Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Vecchio, Luciane Regina lattes
Orientador(a): Sousa, Clarilza Prado de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16001
Resumo: This work, in view of the strong presence and growing ICT - Information & Communication Technologies - in society, aimed to seek the representations of students from years 8 and 9 of elementary school on Computers in Education. Such representations are seen as an important element to be considered by schools that seek to converge their core educational goals with the new characteristics and interests of this new generation towards pedagogical innovation using ICT. This research focuses on research and the discourse of these students based on the theory of social representations. Data collection was performed in three steps, using three tools: spreadsheet (with four open questions and twenty-one closed), virtual discussion forum (three open questions) and digital text document (three open questions). Content analysis was performed through the creation of categories, followed by preliminary analysis that based summaries of each step, which shaped the social representations of the students. Finally, analysis of students' social representations on Computers in Education could understand the scale assume that ICT in the school context and present the Computers in Education as a bridge, anchored in the desire for social inclusion and educational innovation
id PUC_SP-1_c48e815b039532fd1bdb02118844e37d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16001
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sousa, Clarilza Prado dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758012P9Vecchio, Luciane Regina2016-04-28T20:56:25Z2011-07-062011-05-30Vecchio, Luciane Regina. Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16001This work, in view of the strong presence and growing ICT - Information & Communication Technologies - in society, aimed to seek the representations of students from years 8 and 9 of elementary school on Computers in Education. Such representations are seen as an important element to be considered by schools that seek to converge their core educational goals with the new characteristics and interests of this new generation towards pedagogical innovation using ICT. This research focuses on research and the discourse of these students based on the theory of social representations. Data collection was performed in three steps, using three tools: spreadsheet (with four open questions and twenty-one closed), virtual discussion forum (three open questions) and digital text document (three open questions). Content analysis was performed through the creation of categories, followed by preliminary analysis that based summaries of each step, which shaped the social representations of the students. Finally, analysis of students' social representations on Computers in Education could understand the scale assume that ICT in the school context and present the Computers in Education as a bridge, anchored in the desire for social inclusion and educational innovationA presente dissertação, tendo em vista a presença marcante e crescente das TIC Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade, teve como objetivo buscar as representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental sobre a Informática Educativa na escola. Tais representações são compreendidas como um elemento importante a ser considerado pelas escolas que buscam convergir seus objetivos pedagógicos essenciais com as novas características e interesses desta nova geração rumo à Inovação Pedagógica com o uso das TIC. A presente pesquisa tem como foco de investigação o discurso desses alunos e fundamenta-se na teoria das Representações Sociais. A coleta de dados foi realizada em três etapas, por meio de três instrumentos: planilha eletrônica (com quatro questões abertas e vinte e uma fechadas), fórum de discussão virtual (três questões abertas) e documento de texto digital (três questões abertas). A análise de conteúdo foi realizada por meio da criação de categorias, seguidas de análises preliminares que embasaram as sínteses de cada etapa, as quais configuraram as representações sociais dos alunos. Por fim, a análise das representações sociais dos alunos sobre a Informática Educativa na escola permitiu compreender a dimensão que as TIC assumem no contexto escolar e apresentam a Informática Educativa como uma ponte, ancorados no desejo de inclusão social e inovação pedagógicaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32221/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaTecnologia educacionalInformática educativaTecnologias da informação e comunicaçãoEducation technologyComputers in educationInformation & communication technologiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALRepresentações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuciane Regina Vecchio.pdf.txtLuciane Regina Vecchio.pdf.txtExtracted texttext/plain306535https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/3/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf.txt1ffea1a5b9e97e3ccab966e4fb572846MD53ORIGINALLuciane Regina Vecchio.pdfapplication/pdf2006375https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/1/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf38fd580f36d3a291c92a565a5a79935eMD51THUMBNAILLuciane Regina Vecchio.pdf.jpgLuciane Regina Vecchio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/2/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/160012022-04-27 15:06:48.686oai:repositorio.pucsp.br:handle/16001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:06:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola
title Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola
spellingShingle Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola
Vecchio, Luciane Regina
Tecnologia educacional
Informática educativa
Tecnologias da informação e comunicação
Education technology
Computers in education
Information & communication technologies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola
title_full Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola
title_fullStr Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola
title_full_unstemmed Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola
title_sort Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola
author Vecchio, Luciane Regina
author_facet Vecchio, Luciane Regina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758012P9
dc.contributor.author.fl_str_mv Vecchio, Luciane Regina
contributor_str_mv Sousa, Clarilza Prado de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Informática educativa
Tecnologias da informação e comunicação
topic Tecnologia educacional
Informática educativa
Tecnologias da informação e comunicação
Education technology
Computers in education
Information & communication technologies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Education technology
Computers in education
Information & communication technologies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This work, in view of the strong presence and growing ICT - Information & Communication Technologies - in society, aimed to seek the representations of students from years 8 and 9 of elementary school on Computers in Education. Such representations are seen as an important element to be considered by schools that seek to converge their core educational goals with the new characteristics and interests of this new generation towards pedagogical innovation using ICT. This research focuses on research and the discourse of these students based on the theory of social representations. Data collection was performed in three steps, using three tools: spreadsheet (with four open questions and twenty-one closed), virtual discussion forum (three open questions) and digital text document (three open questions). Content analysis was performed through the creation of categories, followed by preliminary analysis that based summaries of each step, which shaped the social representations of the students. Finally, analysis of students' social representations on Computers in Education could understand the scale assume that ICT in the school context and present the Computers in Education as a bridge, anchored in the desire for social inclusion and educational innovation
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-07-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vecchio, Luciane Regina. Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16001
identifier_str_mv Vecchio, Luciane Regina. Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/3/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/1/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/2/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ffea1a5b9e97e3ccab966e4fb572846
38fd580f36d3a291c92a565a5a79935e
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423966091608064