A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Santos, George França dos
Orientador(a): Almeida, Fernando José de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9968
Resumo: The present work is an investigation about some different conceptions on the production of knowledge in Learning Hypermedia Environments. This knowledge has fundamental characteristics inside the educational contemporary context, regarding the information and communication technologies and languages advances. In this context, we seek to study and to verify those characteristics. The thesis is based on John Dewey's educational theories and had its support and object of study in a interaction group of developed compose by university teachers. They were interviewed and invited to join a debate forum, which central theme was the production of knowledge, its characteristics, its processes and the differences between its presencial and online modalities. In its five chapters all the processes were documented, including historic register, theoretical references, methodological principles, the analysis of the study and, at last, our own conclusions about the work. These elements pointed to the conclusion that the knowledge is produced inside the Learning Hypermedia Environments (LHE), but there are a series of conflicts and emergent issues that, in some cases, makes its production harder. This final conclusion is the result of the analysis of the teachers' reports about the LHE together with our own opinions about the related cases
id PUC_SP-1_db825cfda4c95520d082c99bd4066e47
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9968
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Fernando José deSantos, George França dos2016-04-27T14:31:57Z2007-05-312006-12-15Santos, George França dos. A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência. 2006. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9968The present work is an investigation about some different conceptions on the production of knowledge in Learning Hypermedia Environments. This knowledge has fundamental characteristics inside the educational contemporary context, regarding the information and communication technologies and languages advances. In this context, we seek to study and to verify those characteristics. The thesis is based on John Dewey's educational theories and had its support and object of study in a interaction group of developed compose by university teachers. They were interviewed and invited to join a debate forum, which central theme was the production of knowledge, its characteristics, its processes and the differences between its presencial and online modalities. In its five chapters all the processes were documented, including historic register, theoretical references, methodological principles, the analysis of the study and, at last, our own conclusions about the work. These elements pointed to the conclusion that the knowledge is produced inside the Learning Hypermedia Environments (LHE), but there are a series of conflicts and emergent issues that, in some cases, makes its production harder. This final conclusion is the result of the analysis of the teachers' reports about the LHE together with our own opinions about the related casesO presente trabalho trata de um estudo sobre algumas das formas de concepção sobre a produção do conhecimento em Ambientes Hipermidiáticos de Aprendizagem. Conhecimento esse que possui características fundamentais dentro do contexto contemporâneo educacional, tendo em vista os avanços nas linguagens e tecnologias da informação e comunicação. Dessa maneira, buscamos questionar, estudar e verificar tais características. A tese é fundamentada nas teorias educacionais do filósofo-educador John Dewey. Teve como suporte e objeto de estudo um conjunto de medições desenvolvidas por um grupo de professores universitários. Docentes que foram entrevistados e convidados a participar de um fórum de debates, cuja temática central era a produção do conhecimento, suas características, seus processos e por fim as diferenciações entre as modalidades presenciais e online. Em cinco capítulos, são narrados todos os processos que incluem o histórico, os referenciais teóricos, os princípios metodológicos, a apreciação de estudo de caso e por fim nossas próprias análises conclusivas do trabalho. Os elementos trazem a visão de que o conhecimento é produzido nos AHA, mas, no entanto, existe uma série de conflitos e questões emergentes que, em alguns casos, dificultam a sua produção. Essa observação conclusiva é o resultado da análise dos relatos dos professores sobre o AHA, junto à nossa apreciação frente aos casos estudadosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23085/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoProdução do conhecimentoDewey, John -- 1859-1952 -- Critica e interpretacaoAprendizagem -- Multimidia interativaEnsino a distanciaInovacoes educacionaisProduction of knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGeorge Franca dos Santos.pdf.txtGeorge Franca dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain308859https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/3/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.txt86ef8b8d88199190cdf1800e7fa3dee1MD53ORIGINALGeorge Franca dos Santos.pdfapplication/pdf2571457https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/1/George%20Franca%20dos%20Santos.pdffd66cff2dbe9dcb259c27b2a674d88feMD51THUMBNAILGeorge Franca dos Santos.pdf.jpgGeorge Franca dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/2/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/99682022-04-27 09:52:11.118oai:repositorio.pucsp.br:handle/9968Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:52:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência
title A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência
spellingShingle A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência
Santos, George França dos
Produção do conhecimento
Dewey, John -- 1859-1952 -- Critica e interpretacao
Aprendizagem -- Multimidia interativa
Ensino a distancia
Inovacoes educacionais
Production of knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência
title_full A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência
title_fullStr A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência
title_full_unstemmed A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência
title_sort A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência
author Santos, George França dos
author_facet Santos, George França dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Fernando José de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, George França dos
contributor_str_mv Almeida, Fernando José de
dc.subject.por.fl_str_mv Produção do conhecimento
Dewey, John -- 1859-1952 -- Critica e interpretacao
Aprendizagem -- Multimidia interativa
Ensino a distancia
Inovacoes educacionais
topic Produção do conhecimento
Dewey, John -- 1859-1952 -- Critica e interpretacao
Aprendizagem -- Multimidia interativa
Ensino a distancia
Inovacoes educacionais
Production of knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Production of knowledge
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present work is an investigation about some different conceptions on the production of knowledge in Learning Hypermedia Environments. This knowledge has fundamental characteristics inside the educational contemporary context, regarding the information and communication technologies and languages advances. In this context, we seek to study and to verify those characteristics. The thesis is based on John Dewey's educational theories and had its support and object of study in a interaction group of developed compose by university teachers. They were interviewed and invited to join a debate forum, which central theme was the production of knowledge, its characteristics, its processes and the differences between its presencial and online modalities. In its five chapters all the processes were documented, including historic register, theoretical references, methodological principles, the analysis of the study and, at last, our own conclusions about the work. These elements pointed to the conclusion that the knowledge is produced inside the Learning Hypermedia Environments (LHE), but there are a series of conflicts and emergent issues that, in some cases, makes its production harder. This final conclusion is the result of the analysis of the teachers' reports about the LHE together with our own opinions about the related cases
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-15
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, George França dos. A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência. 2006. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9968
identifier_str_mv Santos, George França dos. A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência. 2006. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/3/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/1/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9968/2/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 86ef8b8d88199190cdf1800e7fa3dee1
fd66cff2dbe9dcb259c27b2a674d88fe
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423966140891136