Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Herber, Jane lattes
Orientador(a): Basso, Nara Regina de Souza lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3518
Resumo: O trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar as concep??es que professores de Qu?mica do Ensino M?dio tem sobre curr?culo de Qu?mica e os PCNs. Inicialmente formamos um grupo de estudos que funcionou como uma extens?o universit?ria para os professores. O grupo se reuniu semanalmente durante tr?s meses no primeiro semestre de 2006 a fim de refletir e investigar suas concep??es de curr?culo frente ?s pol?ticas p?blicas atuais, sendo considerada uma pesquisa-a??o, pois o grupo participou efetivamente para que os resultados fossem evidenciados. Os encontros foram divididos em dois momentos um de debate e troca de experi?ncias e outro utilizando textos disponibilizados em um ambiente virtual que funcionou como um portf?lio do grupo, ou seja, neste ambiente foram anexados os materiais de pesquisa coletiva e individual dos integrantes do grupo. As discuss?es e reflex?es geradas no grupo possibilitaram fortalecer o problema a ser investigado, pois ficou claramente detectado que os professores n?o est?o habituados com os Par?metros Curriculares Nacionais, e acabam limitados a um curr?culo r?gido e fechado, fazendo com que na maioria das vezes o ensino de Qu?mica seja descontextualizado. Os encontros do grupo foram transcritos e as id?ias categorizadas utilizando a an?lise textual qualitativa, possibilitando obter os resultados desta pesquisa. Da an?lise de resultado emergiram as seguintes categorias: As percep??es dos professores sobre curr?culos e PCNs; Planos de estudos, interdisciplinaridade e ensino de Qu?mica; Curr?culo de Qu?mica e o cotidiano; A realidade dos professores; A educa??o, os valores e a qualidade do ensino; Forma??o continuada e por fim Nossos alunos e as escolas. Atrav?s do debate e da produ??o nessas categorias, os professores foram capazes de reconstruir seu entendimento do curr?culo com o qual estavam trabalhando e dos Par?metros Curriculares Nacionais.
id P_RS_1472edda5247e538e9e96762b32d4012
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3518
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:66072441068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518902J5Herber, Jane2015-04-14T14:13:15Z2007-08-172007-03-28HERBER, Jane. Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva. 2007. 93 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3518Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393198.pdf: 468862 bytes, checksum: 19a4677cd0c1b171c32e3be01badc8e9 (MD5) Previous issue date: 2007-03-28O trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar as concep??es que professores de Qu?mica do Ensino M?dio tem sobre curr?culo de Qu?mica e os PCNs. Inicialmente formamos um grupo de estudos que funcionou como uma extens?o universit?ria para os professores. O grupo se reuniu semanalmente durante tr?s meses no primeiro semestre de 2006 a fim de refletir e investigar suas concep??es de curr?culo frente ?s pol?ticas p?blicas atuais, sendo considerada uma pesquisa-a??o, pois o grupo participou efetivamente para que os resultados fossem evidenciados. Os encontros foram divididos em dois momentos um de debate e troca de experi?ncias e outro utilizando textos disponibilizados em um ambiente virtual que funcionou como um portf?lio do grupo, ou seja, neste ambiente foram anexados os materiais de pesquisa coletiva e individual dos integrantes do grupo. As discuss?es e reflex?es geradas no grupo possibilitaram fortalecer o problema a ser investigado, pois ficou claramente detectado que os professores n?o est?o habituados com os Par?metros Curriculares Nacionais, e acabam limitados a um curr?culo r?gido e fechado, fazendo com que na maioria das vezes o ensino de Qu?mica seja descontextualizado. Os encontros do grupo foram transcritos e as id?ias categorizadas utilizando a an?lise textual qualitativa, possibilitando obter os resultados desta pesquisa. Da an?lise de resultado emergiram as seguintes categorias: As percep??es dos professores sobre curr?culos e PCNs; Planos de estudos, interdisciplinaridade e ensino de Qu?mica; Curr?culo de Qu?mica e o cotidiano; A realidade dos professores; A educa??o, os valores e a qualidade do ensino; Forma??o continuada e por fim Nossos alunos e as escolas. Atrav?s do debate e da produ??o nessas categorias, os professores foram capazes de reconstruir seu entendimento do curr?culo com o qual estavam trabalhando e dos Par?metros Curriculares Nacionais.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12769/393198.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caQU?MICA - ENSINO M?DIOCURR?CULO - ENSINO M?DIOPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALEDUCA??O CONTINUADACNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICACurr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL393198.pdf.jpg393198.pdf.jpgimage/jpeg3112http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3518/3/393198.pdf.jpgc559e1eb1ec24b5d6a4073fd5586871fMD53TEXT393198.pdf.txt393198.pdf.txttext/plain199158http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3518/2/393198.pdf.txt9e3b540c83112e97828003f3b4dbfd12MD52ORIGINAL393198.pdfapplication/pdf468862http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3518/1/393198.pdf19a4677cd0c1b171c32e3be01badc8e9MD51tede/35182015-04-17 15:59:58.891oai:tede2.pucrs.br:tede/3518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva
title Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva
spellingShingle Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva
Herber, Jane
QU?MICA - ENSINO M?DIO
CURR?CULO - ENSINO M?DIO
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
EDUCA??O CONTINUADA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva
title_full Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva
title_fullStr Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva
title_full_unstemmed Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva
title_sort Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva
author Herber, Jane
author_facet Herber, Jane
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:43022189087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:66072441068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4518902J5
dc.contributor.author.fl_str_mv Herber, Jane
contributor_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv QU?MICA - ENSINO M?DIO
CURR?CULO - ENSINO M?DIO
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
EDUCA??O CONTINUADA
topic QU?MICA - ENSINO M?DIO
CURR?CULO - ENSINO M?DIO
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
EDUCA??O CONTINUADA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description O trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar as concep??es que professores de Qu?mica do Ensino M?dio tem sobre curr?culo de Qu?mica e os PCNs. Inicialmente formamos um grupo de estudos que funcionou como uma extens?o universit?ria para os professores. O grupo se reuniu semanalmente durante tr?s meses no primeiro semestre de 2006 a fim de refletir e investigar suas concep??es de curr?culo frente ?s pol?ticas p?blicas atuais, sendo considerada uma pesquisa-a??o, pois o grupo participou efetivamente para que os resultados fossem evidenciados. Os encontros foram divididos em dois momentos um de debate e troca de experi?ncias e outro utilizando textos disponibilizados em um ambiente virtual que funcionou como um portf?lio do grupo, ou seja, neste ambiente foram anexados os materiais de pesquisa coletiva e individual dos integrantes do grupo. As discuss?es e reflex?es geradas no grupo possibilitaram fortalecer o problema a ser investigado, pois ficou claramente detectado que os professores n?o est?o habituados com os Par?metros Curriculares Nacionais, e acabam limitados a um curr?culo r?gido e fechado, fazendo com que na maioria das vezes o ensino de Qu?mica seja descontextualizado. Os encontros do grupo foram transcritos e as id?ias categorizadas utilizando a an?lise textual qualitativa, possibilitando obter os resultados desta pesquisa. Da an?lise de resultado emergiram as seguintes categorias: As percep??es dos professores sobre curr?culos e PCNs; Planos de estudos, interdisciplinaridade e ensino de Qu?mica; Curr?culo de Qu?mica e o cotidiano; A realidade dos professores; A educa??o, os valores e a qualidade do ensino; Forma??o continuada e por fim Nossos alunos e as escolas. Atrav?s do debate e da produ??o nessas categorias, os professores foram capazes de reconstruir seu entendimento do curr?culo com o qual estavam trabalhando e dos Par?metros Curriculares Nacionais.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HERBER, Jane. Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva. 2007. 93 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3518
identifier_str_mv HERBER, Jane. Curr?culo de qu?mica : uma reflex?o coletiva. 2007. 93 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3518/3/393198.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3518/2/393198.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3518/1/393198.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c559e1eb1ec24b5d6a4073fd5586871f
9e3b540c83112e97828003f3b4dbfd12
19a4677cd0c1b171c32e3be01badc8e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196337954816