O corpo docente de jornalismo e a formação profissional
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
|
Departamento: |
Faculdade de Educação
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32236 |
Resumo: | This research aims to identify, discuss and analyze the training and professional trajectory of professors who teach in higher education journalism courses, seeking to understand the area in which they are trained and the theoretical and practical framework that prevails in their professional practice. In this way, the profile, training and professional performance of a sample of teachers and the trends present in the courses or training offered to journalism students were considered, considering, in terms of professionalization, the technical mastery over the activity and/or the humanistic or political education, based on Theodor W. Adorno's thinking on cultural formation and pseudo-formation. The analysis focuses on the universities Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidade São Judas Tadeu (USJT), Anhembi Morumbi, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Cásper Libero, Belas Artes, Escola Superior of Advertising and Marketing (ESPM – São Paulo and Porto Alegre) and Methodist University of São Paulo, whose courses follow two lines of training: journalism and social communication with specialization in journalism. Therefore, the research seeks to understand the formation of the new generation of journalism professionals from the perspective of Critical Theory. Thus, it was analyzed that the courses have adapted to new journalistic trends, but still have significant gaps in the training process of these new journalists |
id |
PUC_SP-1_d639ef15076dca3da61d7c681a720571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/32236 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Giovinazzo Júnior, Carlos Antôniohttp://lattes.cnpq.br/5969230919823134http://lattes.cnpq.br/7825791982745446Souza, Ana Sara Araujo de2023-04-28T13:49:06Z2023-04-28T13:49:06Z2023-03-27Souza, Ana Sara Araujo de. O corpo docente de jornalismo e a formação profissional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32236This research aims to identify, discuss and analyze the training and professional trajectory of professors who teach in higher education journalism courses, seeking to understand the area in which they are trained and the theoretical and practical framework that prevails in their professional practice. In this way, the profile, training and professional performance of a sample of teachers and the trends present in the courses or training offered to journalism students were considered, considering, in terms of professionalization, the technical mastery over the activity and/or the humanistic or political education, based on Theodor W. Adorno's thinking on cultural formation and pseudo-formation. The analysis focuses on the universities Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidade São Judas Tadeu (USJT), Anhembi Morumbi, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Cásper Libero, Belas Artes, Escola Superior of Advertising and Marketing (ESPM – São Paulo and Porto Alegre) and Methodist University of São Paulo, whose courses follow two lines of training: journalism and social communication with specialization in journalism. Therefore, the research seeks to understand the formation of the new generation of journalism professionals from the perspective of Critical Theory. Thus, it was analyzed that the courses have adapted to new journalistic trends, but still have significant gaps in the training process of these new journalistsEsta pesquisa tem como objetivo identificar, discutir e analisar a formação e a trajetória profissional dos docentes que ministram aulas no curso superior de jornalismo, buscando compreender a área em que são formados e o arcabouço teórico e prático que prevalece na sua prática profissional. Dessa forma, foi considerado o perfil, a formação e a atuação profissional de uma amostra de professores e as tendências presentes nos cursos ou a formação oferecida aos estudantes de jornalismo, considerando, em termos de profissionalização, o domínio técnico sobre a atividade e/ou a educação humanística ou política, tomando como base o pensamento de Theodor W. Adorno sobre formação cultural e pseudoformação. Os 16 docentes que compõem a amostra atuam na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidade São Judas Tadeu (USJT), Anhembi Morumbi, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Cásper Libero, Belas Artes, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM – São Paulo e Porto Alegre) e Universidade Metodista de São Paulo, cujos cursos seguem duas linhas de formação: jornalismo e comunicação social (com habilitação em jornalismo). A pesquisa buscou compreender a formação da nova geração dos profissionais de jornalismo desde a perspectiva da Teoria Crítica. Assim, conclui-se que os cursos se adaptaram às novas tendências jornalísticas, mas seguem com lacunas significativas no processo de formação desses novos jornalistasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOFormação e jornalismoDocentes de ensino superiorTeoria críticaFormação universitáriaFormação docenteJournalismHigher education teachersCritical theoryUniversity educationTeacher educationO corpo docente de jornalismo e a formação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAna Sara Souza.pdfapplication/pdf1140429https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/1/Ana%20Sara%20Souza.pdfe6f0557ca92dfe1b2a20fb5f010fba82MD51TEXTAna Sara Souza.pdf.txtAna Sara Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain163019https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/2/Ana%20Sara%20Souza.pdf.txt9f881d20227127940270af042c736dd3MD52THUMBNAILAna Sara Souza.pdf.jpgAna Sara Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/3/Ana%20Sara%20Souza.pdf.jpg4361450cd960081d144a89abcaefccccMD53handle/322362023-04-29 01:05:53.102oai:repositorio.pucsp.br:handle/32236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-04-29T04:05:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O corpo docente de jornalismo e a formação profissional |
title |
O corpo docente de jornalismo e a formação profissional |
spellingShingle |
O corpo docente de jornalismo e a formação profissional Souza, Ana Sara Araujo de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Formação e jornalismo Docentes de ensino superior Teoria crítica Formação universitária Formação docente Journalism Higher education teachers Critical theory University education Teacher education |
title_short |
O corpo docente de jornalismo e a formação profissional |
title_full |
O corpo docente de jornalismo e a formação profissional |
title_fullStr |
O corpo docente de jornalismo e a formação profissional |
title_full_unstemmed |
O corpo docente de jornalismo e a formação profissional |
title_sort |
O corpo docente de jornalismo e a formação profissional |
author |
Souza, Ana Sara Araujo de |
author_facet |
Souza, Ana Sara Araujo de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giovinazzo Júnior, Carlos Antônio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5969230919823134 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7825791982745446 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Sara Araujo de |
contributor_str_mv |
Giovinazzo Júnior, Carlos Antônio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Formação e jornalismo Docentes de ensino superior Teoria crítica Formação universitária Formação docente Journalism Higher education teachers Critical theory University education Teacher education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação e jornalismo Docentes de ensino superior Teoria crítica Formação universitária Formação docente |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Journalism Higher education teachers Critical theory University education Teacher education |
description |
This research aims to identify, discuss and analyze the training and professional trajectory of professors who teach in higher education journalism courses, seeking to understand the area in which they are trained and the theoretical and practical framework that prevails in their professional practice. In this way, the profile, training and professional performance of a sample of teachers and the trends present in the courses or training offered to journalism students were considered, considering, in terms of professionalization, the technical mastery over the activity and/or the humanistic or political education, based on Theodor W. Adorno's thinking on cultural formation and pseudo-formation. The analysis focuses on the universities Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Universidade São Judas Tadeu (USJT), Anhembi Morumbi, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Cásper Libero, Belas Artes, Escola Superior of Advertising and Marketing (ESPM – São Paulo and Porto Alegre) and Methodist University of São Paulo, whose courses follow two lines of training: journalism and social communication with specialization in journalism. Therefore, the research seeks to understand the formation of the new generation of journalism professionals from the perspective of Critical Theory. Thus, it was analyzed that the courses have adapted to new journalistic trends, but still have significant gaps in the training process of these new journalists |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-28T13:49:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-28T13:49:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Souza, Ana Sara Araujo de. O corpo docente de jornalismo e a formação profissional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32236 |
identifier_str_mv |
Souza, Ana Sara Araujo de. O corpo docente de jornalismo e a formação profissional. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/1/Ana%20Sara%20Souza.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/2/Ana%20Sara%20Souza.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32236/3/Ana%20Sara%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6f0557ca92dfe1b2a20fb5f010fba82 9f881d20227127940270af042c736dd3 4361450cd960081d144a89abcaefcccc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278307005366272 |