O corpo docente de jornalismo e a formação profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Souza, Ana Sara Araujo de lattes
Orientador(a): Giovinazzo Júnior, Carlos Antônio lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32236
Resumo: This research aims to identify, discuss and analyze the training and professional trajectory of professors who teach in higher education journalism courses, seeking to understand the area in which they are trained and the theoretical and practical framework that prevails in their professional practice. In this way, the profile, training and professional performance of a sample of teachers and the trends present in the courses or training offered to journalism students were considered, considering, in terms of professionalization, the technical mastery over the activity and/or the humanistic or political education, based on Theodor W. Adorno's thinking on cultural formation and pseudo-formation. The analysis focuses on the universities Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidade São Judas Tadeu (USJT), Anhembi Morumbi, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Cásper Libero, Belas Artes, Escola Superior of Advertising and Marketing (ESPM – São Paulo and Porto Alegre) and Methodist University of São Paulo, whose courses follow two lines of training: journalism and social communication with specialization in journalism. Therefore, the research seeks to understand the formation of the new generation of journalism professionals from the perspective of Critical Theory. Thus, it was analyzed that the courses have adapted to new journalistic trends, but still have significant gaps in the training process of these new journalists
id PUC_SP-1_d639ef15076dca3da61d7c681a720571
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/32236
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Giovinazzo Júnior, Carlos Antôniohttp://lattes.cnpq.br/5969230919823134http://lattes.cnpq.br/7825791982745446Souza, Ana Sara Araujo de2023-04-28T13:49:06Z2023-04-28T13:49:06Z2023-03-27Souza, Ana Sara Araujo de. O corpo docente de jornalismo e a formação profissional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32236This research aims to identify, discuss and analyze the training and professional trajectory of professors who teach in higher education journalism courses, seeking to understand the area in which they are trained and the theoretical and practical framework that prevails in their professional practice. In this way, the profile, training and professional performance of a sample of teachers and the trends present in the courses or training offered to journalism students were considered, considering, in terms of professionalization, the technical mastery over the activity and/or the humanistic or political education, based on Theodor W. Adorno's thinking on cultural formation and pseudo-formation. The analysis focuses on the universities Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidade São Judas Tadeu (USJT), Anhembi Morumbi, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Cásper Libero, Belas Artes, Escola Superior of Advertising and Marketing (ESPM – São Paulo and Porto Alegre) and Methodist University of São Paulo, whose courses follow two lines of training: journalism and social communication with specialization in journalism. Therefore, the research seeks to understand the formation of the new generation of journalism professionals from the perspective of Critical Theory. Thus, it was analyzed that the courses have adapted to new journalistic trends, but still have significant gaps in the training process of these new journalistsEsta pesquisa tem como objetivo identificar, discutir e analisar a formação e a trajetória profissional dos docentes que ministram aulas no curso superior de jornalismo, buscando compreender a área em que são formados e o arcabouço teórico e prático que prevalece na sua prática profissional. Dessa forma, foi considerado o perfil, a formação e a atuação profissional de uma amostra de professores e as tendências presentes nos cursos ou a formação oferecida aos estudantes de jornalismo, considerando, em termos de profissionalização, o domínio técnico sobre a atividade e/ou a educação humanística ou política, tomando como base o pensamento de Theodor W. Adorno sobre formação cultural e pseudoformação. Os 16 docentes que compõem a amostra atuam na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidade São Judas Tadeu (USJT), Anhembi Morumbi, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Cásper Libero, Belas Artes, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM – São Paulo e Porto Alegre) e Universidade Metodista de São Paulo, cujos cursos seguem duas linhas de formação: jornalismo e comunicação social (com habilitação em jornalismo). A pesquisa buscou compreender a formação da nova geração dos profissionais de jornalismo desde a perspectiva da Teoria Crítica. Assim, conclui-se que os cursos se adaptaram às novas tendências jornalísticas, mas seguem com lacunas significativas no processo de formação desses novos jornalistasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOFormação e jornalismoDocentes de ensino superiorTeoria críticaFormação universitáriaFormação docenteJournalismHigher education teachersCritical theoryUniversity educationTeacher educationO corpo docente de jornalismo e a formação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAna Sara Souza.pdfapplication/pdf1140429https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/1/Ana%20Sara%20Souza.pdfe6f0557ca92dfe1b2a20fb5f010fba82MD51TEXTAna Sara Souza.pdf.txtAna Sara Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain163019https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/2/Ana%20Sara%20Souza.pdf.txt9f881d20227127940270af042c736dd3MD52THUMBNAILAna Sara Souza.pdf.jpgAna Sara Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/3/Ana%20Sara%20Souza.pdf.jpg4361450cd960081d144a89abcaefccccMD53handle/322362023-04-29 01:05:53.102oai:repositorio.pucsp.br:handle/32236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-04-29T04:05:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo docente de jornalismo e a formação profissional
title O corpo docente de jornalismo e a formação profissional
spellingShingle O corpo docente de jornalismo e a formação profissional
Souza, Ana Sara Araujo de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Formação e jornalismo
Docentes de ensino superior
Teoria crítica
Formação universitária
Formação docente
Journalism
Higher education teachers
Critical theory
University education
Teacher education
title_short O corpo docente de jornalismo e a formação profissional
title_full O corpo docente de jornalismo e a formação profissional
title_fullStr O corpo docente de jornalismo e a formação profissional
title_full_unstemmed O corpo docente de jornalismo e a formação profissional
title_sort O corpo docente de jornalismo e a formação profissional
author Souza, Ana Sara Araujo de
author_facet Souza, Ana Sara Araujo de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giovinazzo Júnior, Carlos Antônio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5969230919823134
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7825791982745446
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Sara Araujo de
contributor_str_mv Giovinazzo Júnior, Carlos Antônio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Formação e jornalismo
Docentes de ensino superior
Teoria crítica
Formação universitária
Formação docente
Journalism
Higher education teachers
Critical theory
University education
Teacher education
dc.subject.por.fl_str_mv Formação e jornalismo
Docentes de ensino superior
Teoria crítica
Formação universitária
Formação docente
dc.subject.eng.fl_str_mv Journalism
Higher education teachers
Critical theory
University education
Teacher education
description This research aims to identify, discuss and analyze the training and professional trajectory of professors who teach in higher education journalism courses, seeking to understand the area in which they are trained and the theoretical and practical framework that prevails in their professional practice. In this way, the profile, training and professional performance of a sample of teachers and the trends present in the courses or training offered to journalism students were considered, considering, in terms of professionalization, the technical mastery over the activity and/or the humanistic or political education, based on Theodor W. Adorno's thinking on cultural formation and pseudo-formation. The analysis focuses on the universities Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidade São Judas Tadeu (USJT), Anhembi Morumbi, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Cásper Libero, Belas Artes, Escola Superior of Advertising and Marketing (ESPM – São Paulo and Porto Alegre) and Methodist University of São Paulo, whose courses follow two lines of training: journalism and social communication with specialization in journalism. Therefore, the research seeks to understand the formation of the new generation of journalism professionals from the perspective of Critical Theory. Thus, it was analyzed that the courses have adapted to new journalistic trends, but still have significant gaps in the training process of these new journalists
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-28T13:49:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-28T13:49:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Ana Sara Araujo de. O corpo docente de jornalismo e a formação profissional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32236
identifier_str_mv Souza, Ana Sara Araujo de. O corpo docente de jornalismo e a formação profissional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/1/Ana%20Sara%20Souza.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/2/Ana%20Sara%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/3/Ana%20Sara%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e6f0557ca92dfe1b2a20fb5f010fba82
9f881d20227127940270af042c736dd3
4361450cd960081d144a89abcaefcccc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424084335329280