritmos da divisibilidade dos números naturais e dos polinômios, a falsa concepção de polinômio construída por eles que identificavam um polinômio como um número solapou a possibilidade da analogia pretendida. Quanto ao uso da calculadora, concluiu-se que ela foi um instrumento que auxiliou os sujeitos a não se desviarem do foco das atividades propostas, auxiliando-os a resgatar as concepções de divisibilidade dos números naturaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24175/Fernanda%20Fuentes%20Azambuja.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaPolinômiosDivisibilidadeGeneralizaçãoNúmeros naturaisPolynomialsDivisibilityGeneralizationNatural numbersCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADivisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFernanda Fuentes Azambuja.pdf.txtFernanda Fuentes Azambuja.pdf.txtExtracted texttext/plain185360https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10961/3/Fernanda%20Fuentes%20Azambuja.pdf.txt5b5c99c2fcf1b2a3ea65506f34349647MD53ORIGINALFernanda Fuentes Azambuja.pdfapplication/pdf2505770https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10961/1/Fernanda%20Fuentes%20Azambuja.pdf3bbdb5dea1fcb8bf7c8f1f8044d16c66MD51THUMBNAILFernanda Fuentes Azambuja.pdf.jpgFernanda Fuentes Azambuja.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10961/2/Fernanda%20Fuentes%20Azambuja.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/109612022-04-27 13:25:22.58oai:repositorio.pucsp.br:handle/10961Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:25:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros
title Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros
spellingShingle Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros
Azambuja, Fernanda Fuentes
Polinômios
Divisibilidade
Generalização
Números naturais
Polynomials
Divisibility
Generalization
Natural numbers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros
title_full Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros
title_fullStr Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros
title_full_unstemmed Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros
title_sort Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros
author Azambuja, Fernanda Fuentes
author_facet Azambuja, Fernanda Fuentes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400419P7
dc.contributor.author.fl_str_mv Azambuja, Fernanda Fuentes
contributor_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Polinômios
Divisibilidade
Generalização
Números naturais
topic Polinômios
Divisibilidade
Generalização
Números naturais
Polynomials
Divisibility
Generalization
Natural numbers
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Polynomials
Divisibility
Generalization
Natural numbers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The student s difficulty in High School with the polynomial is famous, specially, about divisibility. Such fact instigated determining, with the purpose of research hereby presented: investigating the effect of the retaking of the divisibility of the natural numbers with a student from High School and its comprehension about polynomial divisibility. An empirical research was held, of qualitative focus, more specifically a study of ethnographical case, according to André (2005), in which the calculator was used not only as a motivating tool for the retaking, but also as a tool for data survey. The analyses were based, mainly, in basic elements of the theory APOS (Dubinsky and MCDonald, 2001). It was concluded that, although subjects have done the correlation between the algorithms of divisibility of natural numbers and of polynomials, and the fake conception of polynomial constructed by them that identified a polynomial as a number that undermined the possibility of the intended analogy. As for the use of the calculator, it was concluded that it was the tool that helped the subjects not to deviate of the focus of the proposed activities, helping them to recover the conceptions of divisibility of the natural numbers
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Azambuja, Fernanda Fuentes. Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10961
identifier_str_mv Azambuja, Fernanda Fuentes. Divisibilidade de polinômios no Ensino Médio via generalização da ideia de divisibilidade de números inteiros. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10961/3/Fernanda%20Fuentes%20Azambuja.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10961/1/Fernanda%20Fuentes%20Azambuja.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10961/2/Fernanda%20Fuentes%20Azambuja.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b5c99c2fcf1b2a3ea65506f34349647
3bbdb5dea1fcb8bf7c8f1f8044d16c66
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423938984869888