Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Kobayashi, Maíra lattes
Orientador(a): Ciampi, Helenice lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24341
Resumo: The present work investigates the politics of gender and sexuality and its consequences in the Brazilian educational policy. From bibliographic research and documentary analysis, the study aimed, at first, to go through the wave of mobilization against the “gender ideology” in the world and to analyze the episcopal documents of the Roman Curia on the subject and, in a second moment, to verify the moral and liberal forces involved in the bills related to the School without Party Program. The anti-gender propositions presented in the City Councils of the 15 most populous cities in the State of São Paulo were studied. The time frame of the work was limited to the period between 2010, the beginning of anti-gender mobilizations in the world, to 2020, the year in which the trials started in plenary, by the STF ministers, on the debate on gender and sexual diversity in the school environment. The research observed that the activation of the family was a driving element to curtail the gender debate in schools and to strengthen and perpetuate neoliberal politics. It concluded that the School without Party Movement used the discourse of freedom to promote authoritarianism and the removal of democratic values and principles, with the aim of gradually scrapping the public school system and curbing the progress in the process of secularization of the state's culture and secularism
id PUC_SP-1_e24c488aa0254299417fcb42936cd15a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/24341
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ciampi, Helenicehttp://lattes.cnpq.br/4550147254751529http://lattes.cnpq.br/8347315341229220Kobayashi, Maíra2022-02-02T18:52:53Z2022-02-02T18:52:53Z2021-05-03Kobayashi, Maíra. Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24341The present work investigates the politics of gender and sexuality and its consequences in the Brazilian educational policy. From bibliographic research and documentary analysis, the study aimed, at first, to go through the wave of mobilization against the “gender ideology” in the world and to analyze the episcopal documents of the Roman Curia on the subject and, in a second moment, to verify the moral and liberal forces involved in the bills related to the School without Party Program. The anti-gender propositions presented in the City Councils of the 15 most populous cities in the State of São Paulo were studied. The time frame of the work was limited to the period between 2010, the beginning of anti-gender mobilizations in the world, to 2020, the year in which the trials started in plenary, by the STF ministers, on the debate on gender and sexual diversity in the school environment. The research observed that the activation of the family was a driving element to curtail the gender debate in schools and to strengthen and perpetuate neoliberal politics. It concluded that the School without Party Movement used the discourse of freedom to promote authoritarianism and the removal of democratic values and principles, with the aim of gradually scrapping the public school system and curbing the progress in the process of secularization of the state's culture and secularismO presente trabalho investiga a política de gênero e sexualidade e seus desdobramentos na política educacional brasileira. A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, o estudo teve como objetivo, num primeiro momento, percorrer a onda de mobilização contra a “ideologia de gênero” no mundo e analisar os documentos episcopais da Cúria Romana sobre o assunto e, num segundo momento, verificar as forças morais e liberais envolvidas nos projetos de lei relacionados ao Programa Escola Sem Partido. Foram estudadas as proposituras antigênero apresentadas nas Câmaras Municipais das 15 cidades mais populosas do Estado de São Paulo. O recorte temporal do trabalho delimitou-se ao período compreendido entre 2010, início das mobilizações antigênero no mundo, a 2020, ano em que se iniciaram os julgamentos em plenário, pelos ministros do STF, sobre o debate de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar. A pesquisa observou que o acionamento da família foi elemento impulsionador para cercear o debate de gênero nas escolas e fortalecer e perpetuar a política neoliberal. Concluiu que o Movimento Escola Sem Partido utilizou o discurso de liberdade para promover o autoritarismo e o afastamento de valores e princípios democráticos, com o objetivo de sucatear gradativamente a rede pública de ensino e frear o avanço no processo de secularização da cultura e laicidade do EstadoConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqFundação São Paulo – FUNDASPporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOPolítica educacionalEscola Sem PartidoIdeologia de gêneroEducational policySchool without PartyGender ideologyPolítica educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educaçãoEducational policy on gender and sexual diversity in Brazil: School without Party and the moral and liberal crusade in educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMaíra Kobayashi.pdfapplication/pdf2669103https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24341/1/Ma%c3%adra%20Kobayashi.pdf9ce94005c17f102e9191c1a398afc6deMD51TEXTMaíra Kobayashi.pdf.txtMaíra Kobayashi.pdf.txtExtracted texttext/plain519982https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24341/2/Ma%c3%adra%20Kobayashi.pdf.txt543a9e418a292b13394341c6e6872258MD52THUMBNAILMaíra Kobayashi.pdf.jpgMaíra Kobayashi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24341/3/Ma%c3%adra%20Kobayashi.pdf.jpg4302821dd499737cd0cdbbb6cb675a98MD53handle/243412022-02-03 11:29:43.217oai:repositorio.pucsp.br:handle/24341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-02-03T14:29:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv Educational policy on gender and sexual diversity in Brazil: School without Party and the moral and liberal crusade in education
title Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação
spellingShingle Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação
Kobayashi, Maíra
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Política educacional
Escola Sem Partido
Ideologia de gênero
Educational policy
School without Party
Gender ideology
title_short Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação
title_full Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação
title_fullStr Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação
title_full_unstemmed Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação
title_sort Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação
author Kobayashi, Maíra
author_facet Kobayashi, Maíra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ciampi, Helenice
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4550147254751529
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8347315341229220
dc.contributor.author.fl_str_mv Kobayashi, Maíra
contributor_str_mv Ciampi, Helenice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Política educacional
Escola Sem Partido
Ideologia de gênero
Educational policy
School without Party
Gender ideology
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Escola Sem Partido
Ideologia de gênero
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational policy
School without Party
Gender ideology
description The present work investigates the politics of gender and sexuality and its consequences in the Brazilian educational policy. From bibliographic research and documentary analysis, the study aimed, at first, to go through the wave of mobilization against the “gender ideology” in the world and to analyze the episcopal documents of the Roman Curia on the subject and, in a second moment, to verify the moral and liberal forces involved in the bills related to the School without Party Program. The anti-gender propositions presented in the City Councils of the 15 most populous cities in the State of São Paulo were studied. The time frame of the work was limited to the period between 2010, the beginning of anti-gender mobilizations in the world, to 2020, the year in which the trials started in plenary, by the STF ministers, on the debate on gender and sexual diversity in the school environment. The research observed that the activation of the family was a driving element to curtail the gender debate in schools and to strengthen and perpetuate neoliberal politics. It concluded that the School without Party Movement used the discourse of freedom to promote authoritarianism and the removal of democratic values and principles, with the aim of gradually scrapping the public school system and curbing the progress in the process of secularization of the state's culture and secularism
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-02T18:52:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-02T18:52:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Kobayashi, Maíra. Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24341
identifier_str_mv Kobayashi, Maíra. Política educacional em gênero e diversidade sexual no Brasil: Escola Sem Partido e a cruzada moral e liberal na educação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24341/1/Ma%c3%adra%20Kobayashi.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24341/2/Ma%c3%adra%20Kobayashi.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24341/3/Ma%c3%adra%20Kobayashi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ce94005c17f102e9191c1a398afc6de
543a9e418a292b13394341c6e6872258
4302821dd499737cd0cdbbb6cb675a98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424033313718272