O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Vernizzi, Mario Alberto Zambrana lattes
Orientador(a): Silva, Maria José Ferreira da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26514
Resumo: This dissertation presents four didactic sequences, for the teaching of operations with rational numbers in their fractional representation, to be discussed with teachers who work with the initial grades of Elementary School II, considering that through the bibliographic review we found a small number of researches dealing with these operations. In addition, we observed the lack of autonomy of teachers to develop activities of this type, which leads us to the idea of investigating to answer the following question: what knowledge teachers of mathematics mobilize regarding the teaching of operations with rational numbers in their fractional representation during the discussion of a teaching sequence for the sixth year of elementary school? We will focus the operations on the part-whole conception, starting from the representations of flat geometric figures, as it is the most common both in textbooks and in teachers' practice, although the other conceptions may appear during the solutions. We will present a brief description about the Theory of Registers of Semiotic Representation (DUVAL, 2009), as well as about the Theory of Conceptual Fields (VERGNAUD, 1977) for believing that the junction of these theories can help in the teaching of such operations. We suggest further research in the field in order to contribute to Mathematics Education . Keywords: Fractions; Fractional Numbers; Operations; Training
id PUC_SP-1_e66955af79606fae347b75d6dbc59c58
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26514
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silva, Maria José Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/9339055052599639http://lattes.cnpq.br/0618635822926509Vernizzi, Mario Alberto Zambrana2022-07-04T15:50:17Z2022-07-04T15:50:17Z2022-05-17Vernizzi, Mario Alberto Zambrana. O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26514This dissertation presents four didactic sequences, for the teaching of operations with rational numbers in their fractional representation, to be discussed with teachers who work with the initial grades of Elementary School II, considering that through the bibliographic review we found a small number of researches dealing with these operations. In addition, we observed the lack of autonomy of teachers to develop activities of this type, which leads us to the idea of investigating to answer the following question: what knowledge teachers of mathematics mobilize regarding the teaching of operations with rational numbers in their fractional representation during the discussion of a teaching sequence for the sixth year of elementary school? We will focus the operations on the part-whole conception, starting from the representations of flat geometric figures, as it is the most common both in textbooks and in teachers' practice, although the other conceptions may appear during the solutions. We will present a brief description about the Theory of Registers of Semiotic Representation (DUVAL, 2009), as well as about the Theory of Conceptual Fields (VERGNAUD, 1977) for believing that the junction of these theories can help in the teaching of such operations. We suggest further research in the field in order to contribute to Mathematics Education . Keywords: Fractions; Fractional Numbers; Operations; TrainingEsta dissertação apresenta quatro sequências didáticas, para o ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária, para ser discutida com docentes que trabalham com as séries iniciais do Ensino Fundamental II, haja vista que por meio da revisão bibliográfica encontramos um número pequeno de pesquisas que tratam dessas operações. Além disso observamos a falta de autonomia de professores para elaborar atividades desse tipo, o que nos leva a ideia de investigar para responder a seguinte questão: quais conhecimentos professores de matemática mobilizam a respeito do ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária durante a discussão de uma sequência de ensino para o sexto ano do Ensino Fundamental? Focaremos as operações na concepção partetodo, partindo das representações de figuras geométricas planas, por ser a mais comum tanto nos livros didáticos quanto na prática dos professores, embora as demais concepções possam aparecer durante as soluções. Apresentaremos uma breve descrição a respeito da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (DUVAL, 2009), bem como a respeito da Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1977) por acreditar que a junção destas teorias pode auxiliar no ensino de tais operações. Sugerimos novas pesquisas no âmbito a fim de contribuir para a Educação MatemáticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFraçõesNúmeros fracionáriosOperaçõesFormaçãoFractionsFractional numbersOperationsTrainingO ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMario Alberto Zambrana Vernizzi.pdfapplication/pdf2161125https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26514/1/Mario%20Alberto%20Zambrana%20Vernizzi.pdf798d003f40143e6435444204b9674516MD51TEXTMario Alberto Zambrana Vernizzi.pdf.txtMario Alberto Zambrana Vernizzi.pdf.txtExtracted texttext/plain131024https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26514/2/Mario%20Alberto%20Zambrana%20Vernizzi.pdf.txt4bedca54ae94a3ec0f87ce9357b5b7c7MD52THUMBNAILMario Alberto Zambrana Vernizzi.pdf.jpgMario Alberto Zambrana Vernizzi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26514/3/Mario%20Alberto%20Zambrana%20Vernizzi.pdf.jpg46d60393a92cdb579f9c43cd3c6ffa80MD53handle/265142022-07-05 12:41:38.876oai:repositorio.pucsp.br:handle/26514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-07-05T15:41:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores
title O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores
spellingShingle O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores
Vernizzi, Mario Alberto Zambrana
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Frações
Números fracionários
Operações
Formação
Fractions
Fractional numbers
Operations
Training
title_short O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores
title_full O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores
title_fullStr O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores
title_full_unstemmed O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores
title_sort O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores
author Vernizzi, Mario Alberto Zambrana
author_facet Vernizzi, Mario Alberto Zambrana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9339055052599639
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0618635822926509
dc.contributor.author.fl_str_mv Vernizzi, Mario Alberto Zambrana
contributor_str_mv Silva, Maria José Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Frações
Números fracionários
Operações
Formação
Fractions
Fractional numbers
Operations
Training
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Números fracionários
Operações
Formação
dc.subject.eng.fl_str_mv Fractions
Fractional numbers
Operations
Training
description This dissertation presents four didactic sequences, for the teaching of operations with rational numbers in their fractional representation, to be discussed with teachers who work with the initial grades of Elementary School II, considering that through the bibliographic review we found a small number of researches dealing with these operations. In addition, we observed the lack of autonomy of teachers to develop activities of this type, which leads us to the idea of investigating to answer the following question: what knowledge teachers of mathematics mobilize regarding the teaching of operations with rational numbers in their fractional representation during the discussion of a teaching sequence for the sixth year of elementary school? We will focus the operations on the part-whole conception, starting from the representations of flat geometric figures, as it is the most common both in textbooks and in teachers' practice, although the other conceptions may appear during the solutions. We will present a brief description about the Theory of Registers of Semiotic Representation (DUVAL, 2009), as well as about the Theory of Conceptual Fields (VERGNAUD, 1977) for believing that the junction of these theories can help in the teaching of such operations. We suggest further research in the field in order to contribute to Mathematics Education . Keywords: Fractions; Fractional Numbers; Operations; Training
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-04T15:50:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-04T15:50:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vernizzi, Mario Alberto Zambrana. O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26514
identifier_str_mv Vernizzi, Mario Alberto Zambrana. O ensino de operações com números racionais em sua representação fracionária: formação continuada de professores. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26514/1/Mario%20Alberto%20Zambrana%20Vernizzi.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26514/2/Mario%20Alberto%20Zambrana%20Vernizzi.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26514/3/Mario%20Alberto%20Zambrana%20Vernizzi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 798d003f40143e6435444204b9674516
4bedca54ae94a3ec0f87ce9357b5b7c7
46d60393a92cdb579f9c43cd3c6ffa80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423923091603456