A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3338 |
Resumo: | O presente trabalho ? uma investiga??o sobre as influ?ncias da afetividade entre o professor e o aluno e a metodologia adotada pelo professor para promover a constru??o do conhecimento em Matem?tica. Esta investiga??o teve como sujeitos professores e alunos do Ensino Fundamental e M?dio de uma escola privada, em Porto Alegre, os quais foram observados e entrevistados para se obterem as informa??es acerca deste tema. Numa an?lise de conte?do, com categorias emergentes, verificou-se a import?ncia atribu?da pelos entrevistados ao tema abordado para a aprendizagem da Matem?tica, nessas s?ries. No decorrer das entrevistas, aparecem, claramente, depoimentos que real?am a import?ncia da metodologia utilizada pelo professor, bem como a rela??o afetiva entre o professor e o aluno para qualificar a aprendizagem da Matem?tica na sala de aula. No relato de alguns entrevistados repercutem, tamb?m, momentos de desagrado relacionados com o aprendizado da Matem?tica nas diversas s?ries de escolaridade. Alguns relatam, tamb?m, situa??es menos favor?veis ao aprendizado da Matem?tica. Por outro lado, aparece com freq??ncia, a import?ncia do bom relacionamento entre o professor e o aluno nos momentos de sala de aula. Alguns dos entrevistados apontam evid?ncias de que a metodologia e o afeto s?o elementos insepar?veis na educa??o e lembram, tamb?m, que uma das obriga??es fundamentais do professor consiste em respeitar as diferen?as existentes entre os alunos, bem como o abandono dos pr?-conceitos, sabendo ouvir, mantendo a coer?ncia, a justi?a e sempre priorizando as boas obras dos alunos na pr?tica educativa. |
id |
P_RS_00ea146b22d0f3a298f7fb0debb9902f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3338 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hillebrand, VicenteCPF:06543260963http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3CPF:09935533034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744962H5Menegat, Francisco2015-04-14T14:12:28Z2015-04-102006-03-10MENEGAT, Francisco. A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo. 2006. 128 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3338Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345668.pdf: 501311 bytes, checksum: 6dabb7e3691b7491232f2ddaa4a1c952 (MD5) Previous issue date: 2006-03-10O presente trabalho ? uma investiga??o sobre as influ?ncias da afetividade entre o professor e o aluno e a metodologia adotada pelo professor para promover a constru??o do conhecimento em Matem?tica. Esta investiga??o teve como sujeitos professores e alunos do Ensino Fundamental e M?dio de uma escola privada, em Porto Alegre, os quais foram observados e entrevistados para se obterem as informa??es acerca deste tema. Numa an?lise de conte?do, com categorias emergentes, verificou-se a import?ncia atribu?da pelos entrevistados ao tema abordado para a aprendizagem da Matem?tica, nessas s?ries. No decorrer das entrevistas, aparecem, claramente, depoimentos que real?am a import?ncia da metodologia utilizada pelo professor, bem como a rela??o afetiva entre o professor e o aluno para qualificar a aprendizagem da Matem?tica na sala de aula. No relato de alguns entrevistados repercutem, tamb?m, momentos de desagrado relacionados com o aprendizado da Matem?tica nas diversas s?ries de escolaridade. Alguns relatam, tamb?m, situa??es menos favor?veis ao aprendizado da Matem?tica. Por outro lado, aparece com freq??ncia, a import?ncia do bom relacionamento entre o professor e o aluno nos momentos de sala de aula. Alguns dos entrevistados apontam evid?ncias de que a metodologia e o afeto s?o elementos insepar?veis na educa??o e lembram, tamb?m, que uma das obriga??es fundamentais do professor consiste em respeitar as diferen?as existentes entre os alunos, bem como o abandono dos pr?-conceitos, sabendo ouvir, mantendo a coer?ncia, a justi?a e sempre priorizando as boas obras dos alunos na pr?tica educativa.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12669/345668.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O - MATEM?TICAMATEM?TICA - ENSINORELA??O PROFESSOR-ALUNOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL345668.pdf.jpg345668.pdf.jpgimage/jpeg3412http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3338/3/345668.pdf.jpgbcfb1a08873490129058391dffb7f0d0MD53TEXT345668.pdf.txt345668.pdf.txttext/plain207276http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3338/2/345668.pdf.txtb1e64c961f5dfa48dbfeb7c588f691dfMD52ORIGINAL345668.pdfapplication/pdf501311http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3338/1/345668.pdf6dabb7e3691b7491232f2ddaa4a1c952MD51tede/33382015-04-17 15:59:58.525oai:tede2.pucrs.br:tede/3338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo |
title |
A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo |
spellingShingle |
A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo Menegat, Francisco EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO RELA??O PROFESSOR-ALUNO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo |
title_full |
A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo |
title_fullStr |
A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo |
title_full_unstemmed |
A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo |
title_sort |
A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo |
author |
Menegat, Francisco |
author_facet |
Menegat, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hillebrand, Vicente |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:06543260963 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709254T3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:09935533034 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744962H5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegat, Francisco |
contributor_str_mv |
Hillebrand, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO RELA??O PROFESSOR-ALUNO |
topic |
EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO RELA??O PROFESSOR-ALUNO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho ? uma investiga??o sobre as influ?ncias da afetividade entre o professor e o aluno e a metodologia adotada pelo professor para promover a constru??o do conhecimento em Matem?tica. Esta investiga??o teve como sujeitos professores e alunos do Ensino Fundamental e M?dio de uma escola privada, em Porto Alegre, os quais foram observados e entrevistados para se obterem as informa??es acerca deste tema. Numa an?lise de conte?do, com categorias emergentes, verificou-se a import?ncia atribu?da pelos entrevistados ao tema abordado para a aprendizagem da Matem?tica, nessas s?ries. No decorrer das entrevistas, aparecem, claramente, depoimentos que real?am a import?ncia da metodologia utilizada pelo professor, bem como a rela??o afetiva entre o professor e o aluno para qualificar a aprendizagem da Matem?tica na sala de aula. No relato de alguns entrevistados repercutem, tamb?m, momentos de desagrado relacionados com o aprendizado da Matem?tica nas diversas s?ries de escolaridade. Alguns relatam, tamb?m, situa??es menos favor?veis ao aprendizado da Matem?tica. Por outro lado, aparece com freq??ncia, a import?ncia do bom relacionamento entre o professor e o aluno nos momentos de sala de aula. Alguns dos entrevistados apontam evid?ncias de que a metodologia e o afeto s?o elementos insepar?veis na educa??o e lembram, tamb?m, que uma das obriga??es fundamentais do professor consiste em respeitar as diferen?as existentes entre os alunos, bem como o abandono dos pr?-conceitos, sabendo ouvir, mantendo a coer?ncia, a justi?a e sempre priorizando as boas obras dos alunos na pr?tica educativa. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENEGAT, Francisco. A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo. 2006. 128 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3338 |
identifier_str_mv |
MENEGAT, Francisco. A constru??o do aprendizado em matem?tica : um enfoque metodol?gico e afetivo. 2006. 128 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3338/3/345668.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3338/2/345668.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3338/1/345668.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcfb1a08873490129058391dffb7f0d0 b1e64c961f5dfa48dbfeb7c588f691df 6dabb7e3691b7491232f2ddaa4a1c952 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195276795904 |