Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Bezerra, Daniel Rodrigues Pires lattes
Orientador(a): Hoyos Guevara, Arnoldo José de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1345
Resumo: The musical instrument industry in Brazil has developed considerably in the last years. The opening of the national trade frontiers in the early 90 s has forced the national industry to search for development in order to survive, and nowadays several Brazilian companies participate in the international market through regular exports. The majority of these companies are located in the state of São Paulo, and even facing eventual economic crisis, companies of this sector have increased their international participation, with signs of a good acceptance of Brazilian products abroad. The objective of this Dissertation is to analyze the decision making to implement international marketing strategies in the musical instrument industry of the state of São Paulo during its initial steps of internationalization. A profile of the Brazilian musical instrument sector was drawn from a research about competitiveness that consolidates the relevance of the study object, and afterwards, a profiles of the studied companies is presented, with the following analysis of data obtained through interviews and documental research, together with the work s generated conclusions. The study shows that generally the companies analyzed developed differentiated products, and presented communication and product lines extension strategies, with differences only in the promotion media choice
id PUC_SP-1_bb17c1a4099fbec462f09ded69574129
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1345
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC_SP
repository_id_str
spelling Hoyos Guevara, Arnoldo José dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239476P4Bezerra, Daniel Rodrigues Pires2016-04-25T16:45:17Z2009-07-272009-06-10Bezerra, Daniel Rodrigues Pires. Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1345The musical instrument industry in Brazil has developed considerably in the last years. The opening of the national trade frontiers in the early 90 s has forced the national industry to search for development in order to survive, and nowadays several Brazilian companies participate in the international market through regular exports. The majority of these companies are located in the state of São Paulo, and even facing eventual economic crisis, companies of this sector have increased their international participation, with signs of a good acceptance of Brazilian products abroad. The objective of this Dissertation is to analyze the decision making to implement international marketing strategies in the musical instrument industry of the state of São Paulo during its initial steps of internationalization. A profile of the Brazilian musical instrument sector was drawn from a research about competitiveness that consolidates the relevance of the study object, and afterwards, a profiles of the studied companies is presented, with the following analysis of data obtained through interviews and documental research, together with the work s generated conclusions. The study shows that generally the companies analyzed developed differentiated products, and presented communication and product lines extension strategies, with differences only in the promotion media choiceA indústria brasileira de instrumentos musicais desenvolveu-se consideravelmente nos últimos anos. A abertura das barreiras comerciais no início da década de 90 forçou a indústria nacional a buscar o desenvolvimento em busca da sobrevivência, e atualmente diversas empresas brasileiras participam do mercado internacional através de exportações regulares. A maior parte destas empresas encontra-se no estado de São Paulo, e mesmo com as eventuais crises econômicas, as empresas do setor têm aumentado sua atuação internacional, e há indícios de uma boa aceitação dos produtos brasileiros no exterior. Esta Dissertação tem por objetivo analisar a tomada de decisão para a implementação das estratégias de marketing internacional da indústria de instrumentos musicais no Estado de São Paulo durante os estágios iniciais de internacionalização destas empresas. Traçou-se um perfil do setor de instrumentos musicais brasileiro, obtido através de um estudo de competitividade que consolida a relevância do objeto de estudo. Em seguida, foram apresentados os perfis das empresas estudadas e a conseqüente análise dos dados obtidos junto a elas através de entrevistas e pesquisa documental, com as decorrentes reflexões geradas pelo estudo. O estudo conclui que as empresas estudadas em geral desenvolveram produtos diferenciados, e apresentam estratégias de extensão de linhas de produtos e de comunicação, com diferenças apenas na escolha dos meios de promoçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2692/Daniel%20Rodrigues%20Pires%20Bezerra.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisEstratégias de marketing internacionalInternacionalização de empresasInstrumentos musicais -- Exportacao -- BrasilMarketing de exportacaoInternational marketing strategyMusical instrumentsInternationalization of firmsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEstratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDaniel Rodrigues Pires Bezerra.pdf.txtDaniel Rodrigues Pires Bezerra.pdf.txtExtracted texttext/plain202212https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1345/3/Daniel%20Rodrigues%20Pires%20Bezerra.pdf.txt80b115e09a4aad6f5a1e9b6a7143d65dMD53ORIGINALDaniel Rodrigues Pires Bezerra.pdfapplication/pdf988901https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1345/1/Daniel%20Rodrigues%20Pires%20Bezerra.pdf81a0295bb3ecc423e0e100ad77f93071MD51THUMBNAILDaniel Rodrigues Pires Bezerra.pdf.jpgDaniel Rodrigues Pires Bezerra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1345/2/Daniel%20Rodrigues%20Pires%20Bezerra.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/13452022-12-20 13:28:49.489oai:repositorio.pucsp.br:handle/1345Repositório Institucionalhttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T16:28:49Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo
title Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo
spellingShingle Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo
Bezerra, Daniel Rodrigues Pires
Estratégias de marketing internacional
Internacionalização de empresas
Instrumentos musicais -- Exportacao -- Brasil
Marketing de exportacao
International marketing strategy
Musical instruments
Internationalization of firms
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo
title_full Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo
title_fullStr Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo
title_full_unstemmed Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo
title_sort Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo
author Bezerra, Daniel Rodrigues Pires
author_facet Bezerra, Daniel Rodrigues Pires
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoyos Guevara, Arnoldo José de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239476P4
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Daniel Rodrigues Pires
contributor_str_mv Hoyos Guevara, Arnoldo José de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de marketing internacional
Internacionalização de empresas
Instrumentos musicais -- Exportacao -- Brasil
Marketing de exportacao
topic Estratégias de marketing internacional
Internacionalização de empresas
Instrumentos musicais -- Exportacao -- Brasil
Marketing de exportacao
International marketing strategy
Musical instruments
Internationalization of firms
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv International marketing strategy
Musical instruments
Internationalization of firms
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description The musical instrument industry in Brazil has developed considerably in the last years. The opening of the national trade frontiers in the early 90 s has forced the national industry to search for development in order to survive, and nowadays several Brazilian companies participate in the international market through regular exports. The majority of these companies are located in the state of São Paulo, and even facing eventual economic crisis, companies of this sector have increased their international participation, with signs of a good acceptance of Brazilian products abroad. The objective of this Dissertation is to analyze the decision making to implement international marketing strategies in the musical instrument industry of the state of São Paulo during its initial steps of internationalization. A profile of the Brazilian musical instrument sector was drawn from a research about competitiveness that consolidates the relevance of the study object, and afterwards, a profiles of the studied companies is presented, with the following analysis of data obtained through interviews and documental research, together with the work s generated conclusions. The study shows that generally the companies analyzed developed differentiated products, and presented communication and product lines extension strategies, with differences only in the promotion media choice
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T16:45:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bezerra, Daniel Rodrigues Pires. Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1345
identifier_str_mv Bezerra, Daniel Rodrigues Pires. Estratégias de marketing na entrada de empresas brasileiras no mercado internacional: um estudo de casos na indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Repositório Institucional da PUC_SP
collection Repositório Institucional da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1345/3/Daniel%20Rodrigues%20Pires%20Bezerra.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1345/1/Daniel%20Rodrigues%20Pires%20Bezerra.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1345/2/Daniel%20Rodrigues%20Pires%20Bezerra.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 80b115e09a4aad6f5a1e9b6a7143d65d
81a0295bb3ecc423e0e100ad77f93071
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1837200694811033600