O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Wavginiak, Túlio Melo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Teologia
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Teologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5863
Resumo: O Testemunho no quarto Evangelho: Uma análise narrativa de João Batista e do Discípulo Amado é uma dissertação composta de três capítulos. Apresenta-se inicialmente o método narrativo, utilizado na dissertação. O primeiro capítulo analisa o termo mártys (testemunha) e derivados, a fim de descobrir sua incidência no texto do quarto Evangelho, bem como os diversos usos no grego clássico, na LXX e no NT. O segundo capítulo, a partir do texto final do quarto Evangelho, estuda a narrativa do texto, por meio do enredo e dos personagens, demonstrando sua estrutura testemunhal. Cada personagem apresenta uma diferente resposta diante de Jesus Cristo e propicia ao leitor uma ocasião para avaliar a sua própria fé. O terceiro capítulo estuda João Batista e o Discípulo Amado , as principais testemunhas do mistério de Jesus Cristo. O testemunho desses personagens é complementar, pois estão elaborados num duplo literário. Os dois personagens apresentam dois testemunhos a respeito de Jesus Cristo que, na verdade, são, como que, um único e mesmo testemunho. Esse testemunho oferece a todos os leitores uma oportunidade para que, em contato com o texto escrito, possam dar, em cada época, seu próprio testemunho de Jesus Cristo
id P_RS_0461ec1336853aba080e4fa92395dbb8
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/5863
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amadoBÍBLIA - NOVO TESTAMENTO - EVANGELHO DE JOÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOTESTEMUNHOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAO Testemunho no quarto Evangelho: Uma análise narrativa de João Batista e do Discípulo Amado é uma dissertação composta de três capítulos. Apresenta-se inicialmente o método narrativo, utilizado na dissertação. O primeiro capítulo analisa o termo mártys (testemunha) e derivados, a fim de descobrir sua incidência no texto do quarto Evangelho, bem como os diversos usos no grego clássico, na LXX e no NT. O segundo capítulo, a partir do texto final do quarto Evangelho, estuda a narrativa do texto, por meio do enredo e dos personagens, demonstrando sua estrutura testemunhal. Cada personagem apresenta uma diferente resposta diante de Jesus Cristo e propicia ao leitor uma ocasião para avaliar a sua própria fé. O terceiro capítulo estuda João Batista e o Discípulo Amado , as principais testemunhas do mistério de Jesus Cristo. O testemunho desses personagens é complementar, pois estão elaborados num duplo literário. Os dois personagens apresentam dois testemunhos a respeito de Jesus Cristo que, na verdade, são, como que, um único e mesmo testemunho. Esse testemunho oferece a todos os leitores uma oportunidade para que, em contato com o texto escrito, possam dar, em cada época, seu próprio testemunho de Jesus CristoPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de TeologiaBRPUCRSPrograma de Pós-Graduação em TeologiaMincato, Ramirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709261P6Wavginiak, Túlio Melo2015-04-15T12:50:24Z2007-03-152007-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfWAVGINIAK, Túlio Melo. O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2015-04-15T13:59:02Zoai:tede2.pucrs.br:tede/5863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-15T13:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado
title O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado
spellingShingle O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado
Wavginiak, Túlio Melo
BÍBLIA - NOVO TESTAMENTO - EVANGELHO DE JOÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
TESTEMUNHOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado
title_full O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado
title_fullStr O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado
title_full_unstemmed O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado
title_sort O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado
author Wavginiak, Túlio Melo
author_facet Wavginiak, Túlio Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mincato, Ramiro
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709261P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Wavginiak, Túlio Melo
dc.subject.por.fl_str_mv BÍBLIA - NOVO TESTAMENTO - EVANGELHO DE JOÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
TESTEMUNHOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic BÍBLIA - NOVO TESTAMENTO - EVANGELHO DE JOÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
TESTEMUNHOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description O Testemunho no quarto Evangelho: Uma análise narrativa de João Batista e do Discípulo Amado é uma dissertação composta de três capítulos. Apresenta-se inicialmente o método narrativo, utilizado na dissertação. O primeiro capítulo analisa o termo mártys (testemunha) e derivados, a fim de descobrir sua incidência no texto do quarto Evangelho, bem como os diversos usos no grego clássico, na LXX e no NT. O segundo capítulo, a partir do texto final do quarto Evangelho, estuda a narrativa do texto, por meio do enredo e dos personagens, demonstrando sua estrutura testemunhal. Cada personagem apresenta uma diferente resposta diante de Jesus Cristo e propicia ao leitor uma ocasião para avaliar a sua própria fé. O terceiro capítulo estuda João Batista e o Discípulo Amado , as principais testemunhas do mistério de Jesus Cristo. O testemunho desses personagens é complementar, pois estão elaborados num duplo literário. Os dois personagens apresentam dois testemunhos a respeito de Jesus Cristo que, na verdade, são, como que, um único e mesmo testemunho. Esse testemunho oferece a todos os leitores uma oportunidade para que, em contato com o texto escrito, possam dar, em cada época, seu próprio testemunho de Jesus Cristo
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-15
2007-01-09
2015-04-15T12:50:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WAVGINIAK, Túlio Melo. O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5863
identifier_str_mv WAVGINIAK, Túlio Melo. O testemunho no quarto evangelho : uma análise narrativa de João Batista e do discípulo amado. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Teologia
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Teologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Teologia
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Teologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1850041271559651328