Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16001 |
Resumo: | This work, in view of the strong presence and growing ICT - Information & Communication Technologies - in society, aimed to seek the representations of students from years 8 and 9 of elementary school on Computers in Education. Such representations are seen as an important element to be considered by schools that seek to converge their core educational goals with the new characteristics and interests of this new generation towards pedagogical innovation using ICT. This research focuses on research and the discourse of these students based on the theory of social representations. Data collection was performed in three steps, using three tools: spreadsheet (with four open questions and twenty-one closed), virtual discussion forum (three open questions) and digital text document (three open questions). Content analysis was performed through the creation of categories, followed by preliminary analysis that based summaries of each step, which shaped the social representations of the students. Finally, analysis of students' social representations on Computers in Education could understand the scale assume that ICT in the school context and present the Computers in Education as a bridge, anchored in the desire for social inclusion and educational innovation |
id |
PUC_SP-1_c48e815b039532fd1bdb02118844e37d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16001 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Clarilza Prado dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758012P9Vecchio, Luciane Regina2016-04-28T20:56:25Z2011-07-062011-05-30Vecchio, Luciane Regina. Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16001This work, in view of the strong presence and growing ICT - Information & Communication Technologies - in society, aimed to seek the representations of students from years 8 and 9 of elementary school on Computers in Education. Such representations are seen as an important element to be considered by schools that seek to converge their core educational goals with the new characteristics and interests of this new generation towards pedagogical innovation using ICT. This research focuses on research and the discourse of these students based on the theory of social representations. Data collection was performed in three steps, using three tools: spreadsheet (with four open questions and twenty-one closed), virtual discussion forum (three open questions) and digital text document (three open questions). Content analysis was performed through the creation of categories, followed by preliminary analysis that based summaries of each step, which shaped the social representations of the students. Finally, analysis of students' social representations on Computers in Education could understand the scale assume that ICT in the school context and present the Computers in Education as a bridge, anchored in the desire for social inclusion and educational innovationA presente dissertação, tendo em vista a presença marcante e crescente das TIC Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade, teve como objetivo buscar as representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental sobre a Informática Educativa na escola. Tais representações são compreendidas como um elemento importante a ser considerado pelas escolas que buscam convergir seus objetivos pedagógicos essenciais com as novas características e interesses desta nova geração rumo à Inovação Pedagógica com o uso das TIC. A presente pesquisa tem como foco de investigação o discurso desses alunos e fundamenta-se na teoria das Representações Sociais. A coleta de dados foi realizada em três etapas, por meio de três instrumentos: planilha eletrônica (com quatro questões abertas e vinte e uma fechadas), fórum de discussão virtual (três questões abertas) e documento de texto digital (três questões abertas). A análise de conteúdo foi realizada por meio da criação de categorias, seguidas de análises preliminares que embasaram as sínteses de cada etapa, as quais configuraram as representações sociais dos alunos. Por fim, a análise das representações sociais dos alunos sobre a Informática Educativa na escola permitiu compreender a dimensão que as TIC assumem no contexto escolar e apresentam a Informática Educativa como uma ponte, ancorados no desejo de inclusão social e inovação pedagógicaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32221/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaTecnologia educacionalInformática educativaTecnologias da informação e comunicaçãoEducation technologyComputers in educationInformation & communication technologiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALRepresentações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLuciane Regina Vecchio.pdf.txtLuciane Regina Vecchio.pdf.txtExtracted texttext/plain306535https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/3/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf.txt1ffea1a5b9e97e3ccab966e4fb572846MD53ORIGINALLuciane Regina Vecchio.pdfapplication/pdf2006375https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/1/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf38fd580f36d3a291c92a565a5a79935eMD51THUMBNAILLuciane Regina Vecchio.pdf.jpgLuciane Regina Vecchio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/2/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/160012022-04-27 15:06:48.686oai:repositorio.pucsp.br:handle/16001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:06:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola |
title |
Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola |
spellingShingle |
Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola Vecchio, Luciane Regina Tecnologia educacional Informática educativa Tecnologias da informação e comunicação Education technology Computers in education Information & communication technologies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola |
title_full |
Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola |
title_fullStr |
Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola |
title_full_unstemmed |
Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola |
title_sort |
Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola |
author |
Vecchio, Luciane Regina |
author_facet |
Vecchio, Luciane Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Clarilza Prado de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758012P9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vecchio, Luciane Regina |
contributor_str_mv |
Sousa, Clarilza Prado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Informática educativa Tecnologias da informação e comunicação |
topic |
Tecnologia educacional Informática educativa Tecnologias da informação e comunicação Education technology Computers in education Information & communication technologies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education technology Computers in education Information & communication technologies |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
This work, in view of the strong presence and growing ICT - Information & Communication Technologies - in society, aimed to seek the representations of students from years 8 and 9 of elementary school on Computers in Education. Such representations are seen as an important element to be considered by schools that seek to converge their core educational goals with the new characteristics and interests of this new generation towards pedagogical innovation using ICT. This research focuses on research and the discourse of these students based on the theory of social representations. Data collection was performed in three steps, using three tools: spreadsheet (with four open questions and twenty-one closed), virtual discussion forum (three open questions) and digital text document (three open questions). Content analysis was performed through the creation of categories, followed by preliminary analysis that based summaries of each step, which shaped the social representations of the students. Finally, analysis of students' social representations on Computers in Education could understand the scale assume that ICT in the school context and present the Computers in Education as a bridge, anchored in the desire for social inclusion and educational innovation |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-07-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-05-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:56:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Vecchio, Luciane Regina. Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16001 |
identifier_str_mv |
Vecchio, Luciane Regina. Representações sociais de alunos de 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental sobre informática educativa na escola. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/3/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/1/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16001/2/Luciane%20Regina%20Vecchio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ffea1a5b9e97e3ccab966e4fb572846 38fd580f36d3a291c92a565a5a79935e cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423966091608064 |